Recomendado para você

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Bike
Bike
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

MotoGP
MotoGP
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

MotoGP
MotoGP
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

Porsche: Terceira etapa Sprint será em Goiânia, um dos mais desafiadores da temporada para os freios

Frenagens fortes e altas temperaturas ambientes costumam colocar discos de freio à prova no Centro-Oeste. Etapa marca a metade do campeonato de corridas rápidas

Porsche Cup

O Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO), é um circuito que costuma agradar aos pilotos da Porsche Carrera Brasil. Com trechos de alta, média e baixa velocidade, o traçado do Centro-Oeste brasileiro vai receber a terceira etapa do campeonato Sprint (corridas curtas) da categoria dos carros de corrida mais produzidos do mundo nos dias 3 e 4 de junho.

Se há circuito técnico e com trechos de alta e baixa velocidade, há exigência para os discos de freios Fremax, que equipam os carros da categoria desde 2008.

Leia também:

Com a proximidade da metade da temporada, quem chega à frente do ranking de pilotos é o gaúcho Miguel Paludo com 91 pontos somados em quatro corridas disputadas, oito pontos a mais que Alceu Feldmann, que soma 83 pontos. Em terceiro está Marçal Müller, com 73. Essa pontuação ainda não considera os dois descartes obrigatórios previstos no regulamento.

Goiânia é uma pista em que os pilotos reduzem mais de 100 km/h em poucos metros, fazendo com que os discos trabalhem intensamente em temperaturas elevadas. Com isso, os pilotos não podem apenas pensar em acelerar, é preciso pensar em resfriar o conjunto dos freios, segundo Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto Fremax.

“Goiânia é uma pista bastante exigente para os discos de freio, com trechos de alta velocidade sucedidos por fortes frenagens que reduzem as velocidades em mais de 100 km/h em poucos metros".

"Outro desafio interessante que o traçado goiano proporciona aos pilotos e principalmente aos carros são as temperaturas, geralmente muito altas; assim, o trabalho do piloto nas retas passa a ser, além de ganhar velocidade, também resfriar o conjunto de freios. As curvas 3, 5 e a curva final do circuito são pontos particularmente interessantes do ponto de vista dos freios".

"É um traçado de média para alta velocidade em um dos melhores autódromos do Brasil e os discos da Fremax proporcionam aos pilotos essa elasticidade em termos de temperatura sem comprometer a eficiência e segurança dos freios”, analisa o engenheiro.

Os pilotos voltam a acelerar pelo campeonato Sprint após disputarem os 300 Km de Interlagos, no último dia 13 de maio, quando 26 carros estiveram no grid pela classe Carrera e nenhum incidente registrado por problemas com os discos de freio.

O traçado goiano tem extensão de 3.835 metros com 12 curvas, sendo oito à direita e quatro à esquerda. O sentido utilizado no autódromo é o horário. A programação da etapa prevê treinos opcionais e livres na quinta-feira (1) e sexta-feira (2).

A classificação e a primeira corrida acontecem no sábado (3), com a tomada de tempo a partir das 9 horas e a corrida às 13h30. No domingo (4) os pilotos fecham a terceira etapa do campeonato com a segunda corrida também às 13h30. A Porsche Carrera Brasil tem transmissão ao vivo do Motorsport.com.

Essa é a 19ª temporada da história da categoria monomarca mais veloz e moderna do Brasil, e é a 16ª na qual a Fremax faz parte como fornecedora oficial dos discos de freio para todos os carros, produzindo materiais que garantem potência e segurança no controle de movimentos.

Acompanhando a evolução dos carros – esta é a segunda temporada dos novos modelos 911 GT3 992 -, os discos Fremax trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.

A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid.

Programação da 4ª Etapa da Porsche Carrera Cup, em Goiânia (992)

Quinta-feira, dia 1 de junho

14h35 – Treino opcional 1

Sexta-feira, dia 2 de junho

10h – Treino opcional 2

14h30 – Treino livre 1

Sábado, dia 3 de junho

9h – Classificação (Carrera Rookie)

9h15 – Classificação (Carrera Sport)

9h30 – Classificação (Carrera)

9h50 – Classificação TOP 10

13h30 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)

Domingo, dia 4 de junho

12h15 – Visitação de boxes

13h30 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta)

Como funciona a estratégia de um time e por que a Ferrari vai mal? Rico Penteado explica

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #232 - É o 'fim da linha' para o GP de Mônaco na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Porsche Cup: Neugebauer e a conexão histórica com o autódromo de Goiânia
Próximo artigo Porsche Cup: Principal nome da temporada, Tomasoni chega embalado para etapa em Goiânia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros