Últimas notícias

Acesso controlado, distanciamento e proteção: Stock divulga normas de conduta para pilotos e equipes para etapa de Goiânia

Documento com as normas de conduta para pilotos e equipes foi enviado nesta quinta-feira

Ricardo Zonta, Shell V-Power

Depois de ter seus planos de iniciar a temporada 2020 em Cascavel frustrados, a Stock Car bateu o martelo e a primeira corrida do ano acontecerá no dia 26 de julho em Goiânia. E, para viabilizar a realização da etapa, a categoria delimitou uma série de protocolos de segurança.

A Stock tinha como intenção dar o pontapé inicial na temporada 2020 em 05 de julho, no circuito de Cascavel no Paraná, após o sucesso da rodada dupla feita pela Copa Truck no local, porém, os planos da categoria não deram certo, após o governo paranaense aplicar novas restrições no estado, impedindo a realização da prova.

Leia também:

Depois de negociações, a categoria chegou a um acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás para a realização do evento. Em preparação, a Stock enviou às equipes nesta quinta-feira uma circular com as normas de conduta que pilotos e equipes deverão seguir na etapa de Goiânia.

Todos os presentes no autódromo precisam fazer o teste RT-PCR antes da viagem, a partir do dia 19 de julho, garantindo uma validade dos resultados de sete dias, até o dia 26 de julho, data da prova.

Ao chegar no autódromo, os participantes terão que assinar o termo de compromisso com o protocolo de conduta e passarão por uma barreira de fiscalização, tendo acesso apenas quem realizar um cadastro prévio. Antes de entrar, será medida a temperatura de todos os presentes. Quem apresentar qualquer tipo de sintoma será encaminhado imediatamente para o ambulatório.

Já dentro do autódromo, o uso de máscaras é obrigatório e, para quem estiver na área de boxes, o escudo facial também será cobrado. A exceção fica para os pilotos, durante treinos e corridas. Além disso, normas de distanciamento social deverão ser seguidas o tempo todo, com dois metros entre cada pessoa. Por isso, reuniões e atendimentos serão online.

No documento enviado antes do cancelamento da prova de Cascavel, a Stock havia delimitado também o número de pessoas que as equipes poderiam levar para o evento, porém, não há menção disso na circular distribuída nesta quinta.

Na ocasião, a Stock havia determinado que as equipes com dois carros no grid poderiam ter no máximo nove integrantes, incluindo o chefe e os pilotos, sendo que cada carro ocuparia seu próprio box. Esse número representa uma redução considerável para a categoria, já que o número médio de pessoas de uma equipe em um final de semana é de 15 integrantes, excluindo chefe e pilotos.

O grande destaque da temporada 2020 é que a categoria deixa de ser monomarca e passa a correr com dois carros. De um lado, o Chevrolet Cruze. De outro, o Toyota Corolla.

Nas últimas semanas, a Stock vem retomando suas atividades aos poucos. Parte das equipes tiveram a chance de dar as primeiras voltas com o carro de 2020 no Autódromo de Curitiba e tanto o Cruze quanto o Corolla foram elogiados pelos pilotos.

No cronograma original, a Stock já teria feito seis provas no momento do novo início da temporada. O campeonato estava programado para começar em 29 de março, com a Corrida de Duplas em Goiânia e passaria por Velopark, Londrina, Interlagos, Velo Città e Santa Cruz do Sul até o final de junho.

Entre essas provas, estava um evento conjunto da Stock com a Copa Truck, marcado para o final de maio no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

A programação completa da primeira etapa deve ser apresentada no início da próxima semana. O Motorsport.com Brasil fará cobertura especial e multimídia de toda a temporada 2020 da Stock Car.

TELEMETRIA: O que muda na F1 no GP da Hungria, guerra técnica e Vettel na Racing Point

PODCAST: Guerra de bastidores na F1 e entrevista com Igor Fraga

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Stock Car confirma início da temporada 2020 no fim de julho em Goiânia
Próximo artigo Autódromo de Interlagos é liberado para atividades de esporte a motor

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil