Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência
F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto

F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto
MotoGP - "Se me lesionar novamente, meu corpo não suportará", diz Martín sobre retorno em Valência

MotoGP - "Se me lesionar novamente, meu corpo não suportará", diz Martín sobre retorno em Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP - "Se me lesionar novamente, meu corpo não suportará", diz Martín sobre retorno em Valência
Últimas notícias

Após avaliação, CBA explica retirada de chicane no Café

Diretor de provas da Stock Car diz que evolução na segurança da categoria proporciona novidade em Interlagos para Corrida de Duplas de 2018

Thiago Camilo
Rubens Barrichello
Felipe Fraga lidera o pelotão na largada
Thiago Camilo
Largada da Stock Car em Interlagos
Autódromo de Interlagos
Autódromo de Interlagos
Carro de Felipe Massa na Stock Car

Após os acidentes fatais de Rafael Sperafico na Stock Light em 2007 e de Guistavo Sondermann na Copa Montana em 2011, a Stock Car passou desde então a utilizar a chicane na Curva do Café em todas as suas corridas realizadas até este ano em Interlagos. Porém, para a Corrida de Duplas de 2018 a categoria retorna ao traçado com a curva em sua configuração convencional, sem a chicane.

A mudança foi defendida pelo diretor de provas da Stock Car, Mirnei Antônio Piroca, que explicou que uma extensa análise foi feita por comissões da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

“Agora, depois de uma avaliação criteriosa da Comissão de Autódromos, entendendo a velocidade, a área de escape e a distância dos muros ali, decidimos pela volta do traçado original”, disse MIrnei ao Motorsport.com.

“Mas foi principalmente pela maior segurança dos carros da Stock Car que isso foi liberado. Utilizamos a chicane até o final do ano passado, todos lembram. E para este ano foi homologado este traçado.”

“A decisão foi tomada em conjunto com o engenheiro da pista, o Luis Ernesto Morales, e uma Comissão de Segurança formada por outras comissões da CBA.”

No entanto, a Stock Light (conhecida como Brasileiro de Turismo até o ano passado), categoria escola da Stock Car, continuará utilizando a chicane, reformada no ano passado.

“A categoria Stock Light usará a chicane por não ter um banco tão desenvolvido. A Comissão de Autódromos optou por seguir assim”, adicionou Mirnei.

“Na Stock Car temos bancos mais desenvolvidos, temos a fibra de carbono por exemplo. Então são diversas questões. Mas também por se tratar de pilotos menos experientes, é que decidimos colocar a chicane.”

Questionado sobre o motivo que levou o traçado da chicane a ser alterado no ano passado, Mirnei respondeu: “a chicane é uma alternativa. Então, para que ela fosse utilizada, a Comissão de Autódromos aproveitou que seriam feitas obras para a Fórmula 1 e mudou o traçado”.

“Ficou melhor, creio eu. A saída, que era dificultosa, foi facilitada e os pilotos também gostaram. Também não oferecia um desgaste tão grande de equipamento quanto o layout anterior. Mas o carro tem evoluções, e essas condições foram apresentadas. O carro foi avaliado e isso foi liberado.”

“Essas questões (de segurança) são avaliadas em termos de aproximação, velocidade, impacto, carga e suporte do chassi. É bastante complexo, tudo muito bem pensado. Baseamos a escolha em critérios usados desde a Fórmula 1.”

Artigo anterior Blau anuncia substituição do parceiro de Ramos
Próximo artigo Zonta/Vanthoor termina pré-temporada na ponta em Interlagos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros