Recomendado para você

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Fórmula 1
Fórmula 1
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Últimas notícias

Após avaliação, CBA explica retirada de chicane no Café

Diretor de provas da Stock Car diz que evolução na segurança da categoria proporciona novidade em Interlagos para Corrida de Duplas de 2018

Thiago Camilo
Rubens Barrichello
Felipe Fraga lidera o pelotão na largada
Thiago Camilo
Largada da Stock Car em Interlagos
Autódromo de Interlagos
Autódromo de Interlagos
Carro de Felipe Massa na Stock Car

Após os acidentes fatais de Rafael Sperafico na Stock Light em 2007 e de Guistavo Sondermann na Copa Montana em 2011, a Stock Car passou desde então a utilizar a chicane na Curva do Café em todas as suas corridas realizadas até este ano em Interlagos. Porém, para a Corrida de Duplas de 2018 a categoria retorna ao traçado com a curva em sua configuração convencional, sem a chicane.

A mudança foi defendida pelo diretor de provas da Stock Car, Mirnei Antônio Piroca, que explicou que uma extensa análise foi feita por comissões da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

“Agora, depois de uma avaliação criteriosa da Comissão de Autódromos, entendendo a velocidade, a área de escape e a distância dos muros ali, decidimos pela volta do traçado original”, disse MIrnei ao Motorsport.com.

“Mas foi principalmente pela maior segurança dos carros da Stock Car que isso foi liberado. Utilizamos a chicane até o final do ano passado, todos lembram. E para este ano foi homologado este traçado.”

“A decisão foi tomada em conjunto com o engenheiro da pista, o Luis Ernesto Morales, e uma Comissão de Segurança formada por outras comissões da CBA.”

No entanto, a Stock Light (conhecida como Brasileiro de Turismo até o ano passado), categoria escola da Stock Car, continuará utilizando a chicane, reformada no ano passado.

“A categoria Stock Light usará a chicane por não ter um banco tão desenvolvido. A Comissão de Autódromos optou por seguir assim”, adicionou Mirnei.

“Na Stock Car temos bancos mais desenvolvidos, temos a fibra de carbono por exemplo. Então são diversas questões. Mas também por se tratar de pilotos menos experientes, é que decidimos colocar a chicane.”

Questionado sobre o motivo que levou o traçado da chicane a ser alterado no ano passado, Mirnei respondeu: “a chicane é uma alternativa. Então, para que ela fosse utilizada, a Comissão de Autódromos aproveitou que seriam feitas obras para a Fórmula 1 e mudou o traçado”.

“Ficou melhor, creio eu. A saída, que era dificultosa, foi facilitada e os pilotos também gostaram. Também não oferecia um desgaste tão grande de equipamento quanto o layout anterior. Mas o carro tem evoluções, e essas condições foram apresentadas. O carro foi avaliado e isso foi liberado.”

“Essas questões (de segurança) são avaliadas em termos de aproximação, velocidade, impacto, carga e suporte do chassi. É bastante complexo, tudo muito bem pensado. Baseamos a escolha em critérios usados desde a Fórmula 1.”

Artigo anterior Blau anuncia substituição do parceiro de Ramos
Próximo artigo Zonta/Vanthoor termina pré-temporada na ponta em Interlagos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros