Átila relata drama com pneus na última volta de corrida 2 em Cascavel
Piloto da Shell V-Power voltou a vencer após acidente na primeira etapa do ano e conta como foi “jogo de xadrez” de etapa paranaense
A tarde deste domingo foi mais do que especial para Átila Abreu. O piloto de Sorocaba voltou a vencer na Stock Car, após acidente durante a classificação da primeira corrida do campeonato no Velopark, que o afastou de duas etapas.
‘Especialista’ em triunfos nas segundas corridas das rodadas duplas da Stock, Átila admitiu que veio a Cascavel mirando novamente vencer a segunda corrida, mas as coisas não foram fáceis.
“Comecei pensando em buscar a vitória na corrida 2, mas o desenrolar da primeira prova não saiu exatamente como gostaria, porque mesmo chegando entre os 10 e aproveitando o grid invertido, eu não consegui abastecer o quanto gostaria.”
Átila foi o oitavo colocado na primeira corrida, mas tinha bons adversários na luta pela vitória na segunda bateria, como Rubens Barrichello. Piloto e equipe traçaram a leitura do que os rivais poderiam fazer e conseguiram ter um melhor ritmo no final, conseguindo o triunfo com mais de dois segundos sobre Thiago Camilo. Mas a diferença entre os dois primeiros não significou que tudo estava tranquilo no carro #51.
“Na curva 4, aquela que é para a direita, bati em uma peça que estava na pista e só pensei ‘tomara que não fure meu pneu’, então você vem a volta toda querendo que dê tudo certo. E acabou dando, era para ser nossa essa vitória e agora é comemorar.“
Mesmo com uma temporada marcante, pelo acidente e o período de recuperação que o prejudicou na luta pelo campeonato, Átila disse que não pensou no que ocorreu no Velopark quando esteve próximo da bandeirada.
“Lembrar do acidente não, mas passa pela cabeça de dar a volta por cima. Ganhamos aqui no ano passado, além da situação de prova, com pneus desgastados e você vem só pensando em levar para casa.“
Átila também falou sobre como os pilotos da Stock Car traçam suas estratégias, como em um jogo de xadrez, dependendo das aspirações de cada um seja para a primeira ou a segunda corrida, especialmente com as características de Cascavel.
“Na primeira prova, o pessoal coloca um ritmo mais forte, quase de classificação, e você vê também um segundo pelotão que vem economizando. Aqui, pelo fato da pista ter a maior média de velocidade do ano, sem passarmos a sexta marcha, com retas curtas, fazendo curvas em quarta marcha, você não tem tempo do carro esfriar.”
“Esse excesso de temperatura passa daquele que é recomendado pelo fabricante. O carro todo ficou quente, ainda bem que não tivemos uma temperatura tão alta, senão teríamos mais gente com problemas de estouro de pneus. É um jogo de xadrez, que cada um faz uma estratégia, mas você não consegue fazer a leitura de todo mundo. Você tem que analisar aqueles que estão perto de você e tentar ser o melhor desse grupo.”
Temporada histórica
2019 é histórico para a Stock Car, quando a categoria completa 40 anos de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.