Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir aos treinos livres de quinta e sexta-feira no GP de Las Vegas

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir aos treinos livres de quinta e sexta-feira no GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir aos treinos livres de quinta e sexta-feira no GP de Las Vegas
Se não for campeão em 2025, Verstappen planeja 'abandonar' 33 e adotar número de ex-companheiro de equipe

Se não for campeão em 2025, Verstappen planeja 'abandonar' 33 e adotar número de ex-companheiro de equipe

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Se não for campeão em 2025, Verstappen planeja 'abandonar' 33 e adotar número de ex-companheiro de equipe
F1: Como Norris salvou sua temporada para se tornar o favorito ao título

F1: Como Norris salvou sua temporada para se tornar o favorito ao título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Como Norris salvou sua temporada para se tornar o favorito ao título
Vitória de Verstappen provoca mudança nas regras para obter licença em Nordschleife; entenda

Vitória de Verstappen provoca mudança nas regras para obter licença em Nordschleife; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
Vitória de Verstappen provoca mudança nas regras para obter licença em Nordschleife; entenda
F1: Brown critica 'agressividade excessiva' e arrogância de Verstappen

F1: Brown critica 'agressividade excessiva' e arrogância de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Brown critica 'agressividade excessiva' e arrogância de Verstappen
F1 - Leclerc minimiza fala do presidente da Ferrari: “Mensagem positiva"

F1 - Leclerc minimiza fala do presidente da Ferrari: “Mensagem positiva"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Leclerc minimiza fala do presidente da Ferrari: “Mensagem positiva"
F1: Alonso diz 'se ver' em Verstappen e compara Norris x Piastri a briga com Hamilton na McLaren em 2007

F1: Alonso diz 'se ver' em Verstappen e compara Norris x Piastri a briga com Hamilton na McLaren em 2007

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Alonso diz 'se ver' em Verstappen e compara Norris x Piastri a briga com Hamilton na McLaren em 2007
F1 - Hamilton retruca crítica feita pelo presidente da Ferrari: "Todos precisamos assumir responsabilidade"

F1 - Hamilton retruca crítica feita pelo presidente da Ferrari: "Todos precisamos assumir responsabilidade"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Hamilton retruca crítica feita pelo presidente da Ferrari: "Todos precisamos assumir responsabilidade"
Últimas notícias

Átila relata drama com pneus na última volta de corrida 2 em Cascavel

Piloto da Shell V-Power voltou a vencer após acidente na primeira etapa do ano e conta como foi “jogo de xadrez” de etapa paranaense

Átila Abreu comemora vitória em Cascavel

A tarde deste domingo foi mais do que especial para Átila Abreu. O piloto de Sorocaba voltou a vencer na Stock Car, após acidente durante a classificação da primeira corrida do campeonato no Velopark, que o afastou de duas etapas.

‘Especialista’ em triunfos nas segundas corridas das rodadas duplas da Stock, Átila admitiu que veio a Cascavel mirando novamente vencer a segunda corrida, mas as coisas não foram fáceis.

Leia também:

“Comecei pensando em buscar a vitória na corrida 2, mas o desenrolar da primeira prova não saiu exatamente como gostaria, porque mesmo chegando entre os 10 e aproveitando o grid invertido, eu não consegui abastecer o quanto gostaria.”

Átila foi o oitavo colocado na primeira corrida, mas tinha bons adversários na luta pela vitória na segunda bateria, como Rubens Barrichello. Piloto e equipe traçaram a leitura do que os rivais poderiam fazer e conseguiram ter um melhor ritmo no final, conseguindo o triunfo com mais de dois segundos sobre Thiago Camilo. Mas a diferença entre os dois primeiros não significou que tudo estava tranquilo no carro #51.

“Na curva 4, aquela que é para a direita, bati em uma peça que estava na pista e só pensei ‘tomara que não fure meu pneu’, então você vem a volta toda querendo que dê tudo certo. E acabou dando, era para ser nossa essa vitória e agora é comemorar.“

Mesmo com uma temporada marcante, pelo acidente e o período de recuperação que o prejudicou na luta pelo campeonato, Átila disse que não pensou no que ocorreu no Velopark quando esteve próximo da bandeirada.

“Lembrar do acidente não, mas passa pela cabeça de dar a volta por cima. Ganhamos aqui no ano passado, além da situação de prova, com pneus desgastados e você vem só pensando em levar para casa.“

Átila também falou sobre como os pilotos da Stock Car traçam suas estratégias, como em um jogo de xadrez, dependendo das aspirações de cada um seja para a primeira ou a segunda corrida, especialmente com as características de Cascavel.

“Na primeira prova, o pessoal coloca um ritmo mais forte, quase de classificação, e você vê também um segundo pelotão que vem economizando. Aqui, pelo fato da pista ter a maior média de velocidade do ano, sem passarmos a sexta marcha, com retas curtas, fazendo curvas em quarta marcha, você não tem tempo do carro esfriar.”

“Esse excesso de temperatura passa daquele que é recomendado pelo fabricante. O carro todo ficou quente, ainda bem que não tivemos uma temperatura tão alta, senão teríamos mais gente com problemas de estouro de pneus. É um jogo de xadrez, que cada um faz uma estratégia, mas você não consegue fazer a leitura de todo mundo. Você tem que analisar aqueles que estão perto de você e tentar ser o melhor desse grupo.”

Temporada histórica

2019 é histórico para a Stock Car, quando a categoria completa 40 anos de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo.

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega
1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra
2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40

 

 

Artigo anterior Fraga explica “cortada” para vitória sobre Casagrande em Cascavel
Próximo artigo TABELA: Serra e Maurício estão empatados na liderança da Stock Car

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros