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Barrichello pode ter vitória “cassada” após estratégia ousada na Stock Car; entenda

Protesto da Crown Racing alega que piloto da Full Time deveria ter largados dos pits em prova que se saiu vencedor. Caso deve parar na Justiça Desportiva

Chegada da corrida 1 da etapa de Campo Grande da Stock Car

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A parte final da primeira corrida da etapa de Campo Grande da Stock Car foi marcada pela disputa intensa entre Thiago Camilo e Júlio Campos, com o piloto da Ipiranga Racing levando melhor. Mas poucos perceberam um detalhe, no exato momento em que os dois protagonistas receberam a bandeira quadriculada: Rubens Barrichello estava na área de pits, fazendo nova troca de pneus e reabastecendo para a corrida 2 (como mostra a foto acima).

Oficialmente, Barrichello foi o 14º, posição esta que largou na corrida 2, para vencer mais tarde.

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Após a etapa, a Crown Racing, do piloto Gabriel Casagrande, terceiro colocado, entrou com um protesto, alegando que Barrichello teria que largar dos pits, o que certamente evitaria seu triunfo, baseados no artigo 22.1.d do regulamento que diz: “Os carros que já estiverem dentro do box e que não receberam a bandeirada final da 1ª prova não poderão abastecer combustível, porém estarão isentos da condição do regime de parque fechado, podendo concluir trabalhos de manutenção e deverão largar do box.”

No entendimento da Crown, Barrichello não poderia ter alinhado no grid da corrida 2, já que não recebera a bandeira quadriculada. Para a CBA, o procedimento foi legal, tanto que acabou não sendo punido após a segunda prova. Mas o caso deve parar nos tribunais esportivos, com os advogados do time entrando com um recurso perante a Comissão Disciplinar do STJD.

Segundo apurado pelo Motorsport.com Brasil, assim que o vencedor recebe a bandeira quadriculada, há a comunicação da direção de prova que indica o fim da corrida e que os boxes estão fechados. Barrichello, de fato, estava na área de pits quando Camilo passou a linha, mas o procedimento de fechar os pits com o cone ainda não havia acontecido. O piloto do carro #111 não foi barrado e conseguiu largar normalmente.

O chefe da equipe Full Time, Maurício Ferreira, preferiu não dar detalhes do caso quando consultado pelo Motorsport.com Brasil.

“Fomos chamados pelos comissários para falar sobre o procedimento de pit na corrida 1, mas não houve punição. Também ouvi falar sobre esse possível protesto da Cimed (Crown Racing), mas oficialmente não recebi nada. E, portanto, prefiro esperar até que tenha algo oficial para me pronunciar.”

E comentou a tática adotada pela equipe: “A estratégia é otimizada para a corrida 2. Quanto mais tarde você trocar os pneus, melhor é. Obviamente que parando no último momento da corrida 1, você terá os melhores pneus da corrida 2. Fomos no limite e coincidentemente estávamos saindo desse limite, junto com o líder da prova tomando a bandeirada.”

“Trabalhamos sempre em otimização, sabíamos que parar por último seria o melhor. Fica o aprendizado de talvez não correr o risco de ir tão no limite, mas agora já foi, a intenção é sempre otimizar a melhor performance.”

Até o momento da publicação desta reportagem, a CBA ainda não havia explicado os motivos que fizeram com que Barrichello largasse normalmente na corrida 2 ou que julgasse como improcedente o protesto da Crown após a corrida.

A briga pelo título histórico

A novela que está prestes a iniciar poderá interferir diretamente na disputa pelo título, já que Barrichello ocupa a quarta posição no campeonato, a 22 pontos de Daniel Serra, líder e atual bicampeão da Stock Car.

Tanto Serra, como Rubinho, assim como Ricardo Maurício, segundo colocado na tabela, já fazem parte do hall de campeões da Stock Car. Quem será que fará parte desta lista em 2019? Confira todos os campeões da categoria e seus respectivos carros.

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega
1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra
2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
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