Camilo destaca estratégia em vitória na corrida 1 no Velo Città
Piloto da Ipiranga Racing foi consistente e contou com bom planejamento da equipe em meio ao clima confuso em Mogi Guaçu
Apesar de não ter conseguido os pontos que desejava na segunda corrida da Stock Car no Velo Città, Thiago Camilo venceu a primeira prova após largar da pole e voltou a mostrar seu potencial e o da Ipiranga Racing na briga pelo título da categoria máxima do automobilismo brasileiro.
O paulistano contou com estratégia perfeita da equipe comandada por Andreas Mattheis e superou os concorrentes em meio à indefinição do clima em Mogi Guaçu (SP). O domingo começou com chuva e a pista foi encharcado, mas secou ao longo da corrida 1 e complicou a vida dos pilotos.
"Foi uma prova mentalmente desgastante, porque você tem que conduzir o carro numa pista molhada de maneira que você consiga manter a vantagem em relação ao segundo colocado e ainda é preciso pensar no que vai acontecer durante a janela de pit stop", comentou Camilo.
"Mas acho que a gente conseguiu manter a tranquilidade e a calma antes da abertura da janela. Eu vim conversando com a equipe. Falei que a gente precisava de três voltas durante a janela, mesmo com o risco do safety car".
"Era necessário para conseguir colocar o pneu slick e voltar para a pista mais rápido que os concorrentes com pneus de chuva, ou até mesmo aqueles que já tinha colocado compostos para pista seca mas ainda não haviam conseguido performance", ponderou.
"A gente encaixou a estratégia com perfeição e, quando voltei dos boxes, fui bem mais rápido que os concorrentes com pneus de chuva e até mesmo que o pessoal que já estava de slick. Mesmo com os pneus frios, tivemos uma performance muito boa".
"A partir dali foi uma prova tranquila e eu descontava muito rapidamente para o Fraga, que vinha na frente. Em uma volta, a diferença passou a ser visual, então comecei a administrar combustível e pneus, inclusive economizando pushes", completou o #21, terceiro colocado na tabela.
Classificação do campeonato (top-10):
1- Daniel Serra - 305 pontos
2- Ricardo Maurício - 287
3- Thiago Camilo - 281
4- Rubens Barrichello - 265
5- Julio Campos - 256
6- Felipe Fraga - 244
7- Gabriel Casagrande - 223
8- Cacá Bueno - 213
9- Bruno Baptista - 163
10- Max Wilson - 140
Temporada histórica
O ano de 2019 é histórico para a Stock Car, já que a categoria completa quatro décadas de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.