Chefão da Stock Car diz que rodadas duplas “tendem” a permanecer em 2020
Carlos Col enumera aspectos positivos de atual formato, mas admite fazer pequenos ajustes para a próxima temporada
A Stock Car aderiu ao formato de rodadas duplas a partir de 2014. Na atual temporada, das 12 etapas, apenas três são compostas por apenas uma corrida: a abertura do campeonato, a Corrida do Milhão e a final em Interlagos, com direito a pontuação dobrada.
E se depender do CEO da Vicar, empresa que organiza a Stock, o formato deve se manter para a temporada 2020, pelo sétimo ano consecutivo. Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, Carlos Col cita os motivos da decisão.
“Posso te garantir que a maciça maioria dos pilotos gostam do atual formato”, disse Col. “Ele tende a continuar, com aperfeiçoamentos. Sempre tentamos detectar o que pode ser melhorado. É um formato que, além das questões esportivas, leva em conta o negócio como um todo. As corridas têm sido ótimas, bem disputadas, excelentes.”
“Vamos lembrar que nosso esporte, para sobreviver, tem que ter uma embalagem de um produto de entretenimento. Se ele não for um bom entretenimento, ele não tem audiência nas pistas nem na TV, portanto não terá patrocinadores interessados e será inviabilizado.”
“Eventualmente algumas questões desportivas ou técnicas podem ser prejudicadas, sim. Todo remédio tem um efeito colateral, o importante é que salve o doente. Temos que lidar e minimizar os efeitos colaterais, é o que a medicina faz o tempo todo.”
O principal dirigente da Stock Car enumera os aspectos positivos do atual sistema: “O formato é muito bom porque ele traz entretenimento, boas corridas, e embaralha o grid, dá mais oportunidades a todos, fica mais democrática a visibilidade dos patrocinadores, sem alterar o resultado final do campeonato que sempre cai em mãos de quem o merece. Por isso, acho que é um formato de sucesso. Ele precisa sempre de retoques e aperfeiçoamentos.”
Outras categorias, como o DTM, também têm como formato a rodada dupla em um fim de semana, mas com uma corrida em cada dia. Col não considera esta opção, que vai contra o “hábito do brasileiro”.
“Fazer uma corrida no sábado e outra no domingo gera conforto para a equipe, ao piloto, mas não resolve os problemas que falei sobre entretenimento. Não há o hábito do brasileiro frequentar os autódromos no sábado e no domingo, coisa que acontece na Alemanha, nos Estados Unidos. No sábado, você tem 40% do público do que tem no domingo, o que já é bom, mas no Brasil não acontece isso, então não é um formato viável.”
“Depois, eu preciso pensar no formato televisivo, que é importantíssimo para dar essa visibilidade. Então, entendo que o modelo que temos agora, por enquanto, tende a continuar. Um grid não se sustenta só com os primeiros, ou os 10 primeiros, precisa do último também. Todos são igualmente importantes no processo todo e eu preciso cuidar de todos na medida do possível.”
Temporada histórica
A Stock Car comemora 40 anos de existência em 2019, fazendo com que a atual temporada seja especial. Confira todos os campeões – e seus respectivos carros – desde 1979
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.