Últimas notícias

Di Grassi alega que não ganhou vantagem em manobra sobre Maurício: “Absurdo completo”

Piloto que realizou polêmica manobra pela liderança da Corrida do Milhão disse que drive through foi injusto e que poderia ter cedido posição de volta se precisasse

Lucas di Grassi  em Interlagos

A Corrida do Milhão de 2019 da Stock Car realizada em Interlagos teve um final polêmico. Após a janela de paradas, Ricardo Maurício apareceu à frente de Lucas di Grassi, que teve que fazer um pit stop mais longo.

Restando dez minutos para o fim, o piloto que corre em tempo integral na Fórmula E realizou a ultrapassagem sobre Ricardinho, mas utilizando parte da entrada de pits, o que é proibido, segundo o regulamento esportivo.

Leia também:

Pouco tempo depois, foi anunciado que o carro #1 teria que fazer um drive through. Di Grassi permaneceu na pista e foi desclassificado.

Nervoso após a corrida, di Grassi comentou a manobra sobre seu companheiro de equipe.

“Foi uma manobra um pouco peculiar”, disse. “Fui passar o Ricardinho por dentro, ele me fechou um pouco para proteger, fui por dentro e depois, tomada a decisão de ficar por dentro, cortei um pedaço da pista, mas na minha cabeça, eu não ganhei vantagem alguma por ter feito aquilo.”

“Eu estava na frente dele no momento que usei aquela parte da pista. Você só pode ser punido, se você sai com as quatro rodas e ganha vantagem. Os comissários tinham o dever de informar que havia esse ganho e o que eu poderia ter feito era devolver a punição.”

“Só que nem isso foi comunicado, foi um drive through direto. Eu nunca vi isso na minha vida. Ou eles reportam para a equipe dizendo ‘olha, o Lucas ganhou vantagem’ e eu devolveria a posição. Eu tinha mais três pushes to pass, terminei com eles na mão.”

Quanto à permanência na pista, di Grassi afirmou que encarou a atitude como um protesto.

“Isso aí já foi uma decisão minha porque foi um ato de discordância muito alto desses comissários aqui da Stock Car.”

Di Grassi também discordou do método de comunicação entre a direção de prova e as equipes.

“O que a CBA disse para mim agora é que eles não têm instrumento para se comunicar com a equipe.”

“Uma punição direta assim, faz a categoria perder a credibilidade, atrapalha quem está assistindo e todo o trabalho feito pela equipe.”

“Ainda bem que um outro piloto da equipe ganhou, pelo menos isso é bom para o time, porém esta decisão eu acho um absurdo completo.”

O Motorsport.com apurou que a direção de prova apenas realiza a comunicação geral, não havendo uma linha direta com cada time da categoria durante a prova.

História das edições anteriores da Corrida do Milhão

A prova é disputada desde 2008, quando pagou 1 milhão de dólares. Ficou ausente do calendário no ano seguinte e desde 2010 vem sendo disputada ininterruptamente. O finado Autódromo de Jacarepaguá foi o palco da primeira prova, mas Interlagos vem se tornando o principal local de disputa.

Curitiba e Goiânia também receberam a corrida. A capital goiana, aliás, foi onde aconteceu a edição de 2018. O maior ganhador é Thiago Camilo, em três oportunidades. Com o triunfo em 2019, Ricardo Maurício chega a duas vitórias milionárias. Veja os vencedores das edições anteriores:

Rubens Barrichello comemora vitória na Corrida do Milhão de 2018
Rubens Barrichello em Goiânia na Corrida do Milhão em 2018
2017: Daniel Serra levou a melhor em Curitiba
2017: Daniel Serra em Curitiba
2016: Felipe Fraga bateu Rubens Barrichello em Interlagos
2016: Felipe Fraga em Interlagos
Thiago Camilo comemora vitória na Corrida do Milhão de 2015
2015: Thiago Camilo recebe bandeirada em Goiânia
2015: Thiago Camilo em Goiânia
2014: Rubens Barrichello comemora Milhão em Goiânia
2013: Ricardo Zonta em Interlagos
Pilotos da Corrida do Milhão de 2013. Reconhece todos?
2012: Thiago Camilo em Interlagos
Largada da Corrida do Milhão de 2012
Pódio da Corrida do Milhão de 2011
2011: Thiago Camilo em Interlagos
Em 2011, a Corrida do Milhão teve a ilustre presença de Jacques Villeneuve
Ricardo Maurício comemora Corrida do Milhão
2010: Ricardo Mauricio em Interlagos
2008: Valdeno Brito em Jacarepaguá
20
In this article
Erick Gabriel
Stock Car
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Maurício aproveita punição a Di Grassi e vence Corrida do Milhão pela segunda vez
Próximo artigo Após abandono no Milhão, Barrichello lamenta problema que vinha desde “sexta-feira”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros