Di Grassi alega que não ganhou vantagem em manobra sobre Maurício: “Absurdo completo”
Piloto que realizou polêmica manobra pela liderança da Corrida do Milhão disse que drive through foi injusto e que poderia ter cedido posição de volta se precisasse
A Corrida do Milhão de 2019 da Stock Car realizada em Interlagos teve um final polêmico. Após a janela de paradas, Ricardo Maurício apareceu à frente de Lucas di Grassi, que teve que fazer um pit stop mais longo.
Restando dez minutos para o fim, o piloto que corre em tempo integral na Fórmula E realizou a ultrapassagem sobre Ricardinho, mas utilizando parte da entrada de pits, o que é proibido, segundo o regulamento esportivo.
Pouco tempo depois, foi anunciado que o carro #1 teria que fazer um drive through. Di Grassi permaneceu na pista e foi desclassificado.
Nervoso após a corrida, di Grassi comentou a manobra sobre seu companheiro de equipe.
“Foi uma manobra um pouco peculiar”, disse. “Fui passar o Ricardinho por dentro, ele me fechou um pouco para proteger, fui por dentro e depois, tomada a decisão de ficar por dentro, cortei um pedaço da pista, mas na minha cabeça, eu não ganhei vantagem alguma por ter feito aquilo.”
“Eu estava na frente dele no momento que usei aquela parte da pista. Você só pode ser punido, se você sai com as quatro rodas e ganha vantagem. Os comissários tinham o dever de informar que havia esse ganho e o que eu poderia ter feito era devolver a punição.”
“Só que nem isso foi comunicado, foi um drive through direto. Eu nunca vi isso na minha vida. Ou eles reportam para a equipe dizendo ‘olha, o Lucas ganhou vantagem’ e eu devolveria a posição. Eu tinha mais três pushes to pass, terminei com eles na mão.”
Quanto à permanência na pista, di Grassi afirmou que encarou a atitude como um protesto.
“Isso aí já foi uma decisão minha porque foi um ato de discordância muito alto desses comissários aqui da Stock Car.”
Di Grassi também discordou do método de comunicação entre a direção de prova e as equipes.
“O que a CBA disse para mim agora é que eles não têm instrumento para se comunicar com a equipe.”
“Uma punição direta assim, faz a categoria perder a credibilidade, atrapalha quem está assistindo e todo o trabalho feito pela equipe.”
“Ainda bem que um outro piloto da equipe ganhou, pelo menos isso é bom para o time, porém esta decisão eu acho um absurdo completo.”
O Motorsport.com apurou que a direção de prova apenas realiza a comunicação geral, não havendo uma linha direta com cada time da categoria durante a prova.
História das edições anteriores da Corrida do Milhão
A prova é disputada desde 2008, quando pagou 1 milhão de dólares. Ficou ausente do calendário no ano seguinte e desde 2010 vem sendo disputada ininterruptamente. O finado Autódromo de Jacarepaguá foi o palco da primeira prova, mas Interlagos vem se tornando o principal local de disputa.
Curitiba e Goiânia também receberam a corrida. A capital goiana, aliás, foi onde aconteceu a edição de 2018. O maior ganhador é Thiago Camilo, em três oportunidades. Com o triunfo em 2019, Ricardo Maurício chega a duas vitórias milionárias. Veja os vencedores das edições anteriores:
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