Di Grassi surpreende e conquista pole da Corrida do Milhão
Piloto da Eurofarma foi o único do grupo 2 a avançar para as últimas etapas do classificatório e desbancou líderes da Stock
Correndo pela Eurofarma, Lucas di Grassi garantiu a pole position para a Corrida do Milhão da Stock Car em Interlagos, após superar os tempos do 'companheiro' Ricardo Maurício e de Thiago Camilo, da Ipiranga, na última etapa do treino classificatório.
Ricardo Zonta fechou a classificação em sétimo e pode ter uma vantagem para a corrida, já que largará no primeiro posto entre aqueles que não participaram do Q3 e da SuperPole, garantindo a possibilidade de parar mais tarde que os pilotos à sua frente por ter mais combustível e pneus.
Ponteiros são decididos no grupo 1
Nos primeiros minutos do Q1, Felipe Fraga se destacou ao marcar o tempo de 1min36s152, garantindo o melhor tempo geral da primeira etapa da classificação. Marcos Gomes, Maurício, Julio Campos e Gabriel Casagrande fecharam entre os cinco primeiros do grupo 1.
Surpresa no Grupo 2
Lucas di Grassi conseguiu roubar a 14ª posição de Max Wilson e empurrou Diego Nunes para fora do Q2. Gaetano di Mauro, que havia liderado duas sessões de treinos livres, foi apenas o 17º mais bem colocado, ficando de fora das demais sessões.
Di Grassi confirma boa forma no Q2
A segunda etapa da classificação sofreu atraso em função de um problema no carro de Átila Abreu, que espalhou óleo pela pista, acionando a equipe de limpeza, que precisou trabalhar rápido para liberar o circuito o mais rápido possível.
Na abertura da sessão, Zonta assumiu a ponta, sendo superado alguns segundos depois por di Grassi, que fechou em primeiro com 1min36s791. Maurício foi o segundo mais veloz. Daniel Serra, Casagrande, Camilo e Bruno Baptista fecharam entre os seis primeiros que avançaram ao Q3.
Média abaixo de 1min37s faz diferença no Q3
Di Grassi abriu a primeira das três voltas rápidas com uma marca bastante superior aos demais, fechando com 1min36s468. Já Camilo foi o segundo, com 1min37s070. As duas últimas passagens de Di Grassi se mantiveram abaixo de 1min37s, garantindo a ponta no Q3 com a média de 1min36s673.
A segunda posição ficou com Ricardo Maurício, que fez média de 1min37s160. O terceiro foi Camilo, que fechou com 1min37s171, garantindo a última vaga entre os que disputaram a SuperPole.
SuperPole fica com di Grassi
O primeiro a ir para a pista foi Camilo, que conseguiu encaixar a volta em 1min36s979. Maurício superou Camilo logo em seguida, baixando o tempo de referência para 1min36s873. Di Grassi entrou na pista e baixou o tempo de Maurício logo no primeiro setor, confirmando a velocidade nos setores finais e garantindo a pole position com o tempo de 1min36s704.
Veja o grid de largada para a Corrida do Milhão da Stock Car:
Posição | Piloto |
1 | Lucas di Grassi |
2 | Ricardo Maurício |
3 | Thiago Camilo |
4 | Daniel Serra |
5 | Gabriel Casagrande |
6 | Bruno Baptista |
7 | Ricardo Zonta |
8 | Nelsinho Piquet |
9 | Felipe Fraga |
10 | Max Wilson |
11 | Rubens Barrichello |
12 | Julio Campos |
13 | Marcos Gomes |
14 | Galid Osman |
15 | Cacá Bueno |
16 | Diego Nunes |
17 | Gaetano di Mauro |
18 | Felipe Lapenna |
19 | Marcel Coletta |
20 | Valdeno Brito |
21 | Lucas Foresti |
22 | Denis Navarro |
23 | Cesar Ramos |
24 | Guga Lima |
25 | Bia Figueiredo |
26 | Allam Khodair |
27 | Pedro Cardoso |
28 | Rafael Suzuki |
29 | Átila Abreu |
História da Corrida do Milhão
A prova é disputada desde 2008, quando pagou 1 milhão de dólares. Ficou ausente do calendário no ano seguinte e desde 2010 vem sendo disputada ininterruptamente. O finado Autódromo de Jacarepaguá foi o palco da primeira prova, mas Interlagos vem se tornando o principal local de disputa.
Curitiba e Goiânia também receberam a corrida. A capital goiana, aliás, foi onde aconteceu a última edição. O maior ganhador é Thiago Camilo, em três oportunidades (2011, 2012 e 2015). Rubens Barrichello, que triunfou no ano passado, tem duas conquistas e busca empatar com o piloto da Ipiranga Racing neste ano. Veja todos os vencedores na galeria especial abaixo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.