Recomendado para você

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Fórmula 1
Fórmula 1
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Últimas notícias

Maurício lamenta punições, mas garante: "Não vou desistir" do tri

Piloto da Eurofarma RC perdeu 40 pontos por causa de ganchos controversos ao longo do ano

Ricardo Maurício

Em meio à batalha judicial que envolve a desclassificação - ou vitória - de Ricardo Maurício da segunda corrida da última etapa em Goiânia, antes da finalíssima deste fim de semana, o bicampeão da Stock Car segue com esperanças de conquistar seu terceiro título neste domingo, em Interlagos. "Lógico, é difícil, mas a gente só vai realmente saber na bandeirada, então não vamos desistir", disse 'Ricardinho' ao Motorsport.com.

"Orgulhoso" de sua temporada em 2019, o piloto da Eurofarma RC quer "encarar o fim de semana com a cabeça tranquila e aproveitar o máximo possível". A declaração, porém, vem junto ao lamento pelos pontos perdidos ao longo do campeonato em função de controversas punições, como a que ocasionou o severo gancho na segunda corrida da última rodada dupla goiana, na qual Ricardinho conquistou vitória heróica após largar do fim do grid na prova nº 2.

Leia também:

"Eu tive 40 pontos que perdi só com penalizações durante a temporada: 12 na primeira rodada dupla de Goiânia, 4 no Velo Città e a vitória que perdi na segunda rodada de Goiânia. Se não fosse por isso, eu estaria a apenas dois pontos do Daniel [Serra, também da Eurofarma e líder do campeonato, com 335 pontos], então a gente conseguiu construir um campeonato bem bacana", ponderou Maurício, vencedor das temporadas 2008 e 2013 da Stock Car.

"A diferença é grande, são 43 pontos atrás do Daniel. E também há uma diferença boa para o Thiago [Camilo], já que são 12 pontos de desvantagem. Logo atrás, todo mundo já está mais colado, com Rubinho [Barrichello], Julinho [Campos] e [Felipe] Fraga na sequência, então é tentar fazer o nosso melhor dentro da pista", projetou Ricardinho, que está em terceiro, com 292 pontos.

"Ainda é muito difícil saber como vamos estar nos treinos e é uma corrida completamente diferente, porque tem muita gente que vai arriscar, talvez com algo diferente no classificatório, mas o que dá é para tentar fazer um fim de semana sólido e pontuar o máximo possível, chegando o mais à frente que pudermos. Eu preciso, o que quer que aconteça com Daniel e Thiago, chegar em terceiro lugar, então eu tenho que realmente ter um carro muito rápido, não só na classificação como na corrida".

Como alento para Maurício, fica a lembrança da vitória na Corrida do Milhão de 2019, também disputada em Interlagos. O competidor, porém, ressalta que as condições de cada etapa são bem diferentes: "Na Corrida do Milhão, eu venci, mas foi com um outro composto de pneu, mais mole, então a gente realmente não sabe o que vai acontecer neste final de semana".

GALERIA: Candidatos ao título 'flertam' com troféu da Stock Car 2019

Finalistas da Stock Car 2019
Da esquerda para a direita: Daniel Serra, Thiago Camilo, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello, Julio Campos e Felipe Fraga. Ao centro, troféu de 2019
Finalistas da Stock Car 2019
Candidatos ao título tiram selfie com o troféu
Finalistas da Stock Car 2019
Da esquerda para a direita: Daniel Serra, Thiago Camilo, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello, Julio Campos e Felipe Fraga
Finalistas da Stock Car 2019
Da esquerda para a direita: Daniel Serra, Thiago Camilo, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello, Julio Campos e Felipe Fraga
Finalistas da Stock Car 2019
Da esquerda para a direita: Daniel Serra, Thiago Camilo, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello, Felipe Fraga e Julio Campos
Finalistas da Stock Car 2019
Da esquerda para a direita: Daniel Serra, Thiago Camilo, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello, Felipe Fraga e Julio Campos
Finalistas da Stock Car 2019
Da esquerda para a direita: Daniel Serra, Thiago Camilo, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello, Felipe Fraga e Julio Campos
Finalistas da Stock Car 2019
Da esquerda para a direita: Daniel Serra, Thiago Camilo, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello, Felipe Fraga e Julio Campos
Finalistas da Stock Car 2019
Líder Serra 'encara' os concorrentes no retão de Interlagos
9

"Por outro lado, chegando nesta última prova, o regulamento é consideravelmente parecido com o da Corrida do Milhão: um pouco diferente no que tange à classificação, mas os carros são ‘lacrados’ após o quali, então, em termos de acerto, estou confiante. Mesmo com um pneu diferente, ele demonstrou ser competitivo na Corrida do Milhão", analisou.

Outro aspecto que pode ser determinante na final deste domingo é a pontuação dobrada, que 'beneficia' Ricardinho: "Para mim, é importante, senão eu não estaria na briga pelo título. Nosso carro não é o mais rápido em classificatórios, deu para ver que é o do Thiago, que fez seis poles durante a temporada inteira. A Mattheis está com um carro muito bom na classificação e eles sempre fazem uma primeira corrida muito boa, com a segunda nem tão legal assim.

"Já a gente tem um carro bem sólido, que vai bem tanto na primeira quanto na segunda corrida, então conseguimos marcar uma pontuação bacana no somatório das duas provas, e acho que é isso que nos deixou bem no campeonato", comparou.

"Mas ficar fazendo matemática, conta para lá e para cá, não adianta tanto. Temos que ter uma base, sim, mas eu não vou ficar me preocupando muito com isso. Eu quero focar no meu trabalho, junto à minha equipe, no meu carro, porque é o que eu consigo tentar controlar. Não consigo controlar o resultado dos outros", completou Maurício.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Temporada histórica

O ano de 2019 é histórico para a Stock Car, já que a categoria completa quatro décadas de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo:

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega
1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra
2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Artigo anterior Stock Car: Barrichello confirma permanência na Full Time em 2020
Próximo artigo Stock Car: Camilo aposta em retrospecto para conquistar o título

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros