Seletiva da Crown Racing tem 40 finalistas no iRacing e traz History de volta às corridas
Primeira das quatro corridas acontece nesta terça-feira, às 21h, com transmissão ao vivo do Motorsport.com
A iniciativa da Crown Racing – equipe da Stock Car - em conjunto com a W2 Racing – da Stock light - teve uma expressiva resposta entre os especialistas em automobilismo virtual. Nada menos que 330 competidores se inscreveram em busca de serem os primeiros representantes oficiais de uma organização da Stock Car nos simuladores.
Depois de uma semana de servidores abertos para treinos livres no iRacing, foram definidos os 40 finalistas desta plataforma (veja no quadro abaixo).
Para conferir maior grau de realidade às provas e aplicação de critérios idênticos aos adotados nos principais campeonatos do Brasil, as corridas terão atuação de comissários desportivos e diretor de prova da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Eles atuarão em conjunto com as autoridades desportivas da Liga Racers AV nas análises das disputas na pista e eventuais aplicações de punições.
A seletiva é realizada por meio de quatro corridas, em duas plataformas: iRacing e Automobilista. O iRacing é a plataforma mais difundida no mundo, enquanto o Automobilista é a plataforma que conta com os carros e pistas da Stock Car. No iRacing os grids terão 40 competidores e as corridas acontecem em Interlagos e Daytona. No Automobilista, serão 26 competidores, com as provas em Interlagos e Goiânia. Se o mesmo piloto vencer nas duas plataformas, a segunda vaga será para o segundo colocado nas disputas em iRacing.
No iRacing o carro usado é a Ferrari da classe GT3 e no Automobilista é o Stock Car.
Os dois pilotos selecionados passam a ser os representantes das equipes Crown e W2 Racing em automobilismo virtual. Eles terão as mesmas incumbências e atribuições dos pilotos regulares das equipes. A integração com os times e competidores da Stock Car e Stock Light acontecerá dentro dos fins de semana de competição, com participação em reuniões com pilotos e engenheiros, análise de telemetria, elaboração de estratégia, acompanhamento do rádio entre box e pilotos nos treinos e interação com fãs e jornalistas.
Além do status de pilotos oficiais da Crown e W2 Racing, os competidores terão patrocínio no valor da assinatura do iRacing e inscrição em até cinco eventos determinados pelas equipes. Eles levarão as logos da Crown e W2 Racing nas competições virtuais de que participarem em 2020.
Todas as quatro etapas têm a mesma programação. O treino classificatório de 15 minutos determina a ordem de largada. As provas são disputadas em bateria única e têm 50 minutos. O sistema de pontos é idêntico ao da Stock Car.
Uma das novidades é o retorno do History ao automobilismo brasileiro. Depois de duas temporadas como patrocinadora principal de um carro no Brasileiro de Turismo, uma delas dentro da equipe W2 Racing, as cores do canal voltam ao universo da Stock Car.
Calendário
19.mai – iRacing – Interlagos
26.mai – Automobilista – Interlagos
2.jun – iRacing – Daytona
9.jun – Automobilista – Goiânia
Lista de inscritos – iRacing etapa 1
Luiz Felipe Tavares
Luiz Gonzaga Filho
João di Gregori
Marcos Furriel
Erick Goldner*
Matheus Machado
Suelio Almeida
Danilo Fonseca
Ralph Benitez
Diogo Garcia
Bruno Bonagura
Victor M Veloso
Rildo Araújo
Daniel Modolon
Flavio A Xavier
Daniel Machado
Erick Zacardi
Adaildo Vieira
Felipe Gurzoni Iazzetti
Renan Azeredo
Daniel Mageste
Flavio Lisboa
Charlison Santos
Paulo Vinicius
Jair Nogueira
Saulo Souza
Guilherme Buzato
Luciano Falkowski
Ramon Fonseca
Michel Araujo
Leandro Monteiro
Tadeu Costa
Felipe Pascoal
Mauricio Zaffari
Felipe Rezende
Lucas Dornella
Eraldo Silva
Aluizio Baena Drugovich
Guilherme de Bellis
Guilherme Lopes Domaradzki
*Piloto oficial da Academia Shell
VÍDEO: Live de Reginaldo Leme: histórias com Fittipaldi, Piquet, Senna e George Harrison
PODCAST: Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.