Últimas notícias

Super Fórmula mira bater recorde histórico de Senna em Aida

Campeonato japonês de Fórmula dará botão de boost extra aos pilotos para que passem o tempo de pole do brasileiro em 1994

Ayrton Senna, Williams FW16 Renault

O recorde de longa data de Ayrton Senna no circuito de Okayama (antigamente conhecido como TI Aida) é o alvo dos organizadores da Super Fórmula na corrida deste fim de semana.

Senna rodou o circuito de 3,7 km em 1min10s218 durante a qualificação para o GP do Pacífico de 1994, a primeira de duas corridas de Fórmula 1 que foram realizadas em Okayama.

Esse recorde permanece depois de 24 anos, com o atual campeão da Super Fórmula, Hiroaki Ishiura, chegando mais próximo em 2015, quando estabeleceu um tempo de 1min12s429.

Os organizadores do campeonato estão empenhados em dar a seus pilotos uma chance de bater o recorde de Senna e permitirão duas utilizações do botão de ultrapassagem, no estilo IndyCar, durante a sessão final de qualificação.

Isso, junto com a introdução de um pneu macio no início deste ano, poderia fazer do SF14 o carro mais rápido de todos os tempos no circuito de Okayama.

No entanto, apesar dos ganhos óbvios do boost e de um pneu mais aderente, ganhar mais de dois segundos – e um total de três segundos sobre o tempo da pole do ano passado – pode ser excessivamente ambicioso.

As chances de uma sessão seca de classificação também não parecem boas, com fortes chuvas esperadas no sábado e no domingo.

Caso nenhum dos pilotos consiga superar o tempo de volta de Senna, eles terão outra chance no próximo ano, quando o campeonato apresentar seu carro SF19, mais rápido e com ainda mais downforce que o deste ano.

Start action

Start action

Photo by: Shigenobu Yoshida

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Cria da RBR, Ticktum se aproxima da Super Fórmula em 2019
Próximo artigo Honda quer dar oportunidade na F1 a multicampeão japonês

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil