TCR South America: Rapha Reis chega ao Velopark com desafios distintos em etapa conjunta
Piloto do CUPRA #77 tenta se aproximar da briga pelo título no certame sul-americano e manter a liderança no brasileiro
O fim de semana de Rapha Reis na etapa conjunta do TCR South America e do TCR Brasil terá desafios distintos no Velopark, em Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O piloto do CUPRA #77 é o quarto do certame sul-americano, 85 pontos atrás do líder Ignacio “Nacho” Montenegro, e busca se aproximar da briga pelo título. Já no brasileiro, a situação é inversa: ele é o primeiro colocado na tabela, quatro pontos à frente do argentino.
Por isso, o fim de semana será ainda mais desafiador para o piloto da equipe W2 Pro GP. Ainda mais em um circuito como o do Velopark, o menor da temporada de ambos os campeonatos, com apenas 2.278 metros de extensão e nove curvas. A pista tem duas grandes retas interligadas por curvas de baixa velocidade, o que sempre causa muitas confusões, principalmente nas primeiras voltas. Por isso, uma boa posição de largada é essencial no traçado de Nova Santa Rita. E a classificação de sábado à tarde ganha enorme importância.
O tráfego na classificação será outra questão para os pilotos estabelecerem suas voltas rápidas, principalmente no Q1, quando os 18 carros estarão na pista ao mesmo tempo. Por isso, o trabalho estratégico de Rapha Reis com a equipe W2 Pro GP será essencial para entrar na pista no momento correto e marcar a volta rápida sem ser atrapalhado por carros mais lentos. Desafios que o Velopark traz para pilotos e equipes.
As atividades começam nesta sexta-feira, com um shakedown de 20 minutos. No sábado, a categoria terá dois treinos livres de 30 minutos cada, um pela manhã e outro no início da tarde. A classificação será no fim da tarde, com as duas corridas marcadas para o domingo, a primeira delas com 25 minutos + 1 volta e a segunda, com 30 minutos + 1 volta. O Velopark marca a antepenúltima etapa de ambos os certames.
"A expectativa para este fim de semana no Velopark é a melhor possível”, disse Rapha. “É claro que é uma pista apertada, muito travada, mas acredito que vamos trabalhar muito bem com a equipe para conseguir um bom acerto e também escolher o momento certo de entrar na pista nos treinos.”
“Chego em quarto lugar no sul-americano e na liderança do brasileiro e acho que não tem muita escapatória: a receita para a etapa é tentar chegar nas melhores posições possíveis em ambas as corridas para tentar ficar o mais em cima possível em ambos os campeonatos. Vamos ver o que vai acontecer."
A etapa do Velopark terá a definição do grid de largada na tarde de sábado. E no domingo serão disputadas as duas provas, ambas com transmissão ao vivo pelos canais ESPN e pelo serviço de streaming Star+ para o território brasileiro.
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #248 – Ferrari ‘passa pano’ para Leclerc e subestima Sainz?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.