Duas vitórias brasileiras e arrancada de Moraes no Dakar, apesar de pneu furado
Estreante Rodrigo Varela surpreende na T4, Marcelo Medeiros também venceu entre os quadriciclos. Moraes ganhou dez posições e começou melhor que em 2023
Com 17 inscritos, a representação brasileira é a maior e mais forte da História no Rally Dakar, que realiza sua edição 2024 na Arábia Saudita, com a primeira especial disputada hoje (06/01) e encerramento no dia 19 de janeiro. E já no primeiro dia os brasileiros tiveram resultados excepcionais.
Ainda vivendo o drama de ter que correr com um carro improvisado às pressas depois do navio que levava seu UTV oficial e equipamentos ter que desviar da rota por causa de piratas no Mar Vemelho, a dupla brasileira Rodrigo Varela/Enio Bozzano Junior (Divino Fogão/Can-Am/Motul/Quadrijet) conquistou uma surpreendente vitória na especial de hoje, depois de 414km em alta velocidade, na categoria UTV T4. Varela faz sua estreia no Dakar, competindo por uma equipe formada por seus familiares e técnicos brasileiros.
Outra vitória veio do piloto Marcelo Medeiros (Yamaha Raptor 700, apoiado por Mardisa/Viação Estrela/Taguatur Fiat/Sedel), que faturou o primeiro lugar na categoria Quadriciclos e confirmou a condição de favorito ao título. Já Lucas Moraes (Toyota GR DKR Hilux T1+), grande revelação brasileira no Dakar 2023, quando estreou já no pódio, chegou no sexto lugar depois de largar em 16º, ganhando dez posições e registrando uma primeira especial de melhor resultado do que a do ano passado, quando terminou em 12º.
Em 2024 Lucas tem como navegador o espanhol Armand Monleón e o apoio de Red Bull, Repsol, Strava, Oakley, Zapalla. A vitória na categoria carros coube ao piloto belga Guillaume de Mevius, com navegação do francês Xavier Panseri, da equipe Overdrive.
A especial foi bastante dura, marcadamente pela presença de grandes trechos cobertos por rochas e pedregulhos, causando inúmeros furos de pneus. Contrastando com esse trecho, a especial também apresentou longas extensões do que os árabes chamam de “fech fech”, trecho formado por camadas de pó muito fino, famosas por impedirem a visão quando há tempestade no deserto.
A maior parte dos veículos convencionais não consegue trafegar no fech fech, pois atola facilmente. Rodrigo Varela e Enio Bozzano tiveram uma roda quebrada neste obstáculo. O trecho rochoso e o dominado pelo pó fino obrigaram os tripulantes a colocarem em prática os treinos de troca rápida de rodas. Foi o caso também, de Lucas Moraes.
“Foi uma especial muito, muito difícil. Certamente uma das mais complicadas que já diz no Dakar. A planilha tinha muitas mudanças de direção súbitas, o que exigiu muita concentração dos navegadores – e nesse ponto o Armand foi perfeito, acertou tudo. Acabamos tendo um pneu furado no trecho de pó fino. Não viemos arriscando, conseguimos andar sempre na trilha, o que foi importante. Acho que o resultado foi muito bom. Chegamos. E foi só o primeiro dia”, avaliou Lucas Moraes.
“Vocês não têm ideia de como foi difícil essa especial. Parecia uma gincana. Zilhões de coisas pra prestar a atenção, para evitar quebra ou pneu rasgado. E o mais curioso é que atolar roda na poeira atrapalhou muita gente, destruiu muitas rodas e pneus”, definiu o vencedor das T4, Rodrigo Varela.
O atual campeão da categoria Carros, a principal, é o catari Nasser Al-Atthiya, que neste ano compete pela equipe Prodrive com um modelo Hunter. Ele também não escapou dos problemas.“Nos primeiros cinquenta quilômetros nós tivemos dois pneus furados”, revelou. “Daí pra frente tentamos recuperar o terreno perdido, mas não era fácil. Estou muito feliz simplesmente pelo fato de ter terminado a especial de hoje. Poderia ter sido pior”, calculou o atual campeão, que foi substituído na equipe Toyota Gazoo Racing pelo brasileiro Lucas Moraes.
DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN
Podcast #263 – Max mais incomodado? Briga pela P2 acirrada? O que esperar da F1 2024?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.