Laia Sanz se diz "muito surpresa" por ter completado nono Dakar seguido
Espanhola havia acabado de se recuperar de uma doença grave antes da edição deste ano
No ano passado, Laia Sanz estava com o vírus Epstein Barr, o mesmo que reduziu a carreira do piloto de MotoGP Jonas Folger em 2017, e depois contraiu febre Q.
Apesar de ter sido forçada a ficar de fora durante grande parte do ano, e ter perdido o tradicional evento de aquecimento do Dakar, o Rally do Marrocos, ela se recuperou a tempo de participar de seu nono Dakar consecutivo como parte da equipa oficial da KTM.
Sanz não chegou ao top-10 em nenhum estágio, mas subiu constantemente na tabela de classificação e terminou em 11º, seu segundo melhor resultado após o nono lugar de 2015.
"Eu não acredito, porque foi um dos melhores anos em termos de resultados", disse Sanz.
"Não foi uma das edições que tive melhor velocidade, mas ter um ritmo um pouco mais calmo significou que não tive nenhum problema. Não houve etapas em que me perdi.”
"Eu não poderia imaginar terminar a recuperação há um mês, estou mais do que feliz.”
"Foi um Dakar muito especial, provavelmente o mais especial. Eu realmente não tinha estado tão nervosa no último estágio em todos os Dakar que disputei, mas agora estou muito, muito feliz."
Ela acrescentou: "Estou muito surpresa com o resultado e grata à equipe pelo apoio e pelas pessoas que me ajudaram durante esses meses, que foram difíceis.”
"Nove Dakar terminados de nove iniciados é algo grande. Temos que voltar para o 10º."
Sanz também lembrou de seu companheiro da KTM, Toby Price, que se recuperou de um punho quebrado para conquistar seu segundo título no Dakar, e aumentou a sequência de vitórias da KTM desde 2001.
"Toby é de outro planeta", disse Sanz. "Com um punho quebrado e uma dor muito forte, não sei como ele conseguiu manter o ritmo necessário para vencer a corrida.”
"Todos os dias, quando ele chegava ao bivouac, largou a moto, porque não aguentava mais. Foi brutal e estou muito feliz por ele e por toda a equipe."
No início do rali, Sanz havia feito uma aposta com Price, que se ela terminasse dentro do top 15, ela poderia raspar o cabelo do piloto australiano, e com seu 11 º lugar, ela ganhou esse direito (foto abaixo).
Como parte do acordo, Price conseguiu beijar Sanz por cinco segundos, mantendo sua parte na aposta, ao terminar entre os cinco primeiros.
#17 Red Bull KTM Factory Racing KTM: Laia Sanz, #3 Red Bull KTM Factory Racing KTM: Toby Price
Photo by: KTM Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.