Sebastien Loeb se junta à Peugeot e participa do Dakar em 2016
Com nove títulos no WRC e atualmente no WTCC, francês tomará parte pela primeira vez no rali mais famoso do mundo
Uma semana após apresentar o novo Peugeot 2008DKR para o Dakar do próximo ano, a montadora francesa mostrou que não vem para brincar no evento em 2016. Além de Cyril Despres nas motos e Carlos Sainz e Stephane Peterhansel nos carros, o time conta com um reforço todo especial nas quatro rodas.
Ninguém mais ninguém menos que Sebastien Loeb, nove vezes campeão do WRC (2004-2012), atuará pela primeira vez no rali entre os carros. Atualmente ele está com a Citroen - montado na qual conquistou seus títulos no rali – no WTCC.
“O Dakar é completamente diferente do que estou fazendo no momento (o WTCC). Será muito longo, durante duas semanas, e é preciso ser cauteloso para cuidar do carro. É uma outra maneira de competir, que vou descobrir em janeiro”, garantiu Loeb.
Sobre descobertas, o francês recordou seu começo tardio no automobilismo. “Só descobri o esporte a motor quando tinha 18 anos, ao começar a competir em provas de rali de velocidade. Desde então, passei a me interessar em todos os tipos de competições e o Dakar é mais uma. Eu acho que será um grande desafio disputar esta prova e pilotar no deserto”, afirmou.
A primeira prova oficial de Loeb na Peugeot será no Marrocos na semana que vem, quando o eneacampeão do WRC competirá ao lado de Sainz. O estreante, no entanto, ainda não pilotará o novo Peugeot 2008DKR, que será conduzido pelo experiente espanhol. Loeb andará no carro que disputou o Dakar em 2015.
“O Dakar sempre me atraiu por ser uma grande aventura. O rali no Marrocos vai me dar uma ideia de como é uma prova cross country e será uma ótima oportunidade para aprender, principalmente com companheiros de equipe com tanta experiência e sucesso”, revelou Loeb, que contou como foi seu primeiro contato com a nova máquina.
“Quando testei o carro novo, em junho, fiquei muito impressionado logo de cara. O que mais me chamou a atenção foi como um carro do Dakar foi uma experiência completamente nova: no WRC eu me acostumei a desviar de obstáculos, mas com este carro você consegue simplesmente passar por cima deles. E demora um pouco para ter esta confiança. Além disso, estou acostumado a ter a planilha muito detalhada e no rali cross country você precisa encontrar o caminho e às vezes improvisar uma trilha. Também foi a primeira vez que pilotei um carro a diesel. Enfim, tem muita coisa que preciso aprender e estou ansioso para isso”, assegurou o francês.
O Rali Dakar de 2016 será disputado na Argentina e na Bolívia, e o primeiro estágio está marcado para o dia 3 de janeiro.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.