Toyota revela carro e pintura de Moraes para Dakar e o Mundial Rally-Raid 2024
Equipe campeã mundial e do Dakar destaca façanhas do jovem brasileiro nesta nova apresentação
A equipe TOYOTA GAZOO Racing (TGR) revelou nesta quarta-feira (13) o novo carro com pintura inédita que será usado pelo brasileiro Lucas Moraes para disputar o Campeonato Mundial de Rally Raid (antigo Mundial de Cross-Country) e o Dakar Rally 2024, maior desafio do off-road internacional.
Basta um olhar para deduzir, pelo visual agressivo e o layout fluido e moderno do modelo GR DKR Hilux EVO T1U, o que ele realmente é: uma fera disposta a conquistar o inóspito deserto da Arábia Saudita, onde, no próximo dia cinco de janeiro, terá início a saga do Dakar 2024.
O comunicado da TGR, principal equipe de rally do mundo, elogia o jovem brasileiro, relembrando sua primeira experiência no Dakar, ainda em 2023: “Lucas Moraes foi a revelação do Dakar 2023, andando em segundo na maior parte da corrida e terminando em terceiro – o que o tornou um dos mais bem-sucedidos novatos da história do Dakar”.
“Aprendi muito”
De seu lado, o piloto brasileiro diz que ainda está impactado pelo excelente resultado. Antes daquela corrida, seu objetivo era terminar entre os 20 primeiros, na melhor das hipóteses.
“O Dakar 2023 foi uma experiência simplesmente incrível para mim. Até hoje, quando vejo o troféu lá em casa, penso: ‘Caramba, eu consegui!’. Isso tudo é importante também por que me dá confiança para 2024, de que sou capaz de manter um ritmo competitivo durante as duas semanas de corrida no deserto. Eu aprendi muito em 2023 e espero melhorar ainda mais na próxima edição do Dakar”, resumiu.
Neste ano, o brasileiro terá como navegador o espanhol Armand Monleón, que disputou oito edições do Dakar, inicialmente como piloto de motos e, em uma segunda fase, com UTVs. Outra novidade é que a SpeedMax, marca brasileira de pneus, passa a ser patrocinadora oficial da equipe. O novo carro a ser utilizado pela dupla foi desenvolvido em testes e corridas do tipo cross-country durante toda a temporada de 2023. Confira as especificações:
Ficha-técnica
Modelo: GR DKR Hilux EVO T1U
Motor: V35A (de produção)
Origem: Land Cruiser 300
Tipo: twin-turbo, a gasolina
Potência: 264kW a 5.300 rpm
Torque: 620 Nm
Transmissão: Sadev, 6 velocidades, sequencial
Estrutura: tubular
Peso: 2.010kg
Carroceria: Toyota Hilux cabine dupla, material compósito
Tanque: 540 litros, tipo FT3
Suspensões: triângulos duplos sobrepostos, curso de 350mm
Rodas: Evo Course, 17 polegadas
Pneus: BF Goodrich, 37 polegadas
FRENTE A FRENTE COM WOLFF: Bastidores da entrevista exclusiva com chefe da Mercedes no GP do Brasil!
Podcast #260 – Quem só deu bola fora na F1 em 2023?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.