DTM: Dovizioso substituirá Fittipaldi na Audi na etapa de Misano
Piloto da Ducati na MotoGP, Dovi disputará etapa da categoria de turismo na Itália entre os GPs de Mugello e Barcelona de motovelocidade
Andrea Dovizioso, estrela da Ducati na MotoGP, vai disputar a rodada de Misano do DTM, no próximo mês, como piloto substituto da Audi (veja fotos do primeiro teste do italiano no fim da matéria). O piloto de 33 anos substituirá o brasileiro Pietro Fittipaldi na equipe Audi WRT, já que o neto de Emerson tem um compromisso como piloto reserva da Haas no GP do Canadá de Fórmula 1, entre os dias 7 e 9 de junho.
Dovizioso segue os caminhos do bicampeão do DTM Mattias Ekstrom, do bicampeão da Indy e herói paraolímpico Alex Zanardi, e do pentacampeão mundial de rally (WRC) Sebastien Ogier, que fizeram corridas como convidados no DTM em 2018 com Audi, BMW e Mercedes respectivamente.
Não é a primeira ação competitiva do italiano em quatro rodas. Dovizioso disputou a final do Lamborghini Super Trofeo em Valência, vencendo a classe Pro-Am em uma das corridas. "Eu adoro carros e tenho sorte de poder correr com o Audi RS 5 no DTM", disse o piloto da Ducati, que venceu o GP de San Marino de MotoGP em Misano em 2018.
"É difícil encontrar tempo para se preparar para isso durante a temporada de MotoGP, mas estou ansioso para competir em um contexto de alto nível como o DTM. O carro é fantástico, mas é um desafio diferente em comparação com a minha moto”.
“Tenho de me preparar, por isso fiz muitas voltas no simulador antes. Misano é uma pista especial para todos os pilotos italianos e onde ganhei uma vitória incrível no ano passado, por isso estou muito entusiasmado e agradecido por esta oportunidade", completou.
A Audi é uma dona indireta da Ducati. A fabricante italiana foi adquirida em 2012 pela Lamborghini, que é uma subsidiária da marca alemã. Dovizioso teve um teste inicial no RS5 no Centro da Audi em Neuberg, na terça-feira, e terá dois dias de testes em Misano antes da sua corrida de estreia.
Chefe de automobilismo da Audi, Dieter Gass descreveu Dovizioso como um "verdadeiro superstar" antes do desafio de Misano. "Os pilotos de MotoGP são verdadeiros heróis na Itália", disse ele. "Andrea vem da área de Misano, venceu o GP de San Marino no ano passado e vai atrair muitos fãs”.
"Já estamos muito entusiasmados por ver como ele se sai em sua estreia no DTM. Gostaria de agradecer particularmente ao CEO da Ducati, Claudio Domenicali, e a Luigi Dall'Igna, dirigente da equipe, que concordaram com a participação de Dovi. Isso é uma grande coisa para o DTM e para o automobilismo em geral”, completou.
A rodada de Misano do DTM acontece na semana entre as corridas da MotoGP em Mugello e Barcelona.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.