Relato da corrida
F3 Europe Zandvoort

Soberano, Rosenqvist vence segunda corrida em Zandvoort

Sueco largou na pole e não teve dificuldades para chegar á vitória. Giovinazzi terminou em segundo e se aproximou do líder Leclerc, que bateu e abandonou

Felix Rosenqvist, Prema Powerteam Dallara Mercedes-Benz
Pole Felix Rosenqvist, Prema Powerteam Dallara F312 Mercedes-Benz
Felix Rosenqvist, Prema Powerteam Dallara Mercedes-Benz
Antonio Giovinazzi, Jagonya Ayam with Carlin Dallara Volkswagen
Jake Dennis, Prema Powerteam Dallara Mercedes-Benz
Callum Ilott, Carlin Dallara Volkswagen
Felix Rosenqvist, Prema Powerteam Dallara F312 Mercedes-Benz
Alexander Albon, Signature Dallara Volkswagen
Nabil Jeffri, Motopark Dallara Volkswagen

A segunda prova do final de semana da Fórmula 3 Europeia em Zandvoort, neste sábado (11), terminou com a inversão das duas primeras posições em relação à primeira corrida do dia: vitória tranquila de Felix Rosenqvist, seguido por Antotnio Giovinazzi.

Nesta corrida, no entanto, mais emoções na pista, que vieram logo na largada. O sueco partiu bem e manteve a ponta, mas a disputa pela quinta posição acabou em acidente. Lance Stroll foi espremido por Markus Pommar e acabou tocando em Charles Leclerc ainda na reta, passando por cima de parte do carro do monegasco – que, aparentemente, não sofreu avarias – e batendo no muro do lado interno da reta dos boxes, gerando a primeira intervenção do Safety Car.

Ao final da segunda volta, a relargada foi dada e Rosenqvist manteve a ponta sem sustos. Um fato curioso, porém, foi flagrado pelas câmeras da transmissão da prova: no trecho final da pista, quando os carros já aceleravam para relargar, ainda havia um carro de serviço na pista, que conseguiu recolher pouco antes dos bólidos passarem por ali.

No final da quinta volta, problemas para Leclerc, que foi parar na caixa de brita e abandonou a disputa. Com o acidente do líder do campeonato, o Safety Car voltou à pista, permanecendo até a décima volta, quando as ações foram retomadas. Giovinazzi conseguiu pegar o vácuo e tentou atacar, mas Rosenqvist fechou a porta e rapidamente abriu 1s2 para o rival. Com 15 voltas completadas, a vantagem era de 2s2.

Com as intervenções do Safety Car, a direção de prova decidiu que a corrida terminaria por tempo (35 minutos). Com isso, a disputa teve 20 voltas, três a menos do que as 23 programadas. Rosenqvist cruzou a linha de chegada com confortáveis 3s1 de vantagem sobre Giovinazzi, o segundo. O britânico Jake Dennis completou o pódio.

Sérgio Câmara, que partiu do nono posto, terminou em sétimo, beneficiado pelos abandonos de Stroll e Leclerc. Pietro Fittipaldi largou em 25º, ganhou posições e teve um bom duelo Com Sam Mcleod pela 20ª posição, não resistiu aos ataques do adversário e concluiu a prova no 21º posto.

Com os resultados da prova vespertina em Zandvoort, a briga pelo campeonato ficou mais acirrada: Leclerc permanece na liderança, com 279,5 pontos, mas agora vê Giovinazzi muito mais próximo, com 270. Rosenqvist é o terceiro, com 246.

A corrida final da rodada tripla em Zandvoort acontece neste domingo, às 5h (horário de Brasília).

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior De ponta a ponta, Giovinazzi vence primeira corrida em Zandvoort
Próximo artigo Pommer assume ponta na largada e vence pela primeira vez na F3 Europeia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil