Recomendado para você

F1: Aston Martin nega conversas sobre aposentadoria de Alonso após 2026

F1: Aston Martin nega conversas sobre aposentadoria de Alonso após 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Aston Martin nega conversas sobre aposentadoria de Alonso após 2026
MotoGP: Diogo Moreira se torna o quinto brasileiro na classe rainha do Mundial de Motovelocidade; relembre todos

MotoGP: Diogo Moreira se torna o quinto brasileiro na classe rainha do Mundial de Motovelocidade; relembre todos

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Diogo Moreira se torna o quinto brasileiro na classe rainha do Mundial de Motovelocidade; relembre todos
F1: Globo transmitirá 15 corridas na TV aberta; saiba quais etapas

F1: Globo transmitirá 15 corridas na TV aberta; saiba quais etapas

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Globo transmitirá 15 corridas na TV aberta; saiba quais etapas
Lucas Moraes pontua pelo segundo dia consecutivo no Rally do Marrocos

Lucas Moraes pontua pelo segundo dia consecutivo no Rally do Marrocos

Rally
Rally
Lucas Moraes pontua pelo segundo dia consecutivo no Rally do Marrocos
Indy - Mick Schumacher rebate crítica do tio Ralf sobre a categoria: 'Não me preocupa'

Indy - Mick Schumacher rebate crítica do tio Ralf sobre a categoria: 'Não me preocupa'

Indy
Indy
Indy October Testing
Indy - Mick Schumacher rebate crítica do tio Ralf sobre a categoria: 'Não me preocupa'
Neto detona Bonner após comentário do jornalista sobre volta da F1 à Globo

Neto detona Bonner após comentário do jornalista sobre volta da F1 à Globo

Fórmula 1
Fórmula 1
Neto detona Bonner após comentário do jornalista sobre volta da F1 à Globo
Chefe da Alpine faz alerta sobre mudança de regras da F1

Chefe da Alpine faz alerta sobre mudança de regras da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Chefe da Alpine faz alerta sobre mudança de regras da F1
NASCAR Cup: Justin Haley deixará Spire após temporada 2025

NASCAR Cup: Justin Haley deixará Spire após temporada 2025

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR Cup: Justin Haley deixará Spire após temporada 2025
Conteúdo especial

20 anos: quando só quatro carros viram a bandeirada na F1

Em prova chuvosa e cheia de alternativas, o então promissor Olivier Panis se tornou último francês a vencer na F1

Podium: race winner Olivier Panis, Ligier, second place David Coulthard, McLaren, third place Johnny Herbert, Sauber
Olivier Panis
Olivier Panis, Ligier
Podium: race winner Olivier Panis, Ligier
Scenic Monaco
Olivier Panis, Flavio Briatore, Pedro Diniz, Ligier
Scenic Monaco
Podium: race winner Olivier Panis, Ligier, second place David Coulthard, McLaren, third place Johnny Herbert, Sauber
Olivier Panis e Jean-Eric Vergne
Olivier Panis, Driver Manager of Charles Pic, Marussia F1 Team
Olivier Panis, Driver Manager
Monaco ambiance
Olivier Panis

Uma possibilidade para o GP de Mônaco deste ano é a presença da chuva. Apesar de a classificação poder ser disputada com tempo ensolarado, a chance de o asfalto estar molhado para a corrida no domingo é considerada alta.

E foi com chuva há 20 anos que a F1 viu um de seus dos domingos mais imprevisíveis em 67 anos de história.

Três contos de fadas...

Podemos contar o GP de Mônaco de 1996 a partir de três contos de fadas. O primeiro deles veio no sábado, quando Michael Schumacher arrancou de Damon Hill a pole position de maneira fantástica com uma volta impressionante, 0s5 mais rápida que a do inglês.

A pole levantava a moral da Ferrari, que enfrentava um jejum de 15 anos sem vitórias no principado – curiosamente o mesmo hiato que enfrenta atualmente. Mas toda a esperança veio abaixo na largada, com Hill assumindo a primeira posição com a Williams. Tentando se recuperar prontamente, Schumacher errou ainda no primeiro giro e acertou o muro anterior à curva Portier. Seu domingo terminaria ali.

Com o conto de fadas da Ferrari arruinado, outro entrava sob os holofotes. Filho do “Mr. Mônaco”, Graham Hill, dono de cinco vitórias no principado, Damon havia tido o triunfo ceifado um ano antes por uma estratégia ruim da Williams. Em 1996, Hill tinha sua grande chance. Sem Schumacher pelo caminho, a corrida estava à sua disposição.

O piloto abriu mais de 40 segundos na liderança na pista molhada de Mônaco com uma tocada segura. Mas quem falhou foi a máquina. Após 40 voltas seu motor Renault estourou na saída do túnel e o deixou para sempre com a mágoa de jamais ter vencido em Monte-Carlo.

Com dois contos de fadas estragados, a corrida – que de poética não vinha tendo nada após 11 abandonos até ali (oito deles por acidentes) – teria um fim surpreendente e, por que não, romântico para um piloto, um país e uma equipe.

... e um final feliz

Sim. O último conto de fadas do dia teve um final feliz. Saindo de 14º no grid, Olivier Panis fazia grande corrida de recuperação. O francês conseguiu em uma manobra ousada ultrapassar o irlandês Eddie Irvine na Loews, jogando a Ferrari para o guard-rail após ambos escorregarem na pista molhada.

A manobra se mostrou ser de grande valia para Panis, já que Irvine, com ritmo mais lento, segurou durante muito tempo uma extensa fila de carros.

Após o abandono de Hill, Panis subiu para segundo atrás de Jean Alesi. A primeira vitória da Benetton no ano parecia questão de tempo, mas na volta 60 a suspensão do francês se quebrou e ele não teve escolha senão abandonar.

Pelas últimas 15 voltas, Panis segurou o ímpeto de David Coulthard da McLaren – que curiosamente corria com um capacete emprestado de Schumacher. Enquanto isso, Luca Badoer bateu com Jacques Villeneuve e tirou o canadense da corrida. A cinco voltas do fim, apenas quatro carros estavam na pista após Mika Salo, Mika Hakkinen e Eddie Irvine baterem.

E foi com estes quatro carros – Olivier Panis, David Coulthard, Johnny Herbert e Heinz-Harald Frentzen – que a corrida acabou no limite de duas horas.

Os recordes

Aquela foi a primeira e última vitória de Panis na F1, que teve a carreira bastante afetada no ano seguinte após quebrar a perna no GP do Canadá. Foi também a primeira vitória da Ligier em 15 anos (a última havia sido com Jacques Laffite no Canadá em 1981) e o GP com menos carros finalizando na história.

De quebra, Panis também entrou para a história do principado sendo o vencedor com pior posição de largada em 62 anos de GP de Mônaco. O francês partiu do 14º lugar. Desde aquele dia a França jamais venceu um GP na F1.

Artigo anterior Rosberg vê Red Bull veloz em Mônaco: "estão à nossa frente"
Próximo artigo Sainz é cético e diz que bom ritmo na quinta-feira não conta

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros