2021: Ferrari é contra padronização e efeito solo
Binotto diz que peças padrão não economizarão porque times de ponta usarão todo o limite de gastos de qualquer forma e se diz preocupado com aerodinâmica
A Ferrari ainda não está feliz com as propostas do novo regulamento para 2021 da Fórmula 1. A equipe italiana está pressionando os outros envolvidos na direção contrária à padronização de componentes.
A Liberty Media, proprietária da F1, tem enfatizado que acredita na necessidade de se padronizar boa parte dos componentes. Nesse sentido, o desenho do carro conceito exibido ao público em julho mostrou que rodas e sistema de freios seriam padronizados, além de um modelo construtivamente mais simples.
As novas regras técnicas só serão finalizadas e votadas em outubro, o que significa que o grau de padronização ainda pode ser alterado.
Em entrevista ao Motorsport.com, o chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto, disse que o time estava cético a respeito da direção das propostas para 2021.
“Ainda não estou feliz “, disse Binotto. “Nem eu e nem a Ferrari. Acho que desde o início nós temos dito que somos contra a padronização, e sinto que estamos avançando demais nessa direção”.
“Por que somos contra? Primeiramente porque acreditamos que o DNA do esporte é a competição e de alguma forma a padronização é contrária a esse espírito”.
“Segundo, porque não importa o que você fizer padrão, não significa que vá economizar dinheiro, porque precisará redesenhar seu carro e seus componentes para se ajustarem às novas peças, e isso tem um impacto no aspecto econômico. Então eu não estou certo de que tenhamos um balanço positivo no final”.
Ferrari SF90 2021-2019 car side comparison
Photo by: Giorgio Piola
“Sustentabilidade é um fator chave, e eu penso que todos sejamos a favor do limite orçamentário e acho que o regulamento financeiro é a chave para o futuro, porque está diminuindo os gastos e reduzindo a diferença entre as equipes grandes e pequenas, mesmo que o teto que tenhamos concordado seja muito elevado para os menores, mas ainda assim, a diferença será limitada”.
“Eu acho que não deveríamos padronizar componentes. Não acho que precisemos de peças iguais para economizar, porque de qualquer forma nós iremos gastar todo o limite. Ao menos os times grandes vão usar gastar o máximo possível, então usar as mesmas peças não fará diferença”.
“Eu compreendo a motivação deles, mas acho que precisamos ser cuidadosos em avaliar o risco versus o benefício, e não esquecer de nosso objetivo final”.
Binotto também admitiu ter reservas quanto às alterações aerodinâmicas, que trarão de volta o efeito solo (relembre a história do sistema abaixo).
“Nós todos sempre fomos muito preocupados com as regras aerodinâmicas, desde a primeira reunião, por duas grandes razões”.
“Primeiro, nós acreditamos que começando um novo regulamento do zero, trará um monte de consequências inesperadas, então os riscos são elevados. E segundo, porque nós acreditamos que a aerodinâmica precisa continuar sendo um diferencial de performance”.
“O que precisamos evitar é que o esporte seja transformando em um show. Acho que precisa continuar sendo uma competição esportiva, pois um show possui pernas curtas”.
“Certamente nós precisamos melhorar o espetáculo do nosso esporte, mas show e espetáculo são duas coisas diferentes”.
“Acho que precisamos ser realmente cuidadosos com nossas decisões, nos precisamos evitar exagerar na reação. Acredito que podemos ter espetáculo hoje, há algumas coisas que precisamos melhorar e todos concordamos com isso e por isso acho que precisamos focar nesses aspectos”.
Efeito Solo
O controverso sistema que 'gruda' os carros ao chão e beneficia as ultrapassagens já foi banido da Fórmula 1 no passado por ser considerado muito perigoso. No entanto, os entusiastas lembram que a competição era mais acirrada no período em que a tecnologia esteve presente. Relembre as curiosidades sobre o efeito solo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.