Alonso: "Não me preocupei porque Felipe não ia atacar"
Espanhol disse que adotou ritmo mais lento na última parte do GP da Coreia para poupar pneus e atacar Webber no final
Fernando Alonso garantiu que em momento algum do GP da Coreia se preocupou com o ritmo de Felipe Massa, mais veloz que o companheiro durante a maior parte do trecho final da prova em Yeongam.
O espanhol disse que, quando o brasileiro era mais rápido, estava cuidando dos pneus para tentar atacar Mark Webber pela segunda posição. “Havia uma possibilidade de lutar com Webber, sobretudo na metade da corrida, quando nos aproximamos, mas, fazendo as contas, não precisava enlouquecer por três pontos”, afirmou o espanhol, ouvido pelo TotalRace. “Com Hamilton, tive alguma preocupação, pois estava se aproximando em alguns momentos no início, mas não com Felipe, porque era a parte final da prova e sabíamos que ele não ia atacar. Eu estava conservando muito os pneus para atacar Webber no final e não havia problema. Quando comecei a forçar, ele já estava 5 ou 6s atrás. Depende de como você lida com os pneus”.
O chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, repetiu o discurso do espanhol. “O consumo de pneus era uma questão chave. O objetivo era gerir os pneus para poder atacar no final e por isso que Fernando agiu dessa maneira. Depois, ele acabou pegando tráfego por duas ou três voltas seguidas no último setor, com mais curvas, enquanto os demais os pegaram nas retas”.
Mesmo perdendo a liderança do mundial, Alonso disse que pode respirar aliviado após a prova da Coreia, que acabou sendo bem mais tranquila do que esperava. “Largava pelo lado sujo, não tinha certeza em relação ao ritmo de corrida e à degradação de pneus. Com esse terceiro lugar, dá para respirar, levando em consideração todas as preocupações que tínhamos. Certamente, a Red Bull foi mais rápida durante todo o final de semana e, quando isso acontece, temos de felicitá-los. Nosso trabalho era obter o máximo que podíamos, chegar ao pódio, e foi isso que fizemos”.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.