ANÁLISE: A McLaren ainda não desbloqueou todo o potencial de Norris na F1?

A McLaren está confiante de que Lando Norris ainda não maximizou seu potencial enquanto o britânico segue buscando sua primeira vitória

Lando Norris, McLaren MCL60

Lando Norris, McLaren MCL60

Jake Grant / Motorsport Images

Após uma de suas temporadas de maior sucesso na Fórmula 1, Lando Norris reforçou sua posição como o piloto principal da McLaren, tendo feito o dobro de pontos de seu companheiro de equipe, o novato Oscar Piastri, além de sete pódios.

Apesar disso, ainda há uma sensação de negócios inacabados que domina o chefe Andrea Stella, que sente que o melhor ainda está por vir. Por mais que pontue constantemente, Norris alternou pódios com resultados ruins devido a erros custosos: bater no muro no Q1 do GP da Arábia Saudita, bater na largada em Barcelona e abandonar em Las Vegas.

Leia também:

Questionado sobre a origem dos erros de Norris, Stella disse: "Não acho que há um único elemento que podemos identificar na pista. Acho que, quando lidamos com campeões, com tamanho nível em um esporte profissional, você precisar olhar holisticamente para as oportunidades".

"E acho que as coisas estão conectadas - como o estado físico está ligado com o mental, que está conectado com o bem-estar geral e a integração com a equipe. Todas essas batalhas são fortes do lado de Lando".

Oscar Piastri, Andrea Stella e Lando Norris

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

Oscar Piastri, Andrea Stella e Lando Norris

"É que o jogo é tão competitivo que você precisa estar constantemente no topo. É o que faz a diferença. Não é realmente o topo do seu potencial. Especialmente para Lando, isso é quase mal-explorado ao pensarmos o quão bom ele é".

"Algumas vezes ele nos surpreende com as performances que ele entrega. Pense na pole da sprint do Brasil após perder dois, três décimos no primeiro setor. Como ele conseguiu fazer a pole em cinco curvas? Isso foi incrível. Mas o que faz a diferença nisso é a consistência. E acho que Verstappen está estabelecendo novos padrões em termos de o quão consistente você pode ser".

Max Verstappen fez um total de 21 pódios em 22 corridas ano passado, superando sua própria marca de 18 em 2021. Já Norris detém os incômodos recordes de mais pódios (13) e pontos conquistados (633) sem vitórias, dividindo o primeiro com Nick Heidfeld.

Lando Norris

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

Lando Norris

Após perder o GP da Itália de 2021 (onde foi batido pelo companheiro de equipe, Daniel Ricciardo) e o GP da Rússia do mesmo ano (onde errou ao insistir em ficar na pista com a chegada da chuva), o britânico ficou a menos de 4s de Verstappen em Silverstone ano passado e desafiou Carlos Sainz pela vitória em Singapura.

Será que o auto-crítico Norris ficará mais relaxado assim que conseguir sua primeira vitória? "Acho que a primeira é sempre a mais importante, não?", disse Stella. "Porque ela traz confiança. Acho que as outras coisas vem mais facilmente. Mas, no momento, diria que a razão principal pela qual isso não aconteceu é porque não pudemos colocar Lando para lutar constantemente por vitórias".

"Então, quando Lando vencer sua primeira corrida, será um belo momento. Ele está pronto para isso. É mais sobre nós estarmos prontos, entregando o carro que lhe permita buscar essas oportunidades".

De forma inesperada, Piastri conquistou sua primeira vitória antes de Norris na sprint do Catar. Porém, quando questionado o quanto que seria uma dor de cabeça se o australiano vencesse um GP antes de Norris, Stella rebateu:

"Quando você questionou sobre Oscar ter sua primeira vitória e se estávamos falando sobre uma dor de cabeça, eu neguei. Eu falei que mal podia esperar. Seria um resultado incrível considerando o que vimos ano passado com a Red Bull, com os outros não tendo espaço".

"Então acho que, se tivemos uma vitória de Oscar, será uma emoção incrível, e seria uma emoção incrível para Lando também, por significar que temos um carro capaz de vencer. Se eu me colocar na cabeça de Lando por um segundo, acho que reconheceria o competidor justo que ele é. Ele se perguntaria o que precisaria melhorar para fazer o que Oscar fez".

Evitar um 'roubo' da Red Bull

Lando Norris e Max Verstappen

Photo by: Erik Junius

Lando Norris e Max Verstappen

Após ir do sofrimento no primeiro semestre a uma luta constante por pódios, a McLaren pode precisar ir além em 2024 para garantir que Norris não seja 'roubado' pela Red Bull, que tem interesse em colocá-lo ao lado de Verstappen.

"Tudo que precisamos fazer é dar a ele o ambiente que ele quer", disse Stella. "Então tenho confiança de que ele ficará, em vez de se vender para a competição".

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN

Norris na RBR? Sainz? Albon e franceses no centro dos rumores da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Filme de Brad Pitt sobre F1 retoma gravações nas 24h de Daytona
Próximo artigo F1: Mudança de fábrica no meio da temporada não justifica queda de rendimento, diz Aston Martin

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil