ANÁLISE: Alonso provavelmente venceria em Mônaco se Aston Martin tivesse acertado estratégia

Dados sugerem que Fernando poderia ter vantagem de cerca de 10s sobre Verstappen caso tivesse instalado diretamente os pneus intermediários; entenda mais

Após a vitória de Max Verstappen, holandês da Red Bull, no GP de Mônaco de Fórmula 1, muitos se questionaram se, caso a Aston Martin tivesse adotado uma estratégia diferente com Fernando Alonso, o espanhol poderia ter vencido em Monte Carlo. O Motorsport.com analisou: veja abaixo.

O editor recomenda:

Com base nos dados da PACETEQ, a resposta é: sim, Alonso provavelmente teria vencido no Principado. Porém, no pit stop do espanhol na volta 54 de um total de 78, a equipe britânica optou por trocar os pneus duros usados pelo bicampeão mundial até então por compostos médios novos.

Isso tudo em meio à crescente chuva em Mônaco: ainda que o próprio Fernando tenha ponderado que o circuito estava "99% seco" na volta que deu antes do pit no 54º giro, já havia pontos da pista que estavam bem molhados pelas fortes gotas. Chefe da Aston, Mike Krack argumentou que o pitlane estava seco, mas até Lance Stroll, companheiro canadense de Alonso, havia instalado gomas intermediárias, ideais para precipitação leve, antes mesmo da parada feita pelo bicampeão.

Mas qual era o gap entre Verstappen e Alonso antes da parada de Fernando?

Entre as voltas 50 e 53, a vantagem de Verstappen sobre Alonso estava consolidada na casa dos 13 segundos, mas, na volta 54, o holandês começou a ter sérios problemas com a chuva, que ficava cada vez mais forte na Costa Azul.

O piloto da Red Bull, então, perdeu 5s, de modo que, no final da volta 54, Alonso estava 'só' 8s atrás de Max quando o espanhol foi para o box. Além disso, Verstappen ficou na pista por mais uma volta e teve mais problemas no 55º giro antes de finalmente entrar nos boxes para calçar intermediários.

Foi nesse momento que a Aston Martin desperdiçou sua oportunidade: como optou pelos médios, escolha que se provou errada e obrigou Fernando a parar novamente na volta posterior para instalação de intermediários, Max não perdeu a liderança e pôde administrar o GP até o fim.

Explica-se: quando saiu de seu primeiro pit, a diferença entre Alonso e Verstappen era de mais de 26s. Mesmo com pneus slick, que não eram os ideais para a situação, Fernando conseguiu diminuir a 'folga' de Max em quase 6s: quando o holandês parou, o gap entre eles era de pouco mais de 21s.

E quanto durou o pit de Verstappen? Segundo a transmissão da F1, 24s798. Portanto, mesmo com os compostos 'errados', Alonso já havia feito o suficiente para passar Max. Entretanto, não havia condições de Fernando permanecer na pista com os pneus médios, de modo que ele parou de novo.

Se a Aston tivesse instalado diretamente os intermediários, muito provavelmente Alonso teria diminuído ainda mais a vantagem de Verstappen, com ganhos superiores a 6s frente ao rival, de modo que, quando Max saísse do pit, realisticamente Fernando teria vantagem superior a 7s5, uma vez que geralmente se perde 1s5 no primeiro setor quando se sai dos boxes no Principado de Mônaco.

Lewis Hamilton 'prova' que Alonso provavelmente lideraria

O britânico da Mercedes, assim como Fernando, fez seu pit na volta 54, mas instalou diretamente os intermediários. No giro de saída dos boxes, Hamilton foi 7s5 mais rápido que Max, que ainda não havia parado. Acrescido o 1s5 supracitado, o ganho de Lewis ficou na casa de 9s. 

Assim, tendo como base tais 9s e aplicando-os à hipótese em que Alonso teria calçado diretamente os intermediários, Fernando poderia ter vantagem de cerca de 10s sobre Max, o que provavelmente seria suficiente para a vitória, já que Verstappen precisaria de um 'milagre' para recuperar a ponta.

Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: após críticas de Max e Lewis, dá para dizer que F1 está perdendo seu DNA?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Marko dá 'ultimato' para Pérez após decepção em Mônaco: "Espero que não se repita ao longo do ano"
Próximo artigo RETA FINAL: Alonso e Aston jogaram fora chance única em Mônaco?

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil