Análise: As mudanças no carro da Mercedes para 2017
A Mercedes pode ter o que muitos consideraram ser o mais avançado dos projetos de 2017, mas a equipe alemã não descansou.
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
Numerosas mudanças foram feitas no W08 durante os dois testes de pré-temporada. A mais extensa delas veio no segundo teste, quando o time revisou sua asa dianteira, o duto de freio dianteiro, os bargeboards e difusor.
A asa dianteira do W08 é praticamente idêntica a de seu antecessor, com a solução do túnel, introduzida em 2015, sendo refinada e mantida desde então.
A única mudança significativa foi a da cascata 'r' durante o segundo teste, quando a equipe adicionou um espaço em sua superfície. Isso revê a forma do vórtice que é criado como os dois gradientes de pressão, alterando a forma como ele interage com a face frontal do pneu, que é bem mais larga neste ano, com mais 60 milímetros.
Também foram feitas alterações no canal de freio dianteiro, com um pequeno espaço alguns centímetros atrás da borda de ataque, deslocando o elemento mais avançado do flanco do pneu, a fim de alterar como os dois interagem de uma perspectiva aerodinâmica.
A colher colocada logo atrás também foi revisada e agora apresenta a malha de proteção horizontal instalada no carro na última temporada.
Após o novo regulamento relaxar o limite dimensional imposto em 2009, a área à frente dos sidepods gerou intriga em 2017.
A instalação de estruturas maiores e mais complexas era praticamente garantida, mas as soluções testadas pela Mercedes no segundo teste são, de longe, as mais agressivas que já vimos até agora.
A ponta do assoalho [1] teve o mesmo tratamento que o ''W-Floor” na temporada passada, com seus dentes sendo usados para controlar o fluxo de ar turbulento que recebem.
Esta última seção mais rasa do bargeboard agora também apresenta espaços verticais [2], novamente semelhantes a uma solução utilizada no ano passado, com o Mercedes visando melhorar a eficiência do fluxo nesta área em vários ângulos.
O pequeno e agressivo pre-bargeboard [3] também foi ranhurado por toda a sua altura.
A asa de morcego usada de 2014 a 2016 foi mudada dramaticamente para 2017 e agora possui aletas em forma de Z em ambos os lados que trabalham em harmonia com os bargeboards atrás.
As seções externas do difusor também foram revisadas no segundo teste e agora apresentam uma forma ligeiramente menos agressiva, dando lugar a um gurney muito mais complicado, para a equipe melhorar a relação entre as outras asas, tais como as aletas do duto do freio, as placas traseiras da asa e até mesmo a esteira gerada pelo pneu traseiro.
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