Recomendado para você

Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas

Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas
Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá

Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

ANÁLISE F1: "Balé" com guindaste mostra detalhes dos assoalhos de Red Bull e Mercedes

Imagens nos permite traçar comparações entre os assoalhos das rivais

Mercedes W14 after a crash

O fim de semana do GP de Mônaco de Fórmula 1 foi marcado por cenas inusitadas, com guindastes levantando os carros de Lewis Hamilton e Sergio Pérez, que nos permitiram um insight raro nos assoalhos de Red Bull e Mercedes.

Quando o W14 de Hamilton foi levantado no céu de Monte-Carlo após sua colisão nas barreiras da Mirabeau no fim do TL3, o paddock teve a chance de ver o assoalho da Mercedes, uma área que raramente temos a chance de olhar.

Leia também:

O momento do incidente foi particularmente frustrante para a Mercedes, com o chefe Toto Wolff descrevendo a forma como o carro foi levantado como um ato saído diretamente do Cirque du Soleil, com o W14 fazendo um verdadeiro balé nos ares.

Em Mônaco, a Mercedes finalmente estreou uma série de atualizações no W14 para melhorar sua competitividade após um início difícil de temporada, com o assoalho sendo uma das maiores novidades.

Nos últimos anos, os fiscais têm sido instruídos a tomarem cuidado com o modo de retirada dos carros da pista, para dificultar o acesso dos fotógrafos aos detalhes mais críticos do assoalho. Porém, as restrições de logísticas de Mônaco nos permitiu ver de perto Ferrari, Mercedes e Red Bull, graças ao uso de guindastes.

E enquanto exista um clamor pelas imagens, talvez seja a escassez delas que as tornem mais chamativas, e não o que realmente elas podem exibir. Mesmo assim, essas fotos nos oferecem pequenas informações sobre as direções que as equipes tomam com esses novos regulamentos.

Comparando o assoalho da Mercedes com o da Red Bull, que parece ter um dos projetos mais repletos de detalhes no grid, parece que o do time alemão tem menos elementos na topologia da superfície.

Em particular, a Red Bull tem estado mais ansiosa para contorcer o assoalho e as faixas para microgerenciar o comportamento do fluxo de ar e a distribuição de pressão.

Remoção do carro de Sergio Pérez na classificação

Remoção do carro de Sergio Pérez na classificação

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

No entanto, a Mercedes definitivamente progrediu ao comparar o design deste ano com o assoalho do W13. A equipe pegou 'dicas' dos rivais, como o design da quilha irregular, em vez de uma transição em forma de lágrima na estrutura de impacto, como havia feito anteriormente.

Isso ajuda a gerenciar a expansão para a seção do difusor, com o objetivo de melhorar a estabilidade do fluxo de ar com a mudança na altura do carro.

Assim como qualquer outro componente do carro, as imagens tiradas do assoalho no sábado são apenas uma captura do tempo. O carro, como um todo, está em um estado constante de fluxo de design que pode ser bem diferente já no próximo evento, e o desenvolvimento de Red Bull, McLaren e Ferrari vistos desde o ano passado são um exemplo claro disso.

Desenvolvimento do assoalho da Ferrari F1-75

Desenvolvimento do assoalho da Ferrari F1-75

Photo by: Giorgio Piola

Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: após críticas de Max e Lewis, dá para dizer que F1 está perdendo seu DNA?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Aston Martin diz que Alonso não teria vencido GP se fosse direto para os pneus de chuva
Próximo artigo F1 - Horner não alivia nas críticas a Pérez em Mônaco: "Horrível, para esquecer"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros