Recomendado para você

F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Geral
Geral
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fórmula 1
Fórmula 1
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

Análise: O "casamento" que mudou os rumos da F1

Felipe Motta fala da importância do GP da Malásia na história da F1. Prova se despede do calendário, após a bandeira quadriculada ser agitada no domingo

The Malaysian flag underneath a grandstand
Atmosphere
Kerb detail and braking marker boards
The Sepang pit straight
Track view
Track view
The pit straight
The Sepang pit straight
A covered grandstand at the final corner

Termina neste fim de semana uma relação importante para a Fórmula 1. Desde que a prova entrou no calendário os rumos não foram mais os mesmos. 

O GP da Malásia estreou na F1 em 1999. Era a reta final do Mundial daquele ano, corrida que ficou mais marcada do que a própria decisão, no Japão, duas semanas mais tarde.

Era dia 17 de outubro e a vitória do Irvine, após jogo de equipe de Schumacher, foi histórico, por ter sido o maior da carreira do alemão. O que muitos se esquecem é da importância geográfica e econômica que Sepang estabeleceu à F-1.

O circuito malaio foi o primeiro projetado por Hermann Tilke. O engenheiro/projetista alemão havia feito anos antes o Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur (KLIA), que é espetacular. Depois de Sepang, vieram muitas outras pistas criadas por Tilke, umas boas, outras um lixo. 

Seja como for, aquele passo tomado por Bernie Ecclestone de rumar ao Sudeste Asiático foi o primeiro de muitos. A F1 jamais foi a mesma!

Embora seja tema polêmico (as novas corridas "roubaram" espaço de pistas tradicionais que fazem falta, certamente), avalio como positivo tudo que foi desenvolvido a partir de lá. Algumas pistas eram ruins, alguns eventos não deram certo, mas os GPs de Cingapura, Abu Dhabi, Austin, apenas para citar alguns, agregaram! E a Malásia também...

Não acho que a prova em Sepang deixará muita saudade. Sua própria relevância se perderá ao longo dos anos. Mas não é pouco o que representa. 

A contrapartida é verdadeira! Quando se fala sobre viajar pela Ásia, a Malásia não faz parte das discussões. E como ela é bacana! A loucura de Kuala Lumpur, o planejamento de Putrajaya e as belas praias de Langkawi são marcantes. 

Por isso digo: valeu Malásia, foi legal demais te conhecer com a velocidade da F1. 

Artigo anterior Gasly celebra estreia na F1, mas avisa: “Preciso de tempo”
Próximo artigo Chuva, recorde e batida; a sexta-feira em Sepang

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros