Recomendado para você

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

MotoGP
MotoGP
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Porsche Cup
Porsche Cup
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

ANÁLISE: Por que o fim de semana da F1 em Miami será um divisor de águas

Evento terá envolvimento recorde de fãs, patrocinadores e mídia

Miami track overview

Depois de décadas em que muitos questionaram se a Fórmula 1 se tornaria ou não grande nos Estados Unidos, a confirmação virá em Miami neste fim de semana.

Pela primeira vez desde 1984, a F1 está hospedando dois GPs nos EUA – com Miami se juntando ao calendário ao lado de Austin – e o burburinho em torno do esporte no país talvez nunca tenha sido tão grande.

Leia também:

A emoção está em contraste com os anos passados, quando a F1 lutava para encontrar locais que funcionassem para o esporte e atraíssem o interesse dos fãs.

Agora, especialmente com Las Vegas já marcada para 2023, a F1 está se aproximando do fim de semana de Miami sem muito do ceticismo que obscureceu os novos GPs anteriores.

De fato, o interesse de pilotos, equipes, fãs, mídia, celebridades, patrocinadores e comunidade local deixou a expectativa para o fim de semana em níveis que não são vistos em muitos outros lugares.

Para o CEO da McLaren, Zak Brown, o que Miami vai proporcionar na F1 neste fim de semana é um passo acima de tudo o que ele testemunhou antes.

“Eu nunca vi o nível de envolvimento dos patrocinadores, atividades, pedidos de hospitalidade, pedidos de celebridades em um GP”, disse ele ao Motorsport.com.

“Isso não é apenas nos meus seis anos de McLaren, porque estou no esporte há 20 anos. E me parece muito com o Super Bowl, que é o maior evento do ano.

“Não só todo mundo quer vir ao Super Bowl para ver o evento, mas o show do intervalo, as festas, os eventos fazem parte disso.

“Somos uma das maiores equipes com hospitalidade e tivemos o dobro de pedidos. É o maior programa de hospitalidade que já tivemos.”

Considerando que, no passado, a F1 foi acusada de correr em locais em que o esporte quase não causava agitação na cidade, considerando que um GP está ocorrendo a alguns quilômetros de distância, o oposto será o caso em Miami – já que a F1 parece prestes a assumir o controle da cidade.

Lojas, restaurantes e bares estão entrando no espírito da F1; e locais sob medida já estão aparecendo em toda a cidade, e especialmente na área de South Beach.

A McLaren está montando uma ‘Speedshop’ em um estacionamento de vários andares, ocupando um andar inteiro que contará com exibições de carros e entretenimento durante o fim de semana da F1.

Mas talvez a maior aquisição da cidade esteja sendo planejada pela exchange de criptomoedas e patrocinadora da Mercedes, FTX.

Ela está transformando 165.000 pés quadrados de espaço à beira-mar na South Beath de Miami em um local de entretenimento temático 'Electric Beach' - com shows, exposições, galerias de arte NFT, desfiles de moda e um salão de jogos.

Além disso, também receberá um showcar da Mercedes subindo e descendo a OceanDrive para alguma ação de demonstração em frente aos fãs.

A ênfase está em expandir a influência da F1 e ir além de apenas fazer as pessoas sentarem nas arquibancadas na pista de Miami. Trata-se de criar o tipo de hype dos locais que recebem quando o Super Bowl está na cidade.

Louis Frangella, vice-presidente de parcerias da FTX US, disse ao Motorsport.com: “Há apenas uma certa quantidade de pessoas que podem ir a esta corrida, então, para criar essa atmosfera tipo Super Bowl, você precisa fazer coisas para envolver as pessoas que estão dentro e ao redor da área.

“Estamos trazendo o carro de demonstração da Mercedes para subir e descer na Ocean Drive dois dias seguidos, e algumas dessas pessoas que o veem nunca chegarão tão perto de um carro de F1 em suas vidas.

“Esta será a maior ativação que a FTX já fez e estamos muito empolgados porque combina tudo: arte, cultura, nossa parceria com a Mercedes, criptomoeda e tecnologia. Vai ser algo definitivamente a não perder.”

Para uma grande marca dos EUA como a FTX, que busca expansão pelo mundo, o crescimento da F1 e sua presença em uma cidade como Miami é um divisor de águas.

Avinash Dabir, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da FTX US, acha que a abordagem que a F1 está tendo ao adicionar Miami e Las Vegas ao calendário é exatamente o que o esporte precisa para atrair um público ainda maior no futuro. É por isso que o GP de Miami não é o teto do sucesso da F1 nos EUA, mas o começo de algo muito maior.

“O que é emocionante sobre isso é que a corrida está sendo construída desde o início”, disse ele. “Você tem a oportunidade de modernizá-la e tem a oportunidade de atrair um novo público para ela, oferecendo coisas diferentes.

“Acho que a cidade de Miami também tem infraestrutura para apoiá-la. Tem os hotéis, tem os bons restaurantes, tem a praia e é um belo lugar para se estar. Portanto, é uma oferta muito original.

“E acho que Vegas tem muitas dessas mesmas qualidades. Parece muito estratégico na maneira como a F1 está escolhendo seus locais e espero e quero vê-la crescer.”

A sensação entre as próprias equipes é que Miami oferece um bom retrato do trabalho que a Liberty Media está fazendo para impulsionar o esporte de maneiras novas e empolgantes.

Como disse o chefe da equipe Ferrari, Mattia Binotto: “Não é apenas Miami, embora Miami seja um exemplo.

“É tudo o que está acontecendo ao nosso redor em termos de interesse de patrocínio, em termos de novas pistas chegando ao calendário. Então eu acho que é um grande momento. Você pode ver com a Netflix, as comunicações digitais, a transmissão, é tudo bom e positivo.

“Vemos tantas pessoas nas corridas nos fins de semana, e é divertido.”

Para Brown, depois de anos em que a F1 lutou para se firmar nos EUA, o fim de semana de Miami e a forma como o esporte se expandiu marca o início de alguns anos emocionantes pela frente.

“Acho que agora não há dúvidas de que está funcionando”, disse ele sobre a F1 na América.

“Tudo diz que está funcionando bem: temos mais patrocinadores baseados nos EUA do que nunca, nossa base de fãs nos EUA está crescendo rapidamente, nossa lista de celebridades para Miami é diferente de qualquer outra que eu já vi, incluindo Mônaco, que é o próximo que traz muitas celebridades.

“Tudo isso vai continuar construindo esse momento inacreditável que temos. É incrível."

“MINI-MÔNACO” e pista INCOMUM que “PERDOA ERROS”: a MIAMI que a F1 vai encontrar, por ANDRÉ DUEK

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #176 – A ‘americanização’ da F1 vai contra o DNA da categoria?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Podcast #176 – A ‘americanização’ da F1 vai contra o DNA da categoria?
Próximo artigo F1: Ferrari deve trocar motor de Leclerc para Miami, com novo MGU-K

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros