Análise

ANÁLISE: Sainz tem trajetória similar a de seu ídolo Alonso, mas chega à Ferrari em condições diferentes

Os dois espanhóis passaram pelas mesmas equipes antes de assinar com a Ferrari, mas Sainz chega à equipe italiana em outro momento da carreira

Fernando Alonso, McLaren, and Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team, in the Thursday press conference

Desde que começou no automobilismo, Carlos Sainz sempre deixou claro que, apesar de ter seu pai como exemplo, seu grande ídolo no esporte era Fernando Alonso. E agora que se tornou piloto da Ferrari na Fórmula 1, os paralelos da trajetória de ambos os espanhóis ficam ainda mais notáveis

O caminho dos dois pilotos até a chegada na Ferrari tem uma característica muito similar: ambos defenderam as mesmas equipes.

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Fernando Alonso chegou na F1 em 2001, defendendo a pequena Minardi, onde ficou por apenas uma temporada. Anos depois, a operação da Minardi foi comprada pela Red Bull, dando origem à Toro Rosso, equipe pela qual Sainz fez sua estreia na F1 em 2015, ficando na equipe italiana por dois anos e meio.

Após a saída da Minardi, no final de 2001, Alonso assinou com a Renault, inicialmente como piloto de testes, mas, em 2003, assumiu uma das vagas da equipe, correndo ao lado de Jarno Trulli. Depois de uma primeira temporada sem pontuar, Alonso chegou ao seu primeiro pódio já na segunda etapa da temporada, na Malásia, e repetiu o resultado duas semanas depois, no Brasil. Naquela temporada ainda, venceu seu primeiro GP, na Hungria.

GALERIA: Relembre todos os carros da carreira de Fernando Alonso na F1

Minardi M01 (1999)
Teste na Fórmula 1.
Benetton B200 (2000)
Teste na Fórmula 1.
Minardi PS01 (2001)
Fórmula 1.
Renault B201 (2002)
Teste na Fórmula 1.
Renault R22 (2002)
Teste na Fórmula 1.
Renault R23 (2003)
Fórmula 1.
Jaguar R3 (2002)
Teste na Fórmula 1.
Renault R24 (2004)
Fórmula 1.
Renault R25 (2005)
Fórmula 1.
Renault R26 (2006)
Fórmula 1.
McLaren MP4-21 (2006)
Teste na Fórmula 1.
McLaren MP4-22 (2007)
Fórmula 1.
Renault R28 (2008)
Fórmula 1.
Renault R29 (2009)
Fórmula 1.
Ferrari F10 (2010)
Fórmula 1.
Ferrari 150° Italia (2011)
Fórmula 1.
Ferrari F2012 (2012)
Fórmula 1.
Ferrari F138 (2013)
Fórmula 1.
Ferrari F14-T (2014)
Fórmula 1.
McLaren MP4-30 Honda (2015)
Fórmula 1.
McLaren MP4-31 (2016)
Fórmula 1.
McLaren MCL32 (2017)
Fórmula 1.
McLaren MCL33 (2018)
Fórmula 1
McLaren MCL34   (2019)
Teste de F1
24

 

Foi na Renault que Alonso viveu seus melhores anos na F1, culminando com seus dois títulos mundiais em 2005 e 2006, vencidos após grande disputa com o heptacampeão Michael Schumacher. Foram 15 vitórias conquistadas ao longo dos quatro anos que ficou com a equipe, antes de seu retorno anos depois.

A passagem de Sainz da Toro Rosso para a Renault foi um pouco mais conturbada: aconteceu na reta final da temporada de 2017, com quatro provas para o fim. Sua estreia foi no GP dos Estados Unidos, substituindo Jolyon Palmer, dispensado pela equipe. Mas a Renault de Sainz era muito diferente da época de Alonso.

O piloto ficou na equipe até o final da temporada seguinte, e teve como melhor resultado um quinto lugar no GP do Azerbaijão, sendo que já havia conquistado um quarto lugar com a Toro Rosso no GP de Singapura de 2017.

No final de 2006, Alonso chocou o paddock da F1 ao anunciar sua ida para a McLaren, tendo como companheiro de equipe um então desconhecido Lewis Hamilton, mas que deixou uma impressão no espanhol.

Alonso ficou apenas um ano com a McLaren em sua primeira passagem, mas foi uma temporada marcada por uma intensa disputa interna com Hamilton, que terminou dando a Kimi Raikkonen a chance de surpreender os dois pilotos e conquistar o título daquele ano.

A chegada de Sainz à McLaren em 2019 está, inclusive, diretamente ligada à Fernando Alonso. Ainda em 2018, a Renault anunciou sua dupla para o ano seguinte, com Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg, deixando Sainz sem uma vaga na equipe.

Com sorte, sua busca durou pouco. Alonso anunciou sua aposentadoria da F1, deixando uma vaga na McLaren livre para correr ao lado do novato Lando Norris. A equipe britânica aproveitou a oportunidade e garantiu Sainz para o ano seguinte.

Foi na McLaren que Sainz teve sua melhor fase na F1 até o momento. Em fase de reconstrução, Sainz foi essencial na campanha da equipe, que terminou em quarto no mundial de construtores, ganhando o título simbólico de melhor do pelotão do meio.

Sua melhor corrida veio no final do ano passado, no GP do Brasil, onde fez uma grande prova de recuperação, largando de último para terminar em quarto, e conquistando seu primeiro pódio na F1 após o fim da prova, devido à punição de Lewis Hamilton.

Antes de assinar com a Ferrari para a temporada de 2010, Alonso ainda voltou à Renault em 2008 e 2009, onde teve uma passagem menos expressiva, reflexo de um carro que não era o mesmo da época de seus títulos. Em duas temporadas, foram apenas duas vitórias (incluindo a polêmica vitória em Singapura em 2008) e outros dois pódios.

Alonso chegou à Ferrari tendo visivelmente o status de piloto principal, apesar de ter ao seu lado o brasileiro Felipe Massa, que já estava com a equipe desde 2006 e que havia chegado próximo do título em 2008. Mas o brasileiro estava em um momento de volta ao campeonato, após o acidente sofrido no GP da Hungria no ano anterior, que o tirou do resto da temporada. A falta de resultados no início ajudou a consolidar a posição de Alonso.

Agora, Sainz chega à Ferrari em uma situação bastante diferente da vista com Alonso. O mais novo piloto da equipe italiana terá ao seu lado outro jovem, mas que já está consolidado na equipe e tem o apoio da direção, da torcida e da imprensa do país: Charles Leclerc.

O desafio de Sainz será grande. Além de ter Leclerc ao seu lado, ele chegará em um momento muito importante para a Ferrari, com a equipe tentando voltar à forma, em busca de vitórias e de se colocar como postulante ao título frente à Mercedes. A aposta da equipe é alta, mas, se vai dar certo ou não, e se os paralelos com Alonso continuarão, só saberemos a partir do ano que vem.

Ferrari está próxima de completar 1000 GPs; relembre os carros e pilotos da equipe

1950: Ferrari 125
Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead
1950-1951: Ferrari 375
Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi
1952-1953: Ferrari 500
Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon
1954-1955: Ferrari 625
Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips
1957: Lancia-Ferrari 801
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips
1958-1960: Ferrari 246
Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips
1960: Ferrari 246P
Piloto: Ritchie Ginther
1961-1962: Ferrari 156
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips
1963: Ferrari 156/63
Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1964-1965: Ferrari 158
Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella
1964-1965: Ferrari 1512
Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1966: Ferrari 246/66
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti
1966-1967: Ferrari 312
Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1967-1968: Ferrari 312/67
Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams
1968-1969: Ferrari 312/68
Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez
1969: Ferrari 312/69
Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez
1969-1971: Ferrari 312B
Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni
1971-1973: Ferrari 312B/2
Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni
1973: Ferrari 312B3-73
Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1975-1976: Ferrari 312T
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1976-1978: Ferrari 312T2
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve
1978-1979: Ferrari 312T3
Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1979: Ferrari 312T4
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1980: Ferrari 312T5
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1981: Ferrari 126CK
Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve
1982: Ferrari 126C2
Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve
1983: Ferrari 126C2B
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1983: Ferrari 126C3
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1984: Ferrari 126C4
Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux
1985: Ferrari 156/85
Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson
1986: Ferrari 156/85
Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson
1987: Ferrari F1-87
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1988: Ferrari F1-87/88C
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1989: Ferrari 640
Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell
1990: Ferrari 641
Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost
1991: Ferrari 642
Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost
1991: Ferrari 643
Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost
1992: Ferrari F92A
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini
1992: Ferrari F92AT
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli
1993: Ferrari F93A
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1994: Ferrari 412T1
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini
1994: Ferrari 412T1B
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1995: Ferrari 412T2
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1996: Ferrari F310
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1997: Ferrari F310B
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1998: Ferrari F300
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1999: Ferrari F399
Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher
2000: Ferrari F1-2000
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2001-2002: Ferrari F2001
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2002-2003: Ferrari F2002
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2003: Ferrari F2003-GA
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2004: Ferrari F2004
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2005: Ferrari F2005
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2006: Ferrari 248F1
Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher
2007: Ferrari F2007
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2008: Ferrari F2008
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2009: Ferrari F60
Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2010: Ferrari F10
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2011: Ferrari F150
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2012: Ferrari F2012
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2013: Ferrari F138
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2014: Ferrari F14 T
Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen
2015: Ferrari SF-15T
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2016: Ferrari SF16-H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2017: Ferrari SF70H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2018: Ferrari SF71H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2019: Ferrari SF90
Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel
2020: Ferrari SF1000
Pilotos: Charles Leclerc e Sebastian Vettel
2020: Ferrari SF1000
2020: Ferrari SF1000
2020: Ferrari SF1000
Charles Leclerc, Mattia Binotto e Sebastian Vettel
75

VÍDEO: Massa relembra dia em que Kimi 'zoou' Schumacher em evento

PODCAST - Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?

 

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Guilherme Longo
Fórmula 1
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