Análise técnica: a ousada e curiosa atualização nas rodas da Red Bull
Novidade levada pela Red Bull ao GP do Japão de F1 busca aumentar a transferência de calor para os pneus
Foto de: Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
Uma das novidades que a Red Bull levou para o GP do Japão foi uma nova roda traseira, mas aparentemente as melhorias não deram o resultado esperado. Não se sabe se a equipe manterá a atualização para as próximas corridas.
Leia também:
A Red Bull teve uma grande decepção do GP do Japão. Depois de atualizar a unidade de potência e o lubrificante, os engenheiros da Honda estavam convencidos que o motor japonês lutaria de frente com Ferrari e Mercedes em Suzuka.
No entanto, a o propulsor não atendeu às expectativas e fez Max Verstappen perder sete décimos na qualificação, enquanto Alex Albon terminou a corrida um minuto atrás de Valtteri Bottas. Em resumo, nem Honda e nem Red Bull atenderam às expectativas criadas perante o público.
Red Bull RB15, lo sfogo del DRS più stretto
Photo by: Giorgio Piola
A equipe de Adrian Newey trabalhou duro no desenvolvimento do RB15, modificando o ativador DRS na traseira e reduzindo significativamente a abertura da asa.
Mas a curiosidade mais interessante tem a ver com as rodas traseiras. Os sulcos entre os raios e a parte mais externa do pneu não são novidade, assim como a tinta preta que permite uma maior transferência de calor para os pneus.
Mas os engenheiros do paddock ficaram realmente intrigados ao ver que na superfície, geralmente coberta pelos pneus, havia uma série de entalhes em alto relevo para aumentar a área de transferência de calor, o que aumentaria a aderência dos compostos e consequentemente a velocidade dos carros, principalmente nas curvas.
De fato, cada equipe desenvolveu seu próprio método para aquecer os pneus o mais rápido possível e colocá-los na janela de operação correta. A Red Bull está entre aqueles que dedicaram mais energia a esse problema entre os times de ponta. Porém, a equipe de Milton Keynes não atingiu os resultados esperados.
Veja todas atualizações que as equipes levaram ao Japão:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
ANÁLISE F1: O quão 'Red Bull' ficará a Ferrari com atualização de Ímola?
F1: Ferrari realiza dois dias de testes em Fiorano com três objetivos; entenda
ANÁLISE: Quais as opções para Newey na F1 em meio à saída iminente da Red Bull?
F1: Russell é "totalmente a favor" de ter Verstappen como companheiro na Mercedes
F1: Verstappen critica sistema atual de superlicenças da FIA, que 'bloqueia' entrada de Antonelli
F1: Brown está querendo "criar confusão" com comentários sobre 'desmonte' da Red Bull, diz Verstappen
F1 - Pilotos detonam sistema de punições por pontos na superlicença: "Piada"
F1: Ford conta com trunfo em projeto com Red Bull
F1: Última dança de Newey na Red Bull? Hipercarro RB17 fará sua estreia em Goodwood
Últimas notícias
F1: Vasseur faz mistério sobre ida de Newey à Ferrari, mas deixa 'porta meio fechada'
Stock Car: Confira horários e como assistir à etapa de Cascavel
Indy: Confira a programação completa das 500 Milhas de Indianápolis e onde assistir as sessões
NASCAR Brasil: Léo Reis sai de Londrina na ponta da tabela; veja classificação
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Principais comentários