Recomendado para você

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

MotoGP
MotoGP
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Porsche Cup
Porsche Cup
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"
Últimas notícias

Análise técnica: as mudanças que a Ferrari adota para o motor para 2021

Confira as medidas que a equipe italiana tenta adotar para resolver os problemas de potência que teve no ano anterior

Charles Leclerc, Ferrari SF1000

A Ferrari não se ilude: é preciso implementar melhorias na unidade de potência caso realmente queria voltar a lutar pela frente do grid da Fórmula 1. Sua campanha de 2020 ficou fora do controle devido a uma combinação de um carro com arrasto em excesso e um motor menos potente que o de 2019.

Esse déficit de performance foi o resultado de diversas diretivas técnicas divulgadas pela FIA antes do início da temporada passada, para evitar que as equipes usassem truques para contornar o regulamento de medição do fluxo de combustível.

Leia também:

A dimensão das dificuldades da Ferrari com o motor vieram à tona já na pré-temporada, mas qualquer esperança de introduzir melhoras na unidade durante a temporada foram por água abaixo devido ao congelamento do desenvolvimento, que foi acordado por todas as equipes em resposta à pandemia da Covid-19.

Isso significou à Ferrari sobreviver por toda uma temporada com a mesma unidade de potência, com as modificações sendo permitidas apenas durante o entre temporadas. 

O motor de 2021 está agora em estágios avançados do projeto, e foi apurado que ele traz alguns desenvolvimentos interessantes que a Ferrari espera que entreguem um aumento na potência.

Em vez de fazer algo revolucionário, foi apurado que a Ferrari está mirando fazer mudanças em todos os aspectos das propriedades termais e no motor elétrico, o que podem levar a um ganho considerável.

Informações vindas de Maranello apontam que a Ferrari chegou a avaliar uma mudança de conceito para seguir o mesmo caminho da Mercedes, dividindo o turbo e o compressor, para colocar cada um em lados diferentes do motor de combustão interna.

Porém, enquanto a avaliação dessa ideia segue em ação em um grupo de estudos liderado por Wolff Zimmermann, que foi está capitaneando as inovações a longo prazo na equipe, por enquanto, os dois componentes do turbo seguirão no mesmo lugar.

No entanto, a principal mudança que o chefe de motores da Ferrari, Enrico Gualtieri, irá apresentar, é a estreia de uma cabeça de cilindro "super rápida" - que tinha como data original de lançamento 2022.

O novo desenho deve ajudar a conseguir uma maior atomização do combustível e uma maior pressão na câmara de combustão, à medida que as equipes devem tentar ao máximo chegar perto do limite de 500 bar que o regulamento prevê.

Assim como uma coroa de pistão recém-projetada (mas que seguirá sendo construída em aço) e dutos de admissão no eixo de comando, acredita-se que a Ferrari considerou o uso de novas ligas, que podem ajudar a garantir que a confiabilidade não seja prejudicada pelo aumento no desempenho.

O novo motor da Ferrari também não deve abrir mão da válvula wastegate (que pode ser retirada pela primeira vez neste ano), a fim de aproveitar ao máximo o efeito aerodinâmico do escapamento.

Os problemas de confiabilidade com os escapamentos estreitos também parecem ter sido resolvidos porque, graças a uma nova caixa de câmbio, a área do carro que lembra o formato de uma garrafa de Coca Cola será maior e, com isso, a tubulação terá que ser comprimida em um espaço menor.

Os sistemas de refrigeração do motor também parecem ter passado por uma revisão, com o objetivo de mudar o design do radiador adotado em 2020, que acabou produzindo muito arrasto nos sidepods e prejudicou ainda mais a velocidade do SF1000 nas retas.

Acredita-se que esse novo motor da Ferrari também tenha uma turbina um pouco menor do que a usada no 065/2, em uma tentativa de melhorar a carga elétrica.

A ideia é de adotar um sistema de recuperação de energia que seja mais eficiente, para que a entrega de cerca de 160cv do MGU-K possa ter maior durabilidade ao longo de uma volta. Isso pode ser importante na busca para reduzir o déficit que a equipe tem para a Mercedes.

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

O que Pérez vai causar na RBR? Mais pontos e vitórias que Verstappen ou Tretas?

PODCAST: Vettel, Alonso, Schumacher, eventos e mais: o que esperar da F1 em 2021?

 

Artigo anterior Norris e Sainz tinham "combinação perfeita" de amizade e rivalidade: "Em alguns momentos nos odiávamos!"
Próximo artigo F1: Magnussen diz que mandar Hulkenberg “chupar b****” será algo que não fará questão de lembrar

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros