Recomendado para você

MotoGP: Marc Márquez não deve correr GP de Portugal por lesão; entenda

MotoGP: Marc Márquez não deve correr GP de Portugal por lesão; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Marc Márquez não deve correr GP de Portugal por lesão; entenda
MotoGP pode mudar GP da Austrália para o sábado devido à previsão de ventos fortes no domingo

MotoGP pode mudar GP da Austrália para o sábado devido à previsão de ventos fortes no domingo

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP pode mudar GP da Austrália para o sábado devido à previsão de ventos fortes no domingo
F1: Red Bull revela quando definirá duplas das equipes para 2026

F1: Red Bull revela quando definirá duplas das equipes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Red Bull revela quando definirá duplas das equipes para 2026
NASCAR Brasil: Justiça decide que Galid Osman é o vencedor da etapa de Curvelo; entenda

NASCAR Brasil: Justiça decide que Galid Osman é o vencedor da etapa de Curvelo; entenda

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Justiça decide que Galid Osman é o vencedor da etapa de Curvelo; entenda
F1 declara uso obrigatório dos coletes de resfriamento em Austin; saiba mais

F1 declara uso obrigatório dos coletes de resfriamento em Austin; saiba mais

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 declara uso obrigatório dos coletes de resfriamento em Austin; saiba mais
F1: Homenagens, parcerias... Veja todas as pinturas especiais para o GP dos Estados Unidos

F1: Homenagens, parcerias... Veja todas as pinturas especiais para o GP dos Estados Unidos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Homenagens, parcerias... Veja todas as pinturas especiais para o GP dos Estados Unidos
MotoGP: Bezzecchi é punido por colisão com Márquez na Indonésia

MotoGP: Bezzecchi é punido por colisão com Márquez na Indonésia

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Bezzecchi é punido por colisão com Márquez na Indonésia
MotoGP: Moreira revela que procurou Márquez antes de assinar contrato

MotoGP: Moreira revela que procurou Márquez antes de assinar contrato

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Moreira revela que procurou Márquez antes de assinar contrato

ANÁLISE: Veja a ideia da Aston Martin copiada pela Ferrari e Red Bull na F1

Design original que surgiu no AMR22 foi reproduzido pela Scuderia antes mesmo do lançamento do F1-75

Aston Martin AMR22 splitter winglet

Muitas vezes na história da Fórmula 1, alguns dos melhores conceitos podem ser encontrados em carros de equipes que não estão lutando por vitórias.

Leia também:

Esse também foi o caso em 2022, com uma ideia de design original que surgiu no Aston Martin AMR22 agora sendo copiada pela Red Bull depois que a Ferrari também o fez antes de seu lançamento.

Aston Martin AMR22 splitter detail at launch

Aston Martin AMR22 splitter detail at launch

Photo by: Aston Martin Racing

Na revelação do novo Aston Martin em fevereiro, ele apresentava uma asa de quilha sob o bico, que faz uso da liberdade de design nesta área do carro para adicionar um toque a mais de downforce.

A ideia também apareceu na Ferrari F1-75 em seu lançamento e, enquanto alguns presumiam que a equipe italiana também teve a ideia do zero, esse pode não ter sido o caso real.

Ferrari splitter detail at the F1-75 launch

Ferrari splitter detail at the F1-75 launch

Photo by: Ferrari

O chefe da equipe, Mattia Binotto, sugeriu que a equipe de Maranello respondeu muito rapidamente, analisando de perto o que os outros estavam fazendo.

“Na F1-75, já existe um detalhe de um carro que foi apresentado nos últimos dias”, disse Binotto.

“E especialmente nesta primeira fase, todos estaremos nos observando muito de perto.”

Embora a convergência de design na F1 não seja uma coisa nova, com apenas sete dias entre o lançamento da Aston Martin e da Ferrari, foi um feito impressionante para a Scuderia, já que teve que colocar a solução no CFD e no túnel de vento antes de fabricar uma versão física.

Ferrari F1-75 side detail

Ferrari F1-75 side detail

Photo by: Giorgio Piola

A Red Bull obviamente demorou um pouco mais para examinar os méritos de tal design, mas, com uma carga de trabalho em constante evolução, as equipes precisam encontrar maneiras de inserir novas ideias em um cronograma já apertado.

Internamente, a quilha abriga uma infinidade de componentes diferentes, com as equipes optando por acomodar alguns de seus eletrônicos aqui, em vez de nos sidepods.

No caso da Red Bull, isso resultou na instalação de uma entrada alta e estreita para ajudar a manter esses componentes resfriados.

Como muitas das outras equipes no grid, a escuderia austríaca, tem um elemento suspenso entre o chassi e a seção do assoalho sob o divisor, o que obviamente limita a forma da superfície.

Red Bull Racing RB18 detail
Red Bull Racing RB18 front detail

No entanto, isso não impediu a equipe de incluir os elementos da asa em ambos os lados.

Esta é provavelmente a razão pela qual levou mais tempo para a Red Bull assimilar o design, já que não era tão simples quanto adicionar as asas ao lado de seu design pré-existente.

As aletas alterarão a distribuição de pressão local e o comportamento do fluxo, com a conclusão mais óbvia sendo que eles lançarão um par de vórtices que podem ligar ou silenciar aqueles derramados pela seção do assoalho sob o divisor abaixo, dependendo de como a equipe deseja que eles se comportem. É algo especialmente importante quando consideramos a proximidade dos túneis de assoalho.

Vale a pena notar que a Alpine também introduziu uma asa de quilha em Ímola, já que Fernando Alonso recebeu várias peças novas para o fim de semana do GP.

Alpine A522 Floor comparison

Alpine A522 Floor comparison

VÍDEO: Rosberg critica Hamilton após resultado em Ímola

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #175 - Como explicar desempenho constrangedor de Hamilton em Ímola?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Villeneuve fala sobre situação 'complicada' de Hamilton e dispara: Outros campeões disseram basta
Próximo artigo F1- Alonso lamenta má sorte em 2022: "É doloroso"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros