Andretti: “os dias de glória da Fórmula 1 são agora”
Deixando saudosismo de lado, campeão da categoria em 1978 crê que pilotos de hoje sejam tão bons quanto os da sua época
O norte-americano Mario Andretti se disse cético quanto ao saudosismo dos fãs da F1 atualmente. Para ele, o momento atual do campeonato é excelente, tendo pilotos de alto nível como sempre teve desde sua criação – sobretudo como nos anos 70 e 80, era favorita da maior parte dos fãs.
"Haverá sempre o pessoal tradicional que vai dizer: 'os velhos tempos eram os melhores'. Mas eu sempre prefiro olhar para frente", falou Mario ao jornal espanhol El País.
"Os dias de glória de Fórmula 1 são agora. Ela está desfrutando da maior popularidade de sua história em todo o mundo, e a tecnologia é a mais avançada.”
"Eu gosto de como tudo progrediu. Eu daria qualquer coisa para ser 30 anos mais jovem e ser um piloto hoje", acrescentou.
"Os campeões hoje seriam campeões em outras décadas e vice-versa", disse ele. "Seria ótimo se pudéssemos colocar as duas gerações no grid, mas infelizmente isso não pode acontecer."
No entanto, ele tem sugestões a fazer: "Como qualquer ex-piloto, eu diria que seria maravilhoso ter mais potência. Os pilotos querem sempre mais potência, e os fãs gostariam de ver os carros sendo mais velozes”.
"Em 1980, os motores produziam uma melodia que era como uma ópera, mas a necessidade de otimizar a eficiência dos propulsores por cada fabricante levou a essas unidades híbridas", explicou Andretti.
Para Andretti, a tecnologia tem de vir depois de um bom show aos fãs. "Também acredito que a Fórmula 1 precise tentar ser mais amigável com a imprensa e também ter sessões de autógrafos às quintas-feiras. Os fãs são muito importantes, não se esqueça."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.