Após ano marcado por mortes nas pistas, veja a evolução da segurança na Fórmula 1
A última vítima fatal na F1 foi Jules Bianchi, que se chocou contra um trator em 2014 e faleceu meses depois. Seu acidente motivou a criação do halo


O ano de 2019 ficará manchado para sempre pela morte de Anthoine Hubert na Fórmula 2, categoria que adota praticamente todos os equipamentos e procedimentos de segurança da Fórmula 1. Além do francês, o esporte a motor teve outras vítimas ao longo do último ano.
Leia também:
Nos primórdios do automobilismo, assumia-se que a morte era um risco inerente. À medida que essa mentalidade foi mudando, dispositivos e procedimentos foram adotados, o que reduziu muito o número de fatalidades. O Motorsport.com preparou um especial para relembrar a evolução da segurança na F1. Apesar de avançada, ainda não é perfeita. Mas os ganhos foram consideráveis com o passar dos anos, como você confere abaixo:

Foto de: LAT Images

Foto de: Giorgio Piola


Foto de: David Phipps

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: XPB Images

Foto de: XPB Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Autocourse

Foto de: Lotus F1 Team

Foto de: XPB Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

O carro de segurança já havia surgido no GP de Portugal de 1984, após a iniciativa de Domingos Piedade, que usou sua influência na Mercedes para inaugurar a novidade. No entanto, sua invenção só se tornou obrigatória em 1992.
Foto de: LAT Images

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Foto de: XPB Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: XPB Images

Foto de: XPB Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Foto de: FIA
Ouça nossa retrospectiva 2019
O ano chega ao fim e com ele uma temporada agitada no esporte a motor, sendo em duas ou quatro rodas. Os jornalistas do Motorsport.com Felipe Motta, Erick Gabriel e Carlos Costa passam o ano a limpo, destacando o que tivemos de bom e ruim ao longo do período. Confira:
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

GALERIA: Confira todas as 91 vitórias de Michael Schumacher na F1
Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"
