Atraso nas regras de 2021 pode deixar carros da F1 "mais brutos"
Diretor esportivo da Ferrari, Laurent Mekies alerta para os perigos da aprovação tardia dos novos regulamentos
As equipes de Fórmula 1 "terão algo um pouco mais bruto" em seus carros de 2021 por causa do atraso nas regulamentações técnicas para aquela temporada, avalia Laurent Mekies, diretor esportivo da Ferrari.
A opinião do dirigente se deve ao fato de que as equipes ainda não chegaram a um consenso quanto às novas regras. E o prazo para a conclusão do documento é no fim deste mês. A expectativa anterior era definir as regulamentações há meses, o que não aconteceu.
Questionado pelo Motorsport.com sobre o impacto que o atraso terá no trabalho de design, Mekies disse: "Vamos ter algo um pouco mais bruto. Mas é importante acertarmos as regulamentações, mesmo que mais tarde”.
"Se isso significa que algo está atrasado para os anos seguintes, [é melhor] do que ter algo cedo com o qual não estamos felizes”, ponderou o engenheiro, que também trabalhou na Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Já o diretor técnico da Mercedes, James Allison, disse que uma mudança maior nas regras deveria ter sido feita com "um pouco mais de antecipação". Ele explica: "A qualidade do que você faz depende de quanto tempo você tem”.
"Você pode fazer muitas coisas em um curto período de tempo, mas o prazo de entrega para trabalhar em um carro novo é de pouco mais de um ano, então você deve estar trabalhando em novembro/dezembro do ano anterior ao da mudança, mais ou menos 14 meses”.
O engenheiro-chefe da Red Bull, Paul Monaghan, também opinou: "É preferível ter regras com as quais todos concordamos. Mesmo se atrasar um pouco, ainda podemos fazer um carro. E também depende de como vamos dividir os recursos”, disse, mencionando o possível teto orçamentário a ser implantado na categoria máxima do automobilismo mundial.
Efeito solo
A principal mudança prevista para 2021 é a reintrodução do efeito solo. O controverso sistema que 'gruda' os carros no chão e beneficia as ultrapassagens já foi banido da F1 no passado por ser considerado perigoso. No entanto, os entusiastas lembram que a competição era mais acirrada no período em que a tecnologia esteve presente. Relembre as curiosidades sobre o efeito solo:
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