Bahrein, Vietnã, Pirelli: como o coronavírus está afetando a rotina da F1 em 2020
A epidemia do coronavírus está mexendo com o mundo do esporte, incluindo o automobilismo; veja como o COVID-19 está mexendo com a programação da F1 em 2020
A cada dia que passa, a epidemia do coronavírus vai afetando o calendário da Fórmula 1 em 2020. Após o adiamento oficial do GP da China e as dúvidas quanto à realização da etapa da Austrália, novas dúvidas aparecem sobre as provas no Bahrein e no Vietnã e até nos testes da Pirelli com os pneus de 2021.
No Bahrein, os organizadores do GP entraram em contato com as equipes, imprensa e outras áreas envolvidas com a prova e pediram a eles para confirmar que as pessoas estarão ou passarão por países afetados pelo coronavírus nos 14 dias que antecederão suas chegadas, como parte de um plano maior para evitar possíveis problemas de entrada.
A lista de países colocada pelo Bahrein incluem Itália, Japão, China (incluindo Hong Kong, Irã, Iraque, Coreia do Sul, Malásia, Cingapura, Egito, Líbano e Tailândia. Foi também solicitado que as pessoas declarassem se eles têm a intenção de passar por Dubai no caminho para o Bahrain. A Emirates é uma das poucas opções de empresas aéreas para a viagem via Melbourne, mas, nos últimos dias, voos entre Dubai e o Bahrein estiveram sujeitos à restrições.
Os organizadores da prova afirmaram: "O Circuito Internacional do Bahrein está trabalhando com o Ministério do Interior do país e o Ministério da Saúde para implementar medidas específicas para as equipes, administradores, equipe de transmissão e imprensa que estarão presentes na próxima edição do GP do Bahrein de F1".
Já no Vietnã, a situação se tornou um pouco mais complicada especificamente para cidadãos italianos. Nesta segunda (03), o governo do país anunciou que todas as pessoas que passaram pelo território italiano terão que passar por uma quarentena de 14 dias ao chegar no país.
Essa decisão afeta diretamente duas equipes do grid: a Ferrari e a AlphaTauri, que tem suas fábricas em território italiano. Além delas, Haas e Alfa Romeo, que utilizam motores da montadora italiana também seriam afetadas, em menor escala. A F1 afirmou que está em discussão com os acionistas e os organizadores da prova para tomar uma decisão.
E o coronavírus não está afetando a Ferrari somente no âmbito do mundial de 2020. Em conjunto com a Pirelli, a equipe optou por adiar os testes que seriam realizados na quinta-feira (05) com os pneus de 2021. A decisão é uma resposta às crescentes restrições que estão sendo implementadas na Itália devido ao alto número de infectados com o coronavírus no país.
O teste, que seria realizado com pista molhada, era o segundo dia de 25 programados para serem realizados e divididos entre as 10 equipes. A primeira foi realizada mais cedo nesse mês em Jerez com a própria Ferrari e Charles Leclerc como piloto responsável.
Essa seria também a única oportunidade para qualquer carro de F1 ir à pista entre o fim dos testes de Barcelona e o primeiro treino livre na Austrália.
A Pirelli divulgou um comunicado em suas redes sociais que diz: "Devido à políticas de restrição adotadas pela Scuderia Ferrari e a Pirelli após a epidemia global de coronavírus, o teste programado para 05 de março em Fiorano com os pneus de 18 polegadas de 2021 foram adiados. O teste será remarcado em Fiorano logo que possível".
Os próximos testes estão marcados para os dias 24 e 25 de março no Autódromo de Sakhir, após o GP do Bahrein. No primeiro dia, será a vez a Renault testar o modelo de 18 polegadas, enquanto no dia seguinte, a Mercedes que irá à pista.
GALERIA: Revoltas populares, febre aftosa, coronavírus: veja provas adiadas ou canceladas na história do esporte a motor
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.