Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Bottas: outras equipes terão dificuldade para copiar sistema de direção

Valtteri Bottas acredita que será difícil para as equipes copiar o novo sistema de Direção de Eixo Duplo, afirmando que ele ouviu sobre esse novo conceito pela primeira vez há um ano

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Na primeira semana de testes de pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona, o principal tópico de conversas no paddock tem sido o novo sistema de direção da Mercedes, chamado de Direção de Eixo Duplo (DED). A estreia oficial do DED aconteceu na última quinta-feira, durante o segundo dia de treinos.

O sistema permitiu aos pilotos Valtteri Bottas e Lewis Hamilton ajustarem o ângulo da Mercedes W11 ao puxar o volante em sua direção dentro do cockpit. A equipe está confiante de que o novo sistema é legal, enquanto a FIA não expressou nenhuma preocupação quanto a segurança em relação ao seu uso.

Leia também:

"Obviamente é muito legal ser a única equipe usando esse tipo de sistema. Eu acho que isso diz muito sobre as grandes mentes que nossa equipe tem", disse Bottas. "Com certeza não é algo muito fácil de começar a fazer e desenhar, e depois ainda fazer tudo funcionar como está agora".

"Ainda estamos aprendendo sobre o sistema e seu potencial, mas eu acho que em algumas circunstâncias, será muito bom. Isso será mostrado melhor depois, ao longo do ano, em diferentes pistas e condições. Mas é algo impressionante".

Perguntado sobre há quanto tempo ele tinha conhecimento sobre o DED, Bottas disse: "Já sabia disso há algum tempo. Não é um projeto muito rápido de se realizar. Acho que eu ouvi pela primeira vez sobre isso há um ano quase".

O piloto da Ferrari, Sebastian Vettel, disse que, em sua opinião, o uso do sistema geraria uma sensação "estranha" para os pilotos da Mercedes, comparando a algo como "correr de chinelos". Mas Bottas destacou que o sistema foi fácil de ser manejado de dentro do cockpit, revelando que a equipe já havia incorporado do DED nos simuladores.

"Não parece estranho. O sistema funciona muito bem. É sólido e nunca faz nada estranho, você só move se você quiser. Nós simulamos de vários modos diferentes e fizemos testes com o simulador antes de mexer com o carro".

"Não tivemos dificuldades na real. É muito bem feito, simples de usar e sem nenhum problema".

Bottas tem certeza de que a equipe não teria investido tanto tempo e esforço no desenvolvimento do DED se o sistema não fosse legal, adicionando que seria difícil para as equipes rivais criarem suas próprias versões.

"Eu não acho que nossa equipe gastaria tempo criando algo que eles achassem que seria banido. Estamos certos de que isso foi feito dentro das regras. Para as outras equipes, é algo a ser pensado, e eu tenho certeza de que eles estão avaliando se vale a pena investir o tempo e esforço para fazer algo para esse ano ou não".

"Para nós, foi um projeto grande, e acho que seria muito difícil de copiar. Espero que isso nos dê uma vantagem. Estamos em um bom lugar com esse sistema, a frente das outras equipes".

Veja fotos dos treinos da manhã desta sexta em Barcelona

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Sergio Perez, Racing Point RP20
Sergio Perez, Racing Point RP20
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20
Romain Grosjean, Haas F1
Red Bull Racing RB16 front suspension
Red Bull Racing RB16 front suspension
Racing boots of Daniil Kvyat, AlphaTauri
Pierre Gasly, AlphaTauri AT01
Pierre Gasly, AlphaTauri AT01
Nicholas Latifi, Williams FW43
Mercedes F1 AMG W11 brake
Mercedes F1 AMG front suspension
Max Verstappen, Red Bull Racing RB16
Max Verstappen, Red Bull Racing
Max Verstappen, Red Bull Racing
Lawrence Stroll, Owner, Racing Point and Lance Stroll, Racing Point
Lando Norris, McLaren MCL35
Lance Stroll, Racing Point RP20
Lance Stroll, Racing Point
Lance Stroll, Racing Point
Lance Stroll, Racing Point
Lance Stroll, Racing Point
Lance Stroll, Racing Point
Lance Stroll, Racing Point
Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20
Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20
Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20
Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20
Daniil Kvyat, AlphaTauri
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Hyundai Veloster N ETCR
43

VÍDEO: Entenda tudo sobre o polêmico volante da Mercedes 2020

PODCAST #030 - A expectativa para a pré-temporada 2020 da F1

 

Artigo anterior Novo sistema de direção da Mercedes será proibido na F1 em 2021
Próximo artigo Binotto: Ferrari não está tão rápida quanto Mercedes e Red Bull

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros