Bottas: outras equipes terão dificuldade para copiar sistema de direção
Valtteri Bottas acredita que será difícil para as equipes copiar o novo sistema de Direção de Eixo Duplo, afirmando que ele ouviu sobre esse novo conceito pela primeira vez há um ano
Na primeira semana de testes de pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona, o principal tópico de conversas no paddock tem sido o novo sistema de direção da Mercedes, chamado de Direção de Eixo Duplo (DED). A estreia oficial do DED aconteceu na última quinta-feira, durante o segundo dia de treinos.
O sistema permitiu aos pilotos Valtteri Bottas e Lewis Hamilton ajustarem o ângulo da Mercedes W11 ao puxar o volante em sua direção dentro do cockpit. A equipe está confiante de que o novo sistema é legal, enquanto a FIA não expressou nenhuma preocupação quanto a segurança em relação ao seu uso.
"Obviamente é muito legal ser a única equipe usando esse tipo de sistema. Eu acho que isso diz muito sobre as grandes mentes que nossa equipe tem", disse Bottas. "Com certeza não é algo muito fácil de começar a fazer e desenhar, e depois ainda fazer tudo funcionar como está agora".
"Ainda estamos aprendendo sobre o sistema e seu potencial, mas eu acho que em algumas circunstâncias, será muito bom. Isso será mostrado melhor depois, ao longo do ano, em diferentes pistas e condições. Mas é algo impressionante".
Perguntado sobre há quanto tempo ele tinha conhecimento sobre o DED, Bottas disse: "Já sabia disso há algum tempo. Não é um projeto muito rápido de se realizar. Acho que eu ouvi pela primeira vez sobre isso há um ano quase".
O piloto da Ferrari, Sebastian Vettel, disse que, em sua opinião, o uso do sistema geraria uma sensação "estranha" para os pilotos da Mercedes, comparando a algo como "correr de chinelos". Mas Bottas destacou que o sistema foi fácil de ser manejado de dentro do cockpit, revelando que a equipe já havia incorporado do DED nos simuladores.
"Não parece estranho. O sistema funciona muito bem. É sólido e nunca faz nada estranho, você só move se você quiser. Nós simulamos de vários modos diferentes e fizemos testes com o simulador antes de mexer com o carro".
"Não tivemos dificuldades na real. É muito bem feito, simples de usar e sem nenhum problema".
Bottas tem certeza de que a equipe não teria investido tanto tempo e esforço no desenvolvimento do DED se o sistema não fosse legal, adicionando que seria difícil para as equipes rivais criarem suas próprias versões.
"Eu não acho que nossa equipe gastaria tempo criando algo que eles achassem que seria banido. Estamos certos de que isso foi feito dentro das regras. Para as outras equipes, é algo a ser pensado, e eu tenho certeza de que eles estão avaliando se vale a pena investir o tempo e esforço para fazer algo para esse ano ou não".
"Para nós, foi um projeto grande, e acho que seria muito difícil de copiar. Espero que isso nos dê uma vantagem. Estamos em um bom lugar com esse sistema, a frente das outras equipes".
Veja fotos dos treinos da manhã desta sexta em Barcelona
VÍDEO: Entenda tudo sobre o polêmico volante da Mercedes 2020
PODCAST #030 - A expectativa para a pré-temporada 2020 da F1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.