Fórmula 1
10 out
-
13 out
Evento encerrado
24 out
-
27 out
Evento encerrado
01 nov
-
03 nov
Evento encerrado
14 nov
-
17 nov
Evento encerrado
28 nov
-
01 dez
Evento encerrado

Brawn quer que a Fórmula 1 explique melhor as punições nas provas

compartilhar
comentários
Brawn quer que a Fórmula 1 explique melhor as punições nas provas
Por:
11 de jun de 2019 13:37

Diretor esportivo da categoria máxima do automobilismo mundial, britânico acredita que fãs merecem mais informações sobre decisões

A Fórmula 1 deve trabalhar para encontrar formas de explicar melhor as punições. Quem diz é Ross Brawn, diretor esportivo da categoria. A afirmação vem após a grande polêmica em função dos cinco segundos adicionados ao tempo de prova de Sebastian Vettel no GP do Canadá (veja fotos no fim desta matéria). Com o gancho, imposto por retorno perigoso à pista após escapada, o alemão da Ferrari caiu para segundo, com Lewis Hamilton faturando outro GP com a Mercedes.

Muitos torcedores acham que foi um incidente de corrida que deveria ter sido ignorado pelos comissários. Já os oficiais foram convencidos da culpa de Vettel por causa dos movimentos secundários do volante quando o alemão voltou ao traçado. De toda forma, não houve explicação formal detalhada nem divulgação de dados relacionados ao assunto.

Leia também:

Por isso, Brawn acredita que o esporte pode se beneficiar de ser mais aberto com os fãs ao oferecer explicações sobre as decisões tomadas. “Tenho muito respeito pelo trabalho dos comissários e pelo profissionalismo deles, e acredito que eles seriam os primeiros a dizer que prefeririam não ver o resultado da corrida decidido por uma penalidade", disse.

“Ao mesmo tempo, eu entendo o quão difícil deve ser para os fãs entenderem por que o piloto no degrau mais alto do pódio não é quem cruzou a linha de chegada primeiro. É por isso que a transparência é importante quando se trata de explicar as decisões dos comissários, especialmente em um esporte complexo como a Fórmula 1”.

“É difícil. Mesmo no futebol, apesar da chegada do VAR [árbitro de vídeo], ainda há discussão sobre algumas coisas. Mas pode ser útil trabalhar com a FIA em soluções que permitam aos comissários explicar suas decisões aos fãs e elaborar como eles chegaram até as conclusões. Dito isto, enfatizo que não há nada de sinistro em uma decisão como essa. Você pode concordar ou não, mas ninguém tem uma agenda oculta e os fãs podem ter certeza disso”.

Brawn também disse que, dado o seu papel sênior na F1, seria errado da parte dele oferecer sua opinião sobre o que deveria ter sido feito com Vettel. "Eu posso entender como Vettel se sente e sei que a Ferrari pretende recorrer da decisão", disse ele.

“Também sei o trabalho difícil que os comissários têm, pois precisam chegar a uma decisão em pouco tempo, produzindo um veredito que pode afetar o resultado da corrida. E não quero dar uma opinião sobre a decisão, porque na minha posição seria errado fazê-lo”.

Confira as imagens do polêmico GP do Canadá de F1:

Galeria
Lista

No sábado, Vettel fez a pole, algo que não conseguia desde o GP da Alemanha em 2018.

No sábado, Vettel fez a pole, algo que não conseguia desde o GP da Alemanha em 2018.
1/24

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Antes da corrida, a Mercedes identificou um vazamento no carro de Hamilton e teve que correr contra o tempo pra colocar o piloto na pista em tempo.

Antes da corrida, a Mercedes identificou um vazamento no carro de Hamilton e teve que correr contra o tempo pra colocar o piloto na pista em tempo.
2/24

Foto de: Jonathan Noble

Na largada, os três primeiros mantiveram as posições.

Na largada, os três primeiros mantiveram as posições.
3/24

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

As Renault mostraram força desde o início, brigando com a Red Bull

As Renault mostraram força desde o início, brigando com a Red Bull
4/24

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lando Norris começou bem a prova com sua McLaren

Lando Norris começou bem a prova com sua McLaren
5/24

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Mas o carro da McLaren teve um problema na suspensão e o jovem precisou abandonar a prova

Mas o carro da McLaren teve um problema na suspensão e o jovem precisou abandonar a prova
6/24

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Daniel Ricciardo foi um dos destaques da prova

Daniel Ricciardo foi um dos destaques da prova
7/24

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

O australiano conseguiu segurar Valteri Bottas por muitas voltas, mesmo com um equipamento inferior

O australiano conseguiu segurar Valteri Bottas por muitas voltas, mesmo com um equipamento inferior
8/24

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Antes das paradas, os ponteiros se mantinham próximos mas sem ameaças.

Antes das paradas, os ponteiros se mantinham próximos mas sem ameaças.
9/24

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Sebastian Vettel parou primeiro e levou vantagem.

Sebastian Vettel parou primeiro e levou vantagem.
10/24

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lewis Hamilton parou na sequência

Lewis Hamilton parou na sequência
11/24

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Sebastian Vettel fez algumas voltas rápidas e abriu do inglês

Sebastian Vettel fez algumas voltas rápidas e abriu do inglês
12/24

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Mas o ritmo de Hamilton foi melhorando e ele colou em Vettel, pressão total.

Mas o ritmo de Hamilton foi melhorando e ele colou em Vettel, pressão total.
13/24

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Vettel errou e escapou da pista, no retorno, espremeu Hamilton contra a parede. Esse foi o lance que definiu a prova, pois os comissários entenderam que o movimento foi errado e puniram o alemão em 5 segundos.

Vettel errou e escapou da pista, no retorno, espremeu Hamilton contra a parede. Esse foi o lance que definiu a prova, pois os comissários entenderam que o movimento foi errado e puniram o alemão em 5 segundos.
14/24

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

O piloto da Ferrari cruzou a linha de chegada em primeiro, com cerca de 2 segundos de vantagem para Hamilton.

O piloto da Ferrari cruzou a linha de chegada em primeiro, com cerca de 2 segundos de vantagem para Hamilton.
15/24

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Com a punição de Vettel, Hamilton herdou a vitória.

Com a punição de Vettel, Hamilton herdou a vitória.
16/24

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Hamilton comemorou, mas disse no rádio "Não gostaria de vencer desta forma".

Hamilton comemorou, mas disse no rádio "Não gostaria de vencer desta forma".
17/24

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

O piloto ficou emocionado com a vitória depois dos problemas que teve antes da largada.

O piloto ficou emocionado com a vitória depois dos problemas que teve antes da largada.
18/24

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

E Hamilton valorizou o trabalho de sua equipe em solucionar os problemas do carro.

E Hamilton valorizou o trabalho de sua equipe em solucionar os problemas do carro.
19/24

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Vettel estacionou seu carro no lugar errado e sumiu. Quando voltou, foi até o carro de Hamilton e tirou a placa de 1º lugar da frente e substituiu pela de 2º colocado.

Vettel estacionou seu carro no lugar errado e sumiu. Quando voltou, foi até o carro de Hamilton e tirou a placa de 1º lugar da frente e substituiu pela de 2º colocado.
20/24

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Vettel arrastou a placa do vencedor e posicionou no lugar onde deveria estar seu carro.

Vettel arrastou a placa do vencedor e posicionou no lugar onde deveria estar seu carro.
21/24

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

No pódio, Lewis Hamilton puxou Vettel e colocou o alemão ao seu lado no degrau mais lado ao seu lado. O alemão ficou sem graça e não sabia se subia ou descia.

No pódio, Lewis Hamilton puxou Vettel e colocou o alemão ao seu lado no degrau mais lado ao seu lado. O alemão ficou sem graça e não sabia se subia ou descia.
22/24

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Foi provavelmente o pódio mais constrangedor desde a marmelada da Ferrari na Áustria em 2002, com Barrichello e Schumacher.

Foi provavelmente o pódio mais constrangedor desde a marmelada da Ferrari na Áustria em 2002, com Barrichello e Schumacher.
23/24

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

O Clima no pódio ficou tenso apesar das tentativas de Hamilton para amenizar as coisas.

O Clima no pódio ficou tenso apesar das tentativas de Hamilton para amenizar as coisas.
24/24

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Próximo artigo
Mercedes não sabia se Hamilton ia começar e terminar GP do Canadá

Artigo anterior

Mercedes não sabia se Hamilton ia começar e terminar GP do Canadá

Próximo artigo

Ferrari esqueceu de avisar Leclerc da punição a Vettel no Canadá

Ferrari esqueceu de avisar Leclerc da punição a Vettel no Canadá
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Pilotos Sebastian Vettel Compre Agora
Equipes Scuderia Ferrari
Autor Jonathan Noble