Carros da Fórmula 1 serão mais diferentes entre si em 2021
Dirigente da FIA destaca áreas do futuro monoposto em que será possível ver as distinções de design
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) apontou sete pontos pelos quais acredita que os carros de Fórmula 1 serão consideravelmente mais diferentes entre si em 2021 do que na temporada atual.
Na apresentação das novas regras da categoria, o chefe de assuntos técnicos para monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, disse que foram feitas tentativas para melhorar a diferenciação entre as formas dos carros em 2021.
O dirigente acredita que haverá uma diferenciação estética notável, embora algumas áreas do carro tenham sido padronizadas para impedir que as equipes excedam o novo teto de gastos e os monopostos respeitam às novas regras aerodinâmicas.
A FIA apontou peças como o bico, a asa dianteira, a entrada do motor, o formato da entrada lateral, a tampa do motor, os dutos de freio e a asa traseira como pontos em que poderá haver grande "diferenciação visual".
Por outro lado, as áreas que foram restringidas incluem dispositivos do chassi, bargeboards, difusores e “complexidades” da placa traseira da asa traseira. A FIA diz que isso ocorre porque "é importante proteger a essência da pesquisa que foi realizada".
"Houve muita discussão sobre diferentes formas entre os carros", disse Tombazis. “Foram tomadas iniciativas para aumentar um pouco a diferenciação. Esperamos que haja inúmeras áreas em que os carros terão uma aparência diferente”.
Para ilustrar seu argumento, a FIA mostrou três conceitos de carros que seriam legais sob os novos regulamentos técnicos. O objetivo desses modelos é provar que as mesmas regras permitem formas diferentes.
Em seus projetos, a FIA destaca duas formas de bico claramente diferentes: uma longa e redonda do que a outra. Existem abordagens diferentes para a asa dianteira, em forma, número de elementos e ângulo da placa terminal em forma de asa de avião.
Todos os três modelos têm formas distintas de sidepods. Há três asas traseiras diferentes, com distinções dos designs dos difusores e da tampa do motor também ilustrados pelo órgão que rege o esporte a motor mundial.
"Existem vários recursos entre os carros que são diferentes", disse Tombazis, mencionando os modelos apresentados. "As regras dão a oportunidade para que essas diferenças existam”, afirmou o dirigente.
"Acreditamos que demos um grande passo nas regras que ainda permitem que as equipes sejam criativas e os engenheiros aerodinâmicos sejam inventivos enquanto alcançam os objetivos principais".
2021 rules rendering
Photo by: Motorsport.com
2021 rules rendering
Photo by: Motorsport.com
Novas regras de 2021 impactam no design dos carros
Nesta quinta-feira, a categoria máxima do automobilismo divulgou os regulamentos técnicos de 2021, que impactarão na aerodinâmica - e no design - dos carros. Estes ficarão mais simples e terão o retorno do efeito solo, que 'gruda' o monoposto ao chão e facilita as ultrapassagens. Tendo isso em vista, a própria F1, além de McLaren, Williams e Renault, lançaram esboços das versões de suas máquinas para 2021. Confira na galeria abaixo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.