Recomendado para você

Colapinto fala sobre amizade com Bortoleto e descarta rivalidade: "Brasil e Argentina estão unidos na Fórmula 1"

Colapinto fala sobre amizade com Bortoleto e descarta rivalidade: "Brasil e Argentina estão unidos na Fórmula 1"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Colapinto fala sobre amizade com Bortoleto e descarta rivalidade: "Brasil e Argentina estão unidos na Fórmula 1"
Após a confirmação de Colapinto, veja como está grid da F1 2026, com três vagas ainda em aberto

Após a confirmação de Colapinto, veja como está grid da F1 2026, com três vagas ainda em aberto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Após a confirmação de Colapinto, veja como está grid da F1 2026, com três vagas ainda em aberto
F1: Alpine confirma renovação de Franco Colapinto para 2026

F1: Alpine confirma renovação de Franco Colapinto para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Alpine confirma renovação de Franco Colapinto para 2026
MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026

MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026
F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Chefe da Pirelli diz que é “muito cedo para decidir” sobre saída da F1 em 2027

Mario Isola falou também sobre o desafio de desenvolver pneus na F1 no contexto atual

Mario Isola, Racing Manager, Pirelli Motorsport

Em meio aos rumores de uma saída da Fórmula 1 após o fim do próximo contrato de fornecimento de pneus, o chefe de operações da Pirelli, Mario Isola, afirmou que é “muito cedo para decidir” o futuro da marca italiana na categoria.

Recentemente, a FIA e a Fórmula 1 homologaram a vitória da Pirelli no edital de fornecimento exclusivo de pneus para a categoria para o período de 2024 a 2027, com opção de renovação para 2028.

Leia também:

A Pirelli, que fornece pneus para a F1 de forma exclusiva desde 2011, precisou vencer desta vez uma candidatura séria da Bridgestone, que apostava no uso de “tecnologias inovadoras” para garantir seu retorno à F1.

Porém, o anúncio veio acompanhado de rumores de que este poderia ser o último contrato da Pirelli na F1, abrindo caminho para a entrada de uma nova fornecedora de pneus a partir de 2028/2029.

Mas, em entrevista exclusiva ao Motorsport.com durante um evento na capital paulista na semana da F1, o chefe de operações da Pirell, Mario Isola, falou que a marca italiana ainda não bateu o martelo sobre seu futuro.

“Estamos falando sobre 2027 com a possibilidade de extensão para 2028, então estamos bem felizes com nossa presença na F1. No final deste contrato serão 17 ou 18 anos, é um longo tempo”.

“Não sei se há a intenção da companhia em continuar, mas acredito que a empresa tem uma forte presença no automobilismo, em mais de 230 campeonatos, e isso só falando das corridas de carro”.

“Não excluo a possibilidade de que continuaremos, diria que é muito cedo para decidir”.

Neste periodo, a Pirelli acompanhou diversas mudanças na F1, tendo que se adaptar à nova realidade da categoria, com uma grande limitação nos testes de desenvolvimento.

“É difícil, especialmente quando temos uma grande mudança no nosso produto como no ano passado, quando fomos de [pneus] aro 13 para 18. Para nós acaba sendo melhor, porque é uma tecnologia mais representativa, uma transferência melhor das pistas para as ruas”.

“Graças à F1 e as equipes, conseguimos desenvolver os pneus com várias ferramentas virtuais. Basicamente temos um modelo virtual do carro, que foi desenvolvido junto com as equipes. Agora temos esse know-how na empresa, podemos usar essa aplicação em outras categorias”.

“Nós também tentamos reduzir os testes ao máximo por outros motivos, como a sustentabilidade”.

Neste contrato que começa a partir do próximo ano, a Pirelli terá o desafio de desenvolver pneus para a nova geração de carros, que entra nas pistas a partir de 2026. E o trabalho fica ainda maior devido à indefinição do regulamento técnico, que deixa uma dúvida sobre qual será o tamanho destes pneus.

“Recentemente renovamos o contrato e estamos muito felizes com isso porque tínhamos uma competição forte, e era importante para nós continuarmos. A F1 é sempre um trabalho em progresso, aprendemos todos os dias”.

“Precisamos fornecer o mesmo produto para todos, a mesma assistência técnica, a mesma informação. Eu mencionei a sustentabilidade, e em 2026 eles estão planejando um novo carro e, provavelmente, um novo tamanho de pneu, o que seria um novo desafio para nós”.

“Estamos envolvidos no Comitê Consultivo e nas outras reuniões que definem o future da F1. Isso é importante porque não queremos ser apenas fornecedores: queremos ser parceiros, e isso significa que, no passado, aceitamos desafios como pneus de alta degradação, que foi um pedido da F1”.

“Foi um pedido estranho, mas isso significa que desenvolvemos a tecnologia e podemos controlar a degradação, a performance, o delta de volta entre os compostos e, com isso, temos um show melhor, mais ação na pista, e é isso que estamos buscando”.

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #254 – O que esperar do GP de São Paulo, em Interlagos?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Artigo anterior F1: Renovado com Aston Martin, Drugovich crê que equipe não barraria mudança para ser titular em outro time
Próximo artigo F1: Magnussen perde dia de mídia no Brasil por problema com voo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros