Colapinto encara semanas decisivas na F1, com Aron como referência no TL1 do México
Alpine comparará Colapinto e Aron no primeiro treinos de sexta-feira, enquanto a decisão sobre a dupla de pilotos para 2026 se aproxima
Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images
Uma semana após receber uma 'advertência' da Alpine por ignorar ordens da equipe, Franco Colapinto entra em uma sequência crucial de corridas para garantir seu futuro na Fórmula 1, especialmente com a participação do piloto reserva Paul Aron no primeiro treino livre do GP do México.
No final do GP dos Estados Unidos em Austin, no último fim de semana, Colapinto recebeu a ordem da Alpine para manter a posição enquanto disputava o 17º lugar com o companheiro de equipe Pierre Gasly.
Colapinto ignorou a ordem e ultrapassou Gasly mesmo assim, já que o argentino estava sofrendo pressão do Gabriel Bortoleto, da Sauber, logo atrás.
Apurou-se que os chefes da Alpine não ficaram nada satisfeitos com a atitude de Colapinto, pois tanto Gasly quanto Colapinto estavam com o tanque no limite e havia dúvidas se eles tomariam uma volta do líder Max Verstappen, o que acabou aliviando bastante a preocupação com o combustível.
A transgressão impulsiva de Colapinto é uma pequena falha em sua trajetória, mas não deve ser um fator decisivo para seu futuro a longo prazo na F1, já que, fora isso, o jovem de 22 anos tem se mostrado um bom 'membro de equipe' ao lado de Gasly.
Referências úteis da Alpine no FP1
Mas, de forma significativa, o episódio antecede um dos vários fins de semana cruciais para Colapinto, que continua lutando pelo seu futuro. Embora o argentino deva permanecer no carro até o fim do ano, ele ainda não convenceu Flavio Briatore e Steve Nielsen, da Alpine, a garantir uma vaga no grid para a próxima temporada.
Pierre Gasly, Alpine, Franco Colapinto, Alpine
Foto por: Sam Bloxham / LAT Images via Getty Images
Colapinto está sendo comparado ao piloto reserva da equipe, Paul Aron, enquanto Jack Doohan provavelmente não retornará ao cockpit da Alpine. Colapinto e o estoniano estarão no carro durante a primeira sessão de sexta-feira do GP do México, o que oferece à equipe frances um parâmetro útil para avaliar os dois.
Aron é muito bem avaliado pela equipe de Enstone e realizou uma enorme quantidade de trabalho no simulador, além de ter feito um teste privado com um Alpine de dois anos em Monza no mês passado.
O estoniano também pilotará o carro de Gasly no TL1 da etapa final da temporada em Abu Dhabi, embora a equipe deva ter tomado sua decisão final sobre os pilotos para 2026 até lá, com previsão para novembro.
Problemas do carro da Alpine complicam a avaliação
Com a troca para motores Mercedes no próximo ano, a equipe espera que surjam oportunidades na nova era de regras da F1, então quem ocupar a segunda vaga ao lado de Gasly terá que corresponder e contribuir para o sucesso da equipe na pista. E embora Colapinto traga um apoio comercial significativo de seus patrocinadores argentinos, o prêmio em dinheiro em disputa na batalha do meio do pelotão em 2026 pesa mais.
Mas o que torna difícil a avaliação dos pilotos da Alpine é o quão ruim e difícil de pilotar é o carro de 2025. Nas últimas semanas, Colapinto tem mostrado mais competitividade que Gasly na classificação, mas o Alpine A525, com seu desempenho instável, continua difícil para o argentino encontrar confiança.
"Estou tendo dificuldades gerais com o carro e, do meu lado, está complicado encontrar o equilíbrio certo no momento", disse ele na prévia do GP do México. "Este carro é difícil de pilotar. Os compromissos que fazemos, eu tentei encontrar um carro mais fácil e consistente em Austin e acabei com o oposto".
"Nestas últimas seis corridas, pessoalmente, tenho encontrado ritmo e tenho sido bastante forte, mas também é verdade que não podemos mostrar um ritmo pessoal real – porque, no fim das contas, estamos um pouco longe demais".
Agora será interessante para a Alpine ver o que Aron pode fazer em sua primeira participação com o carro de 2025, após ter completado duas sessões de treinos de sexta-feira emprestado para a Haas.
Embora Colapinto e Aron não tenham planos de treino idênticos, já que o trabalho de Aron é coletar dados para ajudar Gasly e a equipe, o TL1 ainda fornecerá um parâmetro útil. No final das contas, o cronômetro nunca mente.
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