Recomendado para você

F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Fórmula E
Fórmula E
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025
Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir
Últimas notícias

Conversa rápida: Rubens Barrichello

Piloto mais experiente do grid de largada conta sobre as expectativas e as novidades da F-1 para 2011

 

Prestes a iniciar sua 19ª temporada na F1 – um recorde nunca antes visto na categoria –, Rubens Barrichello comenta sobre a preparação junto com a Williams no desenvolvimento do modelo FW33.
 
Além disso, o piloto de 38 anos (ele completa 39 no dia 23 de maio) analisou as novidades para este ano, como os novos pneus da Pirelli ("é difícil para todos") e o acréscimo de dois botões no volante, do Kers e da asa móvel ("você não está olhando para a frente o tempo todo"). 
 
A meta? "Pretendo ir ao Q3 e somar pontos, o que creio ser possível". Confira a conversa, que foi conduzida pela equipe de imprensa da Williams:
 
Como foi a pré-temporada para você?
Este é meu segundo ano com a equipe e estamos em uma forma muito melhor do que no ano passado. Tudo foi bem preparado e a equipe está fazendo um ótimo trabalho ao deixar tudo pronto em tempo para Melbourne.
 
Como o FW33 se compara ao carro do ano passado?
Acho que estamos melhores na parte de performance. O carro é um animal diferente, então temos de tratá-lo de forma diferente, mas gosto muito disso. Quanto maior é a velocidade, mais difícil de saber, mas o carro é melhor para pilotar do que o do ano passado.
 
Qual é a sua opinião sobre a degradação de pneus que estamos vendo?
É difícil para todos, mas depende do equilíbrio que você tem. Isso leva a um ponto no qual a performance do pneu desaparece e você não consegue trazer de volta. Você precisa olhar além deles, mas mesmo assim você não seria capaz de sobreviver a uma corrida inteira.
 
Como seria para você um fim de semana bem-sucedido na Austrália?
Ainda existe um questionamento sobre nossa posição na ordem de forças e sei que melhoramos, mas muitas equipes estão do nosso lado. Sei o quão otimista eu sou e como amaria dizer que teremos um grande ano, mas o que vou dizer é que pretendo ir ao Q3 e somar pontos, o que creio ser possível.
 
Qual é a sua opinião sobre o aumento na carga dos pilotos no cockít, com o Kers e a asa móvel?
Correr com o Kers e com a asa móvel juntos é complicado. Depois de treinar bastante, você se acostuma, mas cada pista será um novo desafio. Espero ter mais explicações sobre como a asa funcionará, pois originalmente seria usada apenas para a largada e em linhas retas para ultrapassar; mas parece que poderá ser usado na maioria das curvas. Com o Kers, você precisa olhar para o volante, de olho em salvar o máximo e usar nos locais corretos. Você não está olhando para a frente o tempo todo e essa é uma das coisas que estamos conversando com Charlie Whiting [diretor de prova da F1] e Jean Todt [presidente da FIA] para melhorar.
 
Artigo anterior Combinado dos testes em Barcelona vê Schumacher em primeiro
Próximo artigo Conversa rápida: James Key

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros