Recomendado para você

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Stock Car
Velocitta II
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72
F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"

F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"

Fórmula 1
F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"
F1 - 'Ferrari ainda não testou motor de 2026 e gera inquietação na equipe', diz jornalista

F1 - 'Ferrari ainda não testou motor de 2026 e gera inquietação na equipe', diz jornalista

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1 - 'Ferrari ainda não testou motor de 2026 e gera inquietação na equipe', diz jornalista
F1: Ferrari enfrenta "êxodo" de engenheiros antes de mudança de regulamentos de 2026

F1: Ferrari enfrenta "êxodo" de engenheiros antes de mudança de regulamentos de 2026

Fórmula 1
F1: Ferrari enfrenta "êxodo" de engenheiros antes de mudança de regulamentos de 2026
CEO da Apple confirma negociações para produzir sequência do filme "F1"

CEO da Apple confirma negociações para produzir sequência do filme "F1"

Fórmula 1
CEO da Apple confirma negociações para produzir sequência do filme "F1"
Últimas notícias

Entenda o que está por trás da queda de braço entre Renault e Racing Point

Briga nos bastidores pode resultar em modificações significativas no campeonato de construtores, além da premiação em dinheiro

Racing Point RP20 detail

O GP da Estíria de Fórmula 1 terminou animado por conta das brigas pelo pódio no Red Bull Ring, mas o pós-corrida também foi agitado nos bastidores da categoria máxima do automobilismo mundial.

Isso porque a Renault acusou a Racing Point de infringir o artigo que obriga as equipes a terem direitos intelectuais sobre uma série de peças. Tais elementos devem ter produção própria dos times. Caso isso seja atribuído a terceiros, estes não podem ser relacionados a outra escuderia. No caso, o alvo do protesto são os dutos de freios, que têm papel importante na aerodinâmica. Eles seriam uma cópia completa dos que equipam a Mercedes de 2019.

Leia também:

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aceitou o protesto e já pediu à Mercedes o projeto dos dutos alemães. Uma data para audiência ainda será anunciada, assim que a entidade que comanda o esporte reunir todas as informações necessárias.

De todo modo, a Renault ainda tem um futuro indefinido na F1 por causa da crise do coronavírus e cada posição ganha no mundial de construtores pode significar um fôlego para a manutenção do programa de automobilismo da fabricante francesa.

Em contrapartida, a Racing Point é liderada por Lawrence Stroll - empresário canadense que é pai do piloto Lance Stroll -, bilionário do ramo têxtil que promete incrementar as instalações da equipe nos próximos anos, o que pode tornar o carro do time britânico um dos mais cobiçados da F1, após a mudança geral de regulamentos técnicos e desportivos que foi adiada para a temporada de 2022.

A equipe, que teve o nome Force India nos últimos anos, conseguiu ser a ‘melhor do resto’ – perdendo apenas para as três principais da F1 na era híbrida: Mercedes, Ferrari e Red Bull - em 2016 e 2017. No ano seguinte, veio a mudança de nomenclatura e de direção, o que refletiu na tabela. Ainda assim, em 2019, Sergio Pérez e Lance Stroll conseguiram levar o carro rosa até o sétimo posto.

Já a Renault 'conseguiu o oposto' nos últimos anos, desde que voltou à F1 como equipe de fábrica, após adquirir a Lotus. Em 2018, conseguiu ser a ‘melhor do resto’. Mas, no ano passado, ficou na quinta posição, atrás da McLaren.

A 'Mercedes rosa' da Racing Point, como foi apelidada a máquina de 2020, já mostrou que pode voltar não só a ser a ‘melhor do resto’, mas já deu demonstrações de que pode invadir o espaço de uma das três principais equipes da F1.

Muitos acreditam até que a equipe britânica pode se tornar a segunda força da F1, considerando o projeto falho da Ferrari e a irregularidade da Red Bull. Caso o protesto da Renault surta efeito, os pontos perdidos por uma eventual desqualificação da Racing Point das provas em que os polêmicos dutos foram usados - GPs de Áustria e Estíria - poderão fazer a diferença para que a Renault fature mais alguns milhões no final do ano.

Polêmica: veja o que está por trás da queda de braço entre a Renault e a Racing Point

PODCAST: Bastidores do início da F1 na Áustria e participação de Felipe Drugovich

 

.

Artigo anterior RETA FINAL: As guerras na F1, Bottas 'renovado' e participação de Igor Fraga
Próximo artigo Racing Point alerta rivais que ainda não mostrou todo o potencial do carro

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros