Recomendado para você

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

FIA F2
FIA F2
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"
Últimas notícias

Entenda o que está por trás da queda de braço entre Renault e Racing Point

Briga nos bastidores pode resultar em modificações significativas no campeonato de construtores, além da premiação em dinheiro

Racing Point RP20 detail

O GP da Estíria de Fórmula 1 terminou animado por conta das brigas pelo pódio no Red Bull Ring, mas o pós-corrida também foi agitado nos bastidores da categoria máxima do automobilismo mundial.

Isso porque a Renault acusou a Racing Point de infringir o artigo que obriga as equipes a terem direitos intelectuais sobre uma série de peças. Tais elementos devem ter produção própria dos times. Caso isso seja atribuído a terceiros, estes não podem ser relacionados a outra escuderia. No caso, o alvo do protesto são os dutos de freios, que têm papel importante na aerodinâmica. Eles seriam uma cópia completa dos que equipam a Mercedes de 2019.

Leia também:

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aceitou o protesto e já pediu à Mercedes o projeto dos dutos alemães. Uma data para audiência ainda será anunciada, assim que a entidade que comanda o esporte reunir todas as informações necessárias.

De todo modo, a Renault ainda tem um futuro indefinido na F1 por causa da crise do coronavírus e cada posição ganha no mundial de construtores pode significar um fôlego para a manutenção do programa de automobilismo da fabricante francesa.

Em contrapartida, a Racing Point é liderada por Lawrence Stroll - empresário canadense que é pai do piloto Lance Stroll -, bilionário do ramo têxtil que promete incrementar as instalações da equipe nos próximos anos, o que pode tornar o carro do time britânico um dos mais cobiçados da F1, após a mudança geral de regulamentos técnicos e desportivos que foi adiada para a temporada de 2022.

A equipe, que teve o nome Force India nos últimos anos, conseguiu ser a ‘melhor do resto’ – perdendo apenas para as três principais da F1 na era híbrida: Mercedes, Ferrari e Red Bull - em 2016 e 2017. No ano seguinte, veio a mudança de nomenclatura e de direção, o que refletiu na tabela. Ainda assim, em 2019, Sergio Pérez e Lance Stroll conseguiram levar o carro rosa até o sétimo posto.

Já a Renault 'conseguiu o oposto' nos últimos anos, desde que voltou à F1 como equipe de fábrica, após adquirir a Lotus. Em 2018, conseguiu ser a ‘melhor do resto’. Mas, no ano passado, ficou na quinta posição, atrás da McLaren.

A 'Mercedes rosa' da Racing Point, como foi apelidada a máquina de 2020, já mostrou que pode voltar não só a ser a ‘melhor do resto’, mas já deu demonstrações de que pode invadir o espaço de uma das três principais equipes da F1.

Muitos acreditam até que a equipe britânica pode se tornar a segunda força da F1, considerando o projeto falho da Ferrari e a irregularidade da Red Bull. Caso o protesto da Renault surta efeito, os pontos perdidos por uma eventual desqualificação da Racing Point das provas em que os polêmicos dutos foram usados - GPs de Áustria e Estíria - poderão fazer a diferença para que a Renault fature mais alguns milhões no final do ano.

Polêmica: veja o que está por trás da queda de braço entre a Renault e a Racing Point

PODCAST: Bastidores do início da F1 na Áustria e participação de Felipe Drugovich

 

.

Artigo anterior RETA FINAL: As guerras na F1, Bottas 'renovado' e participação de Igor Fraga
Próximo artigo Racing Point alerta rivais que ainda não mostrou todo o potencial do carro

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros