F1: Alonso diz que Aston Martin "não merece pontos" no GP do México
Espanhol reclamou de desempenho da equipe no circuito mexicano, relembrando problema da Aston Martin de ter bons treinos livres, mas fracassar na classificação
No GP do México, a Aston Martin mais uma vez não conseguiu converter seu ritmo dos treinos livres bons resultados na classificação, provocando críticas de Fernando Alonso. O bicampeão disse que a Aston Martin "não merece pontos" neste fim de semana. O espanhol largará em P14, enquanto Lance Stroll sai da penúltima posição.
Stroll lamentou o fato de o AMR25 "geralmente andar para trás durante o fim de semana", acrescentando: "Não tenho aderência, não tenho aderência. É mais ou menos o que acontece com regularmente. Há uma boa aderência nos treinos, mas depois você chega à classificação e simplesmente não há grip."
Alonso concordou plenamente, embora tenha achado que o fato de a sexta-feira ter sido um pouco mais fraca do que o normal não era um bom presságio. Ele classificou o carro da Aston Martin como "lento durante todo o fim de semana" e expressou sua esperança de que Adrian Newey encontre soluções no futuro — o ex-engenheiro da Red Bull entrou na equipe em março.
"Na sexta-feira, normalmente somos P3, P5", apontou o bicampeão mundial. "Então, quando eu estava apenas em P8 ontem, eu sabia que poderia ser um fim de semana difícil.
Fernando Alonso, Aston Martin Racing
Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
"Sabíamos que, no papel, México e Las Vegas são as piores pistas para nós e, infelizmente, confirmamos isso. O México tem sido sempre assim, infelizmente. Fomos os últimos, acho que em 2023, os últimos em 2024 e agora estamos lutando em 2025", acrescentou Alonso de forma um tanto exagerada, tendo se classificado em 13º lugar nos dois eventos anteriores no México.
"Portanto, há algo que ainda não entendemos deste lugar. Vamos ver no próximo ano se Adrian entenderá mais."
Nesse meio tempo, Alonso será "agressivo" em uma primeira volta que ele acredita que será fundamental na batalha pelas posições de pontuação - que a Aston Martin, reconhecidamente, não deve incomodar.
"Acho que vai ser difícil, sem nenhuma anomalia na corrida", admitiu ele. "Acho que não merecemos os pontos porque não estamos no ritmo dos 10 primeiros", disse Alonso.
"As três primeiras curvas são bastante fechadas. Definitivamente, muito estreitas para 20 carros. Então, vamos ver como nos saímos na primeira chicane e, se houver algo a ganhar lá e lutar pelos pontos, daremos tudo de nós", conclui o bicampeão.
MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.