Fórmula 1 GP da Áustria

F1: Alpine confirma renovação de Gasly em acordo multianual

Com isso, equipe do Grupo Renault mantém pelo menos um dos nomes da formação atual no pior momento de sua crise

Pierre Gasly, Alpine F1 Team

Junto com o anúncio da renovação de Lance Stroll na Aston Martin, mais uma peça do mercado de pilotos da Fórmula 1 se encaixou nesta quinta-feira (27). A Alpine confirmou a manutenção de Pierre Gasly, em um acordo multianual, garantindo o primeiro nome de sua dupla para 2025.

A assinatura do francês por mais temporadas garante que a Alpine mantenha parte de sua continuidade até 2025, já que anunciou anteriormente que não renovaria com Esteban Ocon após o fim da temporada atual.

Leia também:

Gasly está atualmente em sua segunda temporada com a equipe francesa, tendo terminado em 11º lugar no Mundial de pilotos em 2023 - quatro pontos à frente de Ocon, em uma briga muito igualada entre os franceses.

A Alpine teve um início difícil em 2024, depois de começar a temporada com um carro que, segundo se dizia, estava cerca de 10 kg acima do peso, embora as melhorias constantes e os esforços para reduzir o peso tenham levado a uma melhora no desempenho.

Isso levou a duas etapas na zona de pontos - com Gasly em nono e Ocon em décimo nas duas últimas corridas, em Montreal e na Espanha. Atualmente, Gasly tem cinco pontos contra três do companheiro de equipe no Mundial.

"Eu me sinto em casa nesta grande equipe. Gosto de fazer parte do projeto de F1 e da visão mais ampla da Alpine Cars", disse Gasly. "Estou oficialmente aqui há mais de 18 meses e o plano sempre foi construir um projeto de longo prazo com a equipe. Embora na pista tenha sido uma temporada desafiadora até agora, continuo fiel ao projeto e não vou a lugar algum". 

"Estou feliz com as mudanças feitas, com o trabalho árduo e com a direção que a equipe está tomando. Há muito potencial no pessoal e nos recursos desta equipe. Estou animado com o que está por vir no futuro e, no momento, estou me concentrando nos detalhes do dia a dia que estamos colocando em prática para melhorar nosso desempenho".

Pierre Gasly, Alpine A524

Pierre Gasly, Alpine A524

Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images

Embora Gasly sempre tivesse a probabilidade de permanecer na Alpine, ele despertou o interesse de outras equipes do grid com um lugar vago - acreditava-se que a Sauber era um destino em potencial, já que se prepara para sua metamorfose em Audi para 2026.

No entanto, a saída de Ocon talvez tenha convencido Gasly a ficar, já que o relacionamento da dupla sempre foi frágil, devido a uma série de incidentes de pista.

Isso chegou ao seu ápice em Mônaco, quando Ocon tentou ultrapassar seu companheiro de equipe na Portier e fez contato, sofrendo danos que o forçaram a abandonar, colocando Gasly em risco de comprometer um top 10. Isso provocou a ira do diretor da equipe, Bruno Famin, e a saída iminente de Ocon da equipe foi anunciada antes da etapa de Montreal.

"A extensão do contrato de Pierre com a equipe é muito boa", disse Famin. "Ele é um piloto com grande experiência na F1 e continua a mostrar um enorme potencial na pista. Para a Alpine, como marca, ele é um grande embaixador e, portanto, estamos ansiosos para continuar nossa colaboração". 

"Embora isso seja importante para o nosso futuro, temos que ficar atentos ao que está por vir e nos concentrar em melhorar nosso pacote atual. Temos grandes ambições nesta temporada e trabalharemos incansavelmente para alcançá-las". 

"Não teremos pressa em decidir o companheiro de equipe de Pierre e estamos animados com as opções que temos na mesa".

No momento, não se sabe quem será o companheiro de Gasly na equipe, embora se saiba que a equipe fez uma oferta tardia para tentar Carlos Sainz a voltar para a equipe de Enstone. Acredita-se que o reserva Jack Doohan e o piloto do WEC Mick Schumacher também estejam na disputa por uma vaga, com os dois realizando um teste em Paul Ricard com o carro de 2022.

Motorsport Business #13 – Como manter LEGADO de AYRTON SENNA com ANA SIMÕES, da Senna Brands

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #288 – A McLaren realmente chegou? Briatore arrumará Alpine com motores Mercedes?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Lance Stroll renova com Aston Martin em novo acordo plurianual
Próximo artigo F1 - "Poderá ser difícil": Marko 'pressiona' Red Bull antes do GP da Áustria

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil