F1: Alpine critica Colapinto por desobedecer ordem da equipe em Austin
Equipe francesa não ficou satisfeita com o argentino ultrapassando Pierre Gasly, apesar de ter sido instruído a manter a posição no final do GP dos EUA

Foto de: Sam Bloxham / LAT Images via Getty Images
O chefe da Alpine, Steve Nielsen, disse que a equipe vai "rever" a atitude de Franco Colapinto, que ignorou a ordem da equipe frances para não ultrapassar o companheiro de equipe Pierre Gasly no final do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1.
Em Austin, Gasly e Colapinto acabaram brigando pela 17ª posição após mais uma tarde 'de aprendizado' para a equipe de Enstone, que há tempos já foca na próxima temporada.
O ritmo de Gasly caiu após sua única parada nos boxes na volta 27, bem antes do planejado para se proteger de um undercut, o que o deixou com um longo stint final com pneus macios até o fim da corrida de 56 voltas.
Colapinto parou cinco voltas depois, então com pneus mais frescos, o argentino estava mais rápido que Gasly e queria ultrapassar o companheiro para evitar ser passado por Gabriel Bortoleto, da Sauber.
Mas com ambos os carros economizando combustível e prestes a ser ultrapassados pelos líderes, a Alpine decidiu congelar as posições, ao que Colapinto respondeu: "Como assim?! Manter posições?! Mas ele está lento".
Colapinto prontamente ignorou a ordem e ultrapassou Gasly na Curva 1 na penúltima volta, com uma manobra decisiva que deixou espaço suficiente para o francês não sair completamente da pista na saída.
“No final, eu tinha pneus um pouco mais frescos que Pierre e vi Gabriel [Bortoleto] atacando. Queria mantê-lo atrás de nós dois”, disse Colapinto após terminar em 17º, enquanto Bortoleto acabou passando Gasly.

Foto: Sam Bloxham / LAT Images via Getty Images
Os chefes da Alpine não viram a situação da mesma forma, com o diretor administrativo Steve Nielsen expressando sua decepção no comunicado oficial da equipe.
“Do lado do Pierre, cobrimos a ameaça de undercut ao parar para pneus macios um pouco antes do que queríamos, e depois tivemos uma parada lenta, que vamos revisar e corrigir,” explicou Nielsen. “Franco conseguiu estender seu trecho com pneus médios para ter uma diferença de pneus no final da corrida, quando alcançou Pierre".
“Demos a instrução para os pilotos manterem a posição, pois estávamos gerenciando o combustível em ambos os carros e ainda tínhamos a variável do número de voltas restantes com os líderes próximos".
“Como equipe, qualquer instrução dada pelo pitwall é final, e hoje estamos desapontados que isso não tenha sido respeitado, então é algo que vamos revisar e resolver internamente".
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.