Últimas notícias

F1: Andretti revela que teve contrato para correr na Ferrari em 1992

Companheiro de Senna na McLaren em 1993, Michael poderia ter substituído Prost na Ferrari no ano anterior

Michael Andretti, Walkinshaw Andretti United Holden

Michael Andretti, Walkinshaw Andretti United Holden

Dirk Klynsmith / Motorsport Images

Um dos pilotos mais icônicos do automobilismo norte-americano nos anos 1990 e campeão da Indy/CART em 1991, Michael Andretti revelou que recebeu uma proposta para correr pela Ferrari na Fórmula 1 em 1992.

Filho do lendário Mario Andretti, Michael chegou a assinar contrato com a escuderia. Entretanto, antes de ter seu título garantido em 1991, o piloto teve a ida para o time italiano vetada por Carl Haas, sócio de Paul Newman na Newman-Haas, equipe de Michael nos EUA.

Leia também:

Em entrevista ao jornalista Marshall Pruett, o ex-piloto, hoje dono da equipe homônima na Indy, relembrou o episódio: “Tinha acabado de assinar um contrato com ele para 92. Mas havia uma cláusula ali sobre a Fórmula 1".

"Ele [Carl Haas] disse que nunca se aplicaria e que, se eu fosse para a F1, ele jamais me barraria. Então, em 1991, aconteceu que assinei um contrato. Isso é algo que poucas pessoas sabem. Assinei um contrato com a Ferrari para pilotar para eles em 1992”, disse Michael.

“Quando eu trouxe [o contrato] de volta para Carl, ele me falou: ‘Não vou deixar você ir’. E eu: ‘Bem, você disse que eu iria’. E fiquei muito, mas muito bravo com ele”, revelou o norte-americano, que hoje tem 57 anos.

“A próxima corrida foi em Elkhart Lake, e nós ficamos no mesmo hotel. Saímos pela manhã, e eu nem quis saber de falar com ele. Ele foi no carro da frente. Entramos no carro, e a manga do braço do casaco dele ficou do lado de fora da porta”, relembrou Michael, que venceu o GP

“Então, durante o caminho para o aeroporto, eu via essa coisa balançando com o vento, e eu era como Deus. Queria estar bravo com ele, mas simplesmente não conseguia. Que cara!”, completou Andretti, que correu 13 GPs pela McLaren na F1 em 1993, somando 7 pontos.

Bicampeão da Indy, Zanardi surpreendeu a todos na UTI e é inspiração para amar a vida

Podcast com Christian Fittipaldi, que também passou por IndyCar e F1; confira

 

.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Brawn: F1 precisa usar o tempo extra para refinar regulamento de 2022
Próximo artigo Giovinazzi fala sobre disputa pela vaga de Vettel na Ferrari: "Meus resultados não justificavam"

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil