F1: Antonelli comenta "decepção" de Wolff após GP da Itália
Piloto italiano não tirou razão de chefe
O chefe da Mercedes na Fórmula 1, Toto Wolff, continua sendo um dos maiores incentivadores de seu protegido Andrea Kimi Antonelli, mas foi honesto ao descrever o desempenho do italiano em Monza como "decepcionante". Isso, apesar de Antonelli terminar na zona de pontuação, uma raridade desde Ímola, e se classificar a menos de meio décimo de seu companheiro de equipe, George Russell.
E Antonelli concorda.
"Acho que entendo esse comentário", disse ele na coletiva de imprensa da FIA antes do GP do Azerbaijão.
"Eu e Toto sempre fomos muito abertos um com o outro. E acho que foi principalmente por causa da corrida. A classificação foi realmente muito boa.”
"Mas depois, na corrida, especialmente com pneus duros, tive um pouco de dificuldade. E também cometi o erro na largada.”
“Então, acho que teve a ver principalmente com a corrida, com a qual concordo, que não foi das melhores. Mas também levei isso com positividade, como combustível para fazer ainda melhor neste fim de semana de corrida.”
Antonelli havia se classificado em sétimo, que se tornou sexto com a penalidade de grid de Lewis Hamilton, mas desperdiçou a posição com uma largada ruim que o deixou em 10º, preso atrás da Red Bull de Yuki Tsunoda. Quando ultrapassou o japonês, estava 11 segundos atrás de Russell na pista, com Hamilton entre eles, e sem conseguir avançar mais.

Antonelli lost time behind Tsunoda after a poor start in Monza
Photo by: James Sutton / LAT Images via Getty Images
Portanto, embora Antonelli tenha parado apenas uma volta depois de seu companheiro de equipe, no final da volta 28, os pilotos da Mercedes saíram com dois carros entre eles – as Alpines de Franco Colapinto e, mais significativamente, Pierre Gasly, que estava fazendo um primeiro stint ultralongo com pneus duros.
Embora ambos os pilotos da Mercedes tenham sido, em geral, mais rápidos durante o stint com pneus duros do que na primeira volta com pneus médios, Antonelli foi mais rápido que Russell em apenas três das voltas restantes. O gráfico dos tempos de volta de Antonelli naquele stint é um tanto desagradável: ele perdeu mais 12s sobre Russell, passou por Gasly e, no final, perdeu uma posição para a Williams de Albon.
Ele perdeu quase 2s em relação a Russell na volta em que finalmente forçou a ultrapassagem sobre Gasly, e novamente quando Albon passou. Antonelli também sofreu uma penalidade de cinco segundos por "direção errática" em sua defesa contra Albon, o que o deixou atrás de Gabriel Bortoleto.
O raciocínio de Antonelli foi que sua rodada na curva Lesmo no início do TL2 o fez perder um long run com pneus duros, que estava programada para aquela sessão.
“Entrei na corrida completamente às cegas”, disse ele, “não consegui sentir o carro com muito combustível.”
“E então foi um pouco difícil porque tive que aprender na hora. E no piso duro, tive dificuldade para encontrar meu ritmo. Então não foi o ideal.
“Mas é claro, você sabe, a velocidade na classificação foi muito melhor em Monza.”

Andrea Kimi Antonelli, Mercedes
Photo by: Jayce Illman / Getty Images
Wolff foi muito claro sobre a trajetória de melhoria necessária para Antonelli: ele precisa evitar erros nos treinos, que custam tempo de pista vital e, portanto, se acumulam ao longo do fim de semana.
“Cometi muitos erros de pilotagem porque, como disse antes, estava com dificuldade para encontrar meu ritmo e estava tentando coisas diferentes”, disse Antonelli.
"E, com certeza, ele [Wolff] não quer que isso aconteça de novo, só porque também perdi muito tempo na corrida. E então a conversa foi bem clara.
"Ele só quer que eu tenha um fim de semana tranquilo, para recuperar o ritmo que tive, por exemplo, nas primeiras sete corridas da temporada – porque, obviamente, a temporada europeia tem sido bem difícil."
A VERDADE sobre a CARREIRA de DRUGOVICH | Bortoleto, HAMILTON, Hadjar na RBR | F1 com Victor Ludgero
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.