F1 - Antonelli lamenta manobra em Leclerc no GP da Holanda: "Da próxima vez, pensarei duas vezes"

Piloto da Mercedes arruinou suas chances em Zandvoort ao bater com o monegasco na curva 3 no final da corrida, resultando em uma penalidade de 10s para o novato

Charles Leclerc, Ferrari crash

Foto de: Kym Illman (Getty Images)

Andrea Kimi Antonelli agora vai "pensar duas vezes" antes de tentar repetir a manobra que acabou causando a batida com Charles Leclerc durante o GP da Holanda de Fórmula 1.

Leia também:

Leclerc abandonou na volta 53 depois que sua Ferrari bateu na barreira da Curva 3, ao ser atingido pela Mercedes de Antonelli, que estava tentando uma ultrapassagem arriscada por dentro. 

Isso aconteceu depois que a Mercedes colocou pneus macios em seu novato de 19 anos na volta 52, já que ele estava lutando para ultrapassar Leclerc em quinto lugar com seus pneus duros antigos.

A Ferrari respondeu imediatamente, colocando também pneus macios em Leclerc, que retornou em sétimo e bem à frente de Antonelli antes da batida na mesma volta.

Embora Antonelli não estivesse muito confiante de que a manobra daria certo, ele disse que a natureza apertada e sinuosa do circuito de Zandvoort o fez tentar uma ultrapassagem na primeira oportunidade. 

"Fui em frente porque é muito difícil ultrapassar", disse Antonelli, que recebeu uma penalidade de 10 segundos por causa disso.

Andrea Kimi Antonelli, Mercedes

Andrea Kimi Antonelli, Mercedes

Foto de: Jayce Illman / Getty Images

"Quanto mais voltas você dá no ar sujo, mais prejudica seu pneu e seu ritmo. Eu tentei e foi um pouco demais. Agora estou apenas revendo a situação. Em um determinado momento, tentei deixar para lá, mas não foi o suficiente".

"Obviamente, sinto muito por ele. Da próxima vez, provavelmente pensarei duas vezes antes de fazer a manobra - a não ser que eu tenha 100% de certeza de que vou conseguir".

Antonelli acabou terminando fora dos pontos, o que representou uma oportunidade perdida, já que o italiano havia se saído bem até o incidente. 

"É uma pena, porque o ritmo estava bom, estávamos voltando à frente", acrescentou. "Eu sabia que aquela era provavelmente a melhor chance que eu tinha de fazer a manobra porque eu estava muito perto dele, ele tinha um pneu mais frio".

"Tentei fazer a manobra, mas foi um pouco demais. Quando vi que ele estava voltando para a frente, tentei deixá-lo ir, mas não foi o suficiente".

Andrea Kimi Antonelli, Mercedes

Andrea Kimi Antonelli, Mercedes

Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images

Antonelli então recebeu uma penalidade de cinco segundos por excesso de velocidade no pitlane, encerrando um fim de semana cheio de incidentes para ele, que também sofreu uma batida no TL1 - o que ele acha que causou sua saída no Q2 do classificatório.

"O limite de velocidade é algo que preciso garantir que não aconteça novamente", disse Antonelli, que substituiu Lewis Hamilton na Mercedes. "Não tenho muita certeza de quando fiz isso, mas acho que provavelmente foi no primeiro pitstop. Portanto, preciso me certificar de que isso não aconteça".

"Também acho que o safety car tardio foi uma infelicidade. Porque eu já tinha uma diferença de quase 10 segundos em relação ao piloto que estava atrás. Acho que teria sido possível terminar em P6 ou P7".

Antonelli continua em sétimo lugar no campeonato de pilotos antes das nove rodadas finais de 2025, mas agora está empatado em 64 pontos com o piloto da Williams, Alex Albon.

O piloto da Mercedes está à frente graças ao seu melhor resultado este ano, que foi o terceiro lugar no Canadá, em comparação com os vários quintos lugares de Albon.

HAMILTON é MESSI, indagações a VETTEL, BORTOLETO, VERSTAPPEN, motores da F1 e F-E - LUCAS DI GRASSI

Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM com LUCAS DI GRASSI:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1 - McLaren: Abandono na Holanda pode libertar "versão ainda melhor" de Norris
Próximo artigo F1: Ferrari explica por que Hamilton pode estar otimista apesar de batida na Holanda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros