Fórmula 1 GP da Bélgica

F1 - Apesar de controvérsia, Piastri dispara sobre vitória na Hungria: “Eu mereci”

Primeira vitória do australiano ficou marcada pela troca de mensagens no rádio entre Lando Norris e seu engenheiro

Oscar Piastri, McLaren F1 Team, 1st position, leaves the podium with his trophy and Champagne

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Oscar Piastri venceu pela primeira vez na Fórmula 1 no último fim de semana no GP da Hungria. Porém, a conquista veio envolvida em diferentes polêmicas, inclusive a mensagem de rádio controversa enviada pelo engenheiro de Lando Norris, companheiro o australiano, para deixar o jovem ultrapassá-lo.

Leia também:

Agora, pouco menos de uma semana depois, Piastri decidiu falar sobre seu sentimento como vitorioso apenas 35 corridas depois de entrar para o grid da F1. Nesta quinta-feira, o piloto participou da coletiva de imprensa para o GP da Bélgica e confirmou que não sente que o pódio foi “entregue de mão beijada”.

Mesmo que Norris quase tenha rejeitado as ordens da McLaren e não dado espaço para o companheiro, Oscar acredita que fez tudo por merecer, já que ele conquistou a ponta logo depois da largada. Na coletiva, o australiano explicou a decisão da equipe e respondeu à pergunta se gostaria de ter tido uma vitória sem controversas:

“Em um mundo ideal, talvez. O último pit stop só foi feito dessa maneira por nós queríamos um 1-2 com o time e acreditávamos que nós iríamos perder isso. Então, para mim, eu acho que eu mereço a vitória. Eu certamente não sinto que isso foi dado de mão beijada ou algo assim”.

Piastri ainda defendeu seu desempenho em pista e relembrou que conseguiu uma boa colocação:

“No fim do dia, eu me coloquei em uma boa posição no começo da corrida. E nós estávamos realmente batalhando naquele ponto, dessa maneira, nós não teríamos parado daquela maneira. Então, sim, eu acho que eu mereci a vitória”.

Lando Norris, McLaren F1 Team, 2nd position, Oscar Piastri, McLaren F1 Team, 1st position, Andrea Stella, Team Principal, McLaren F1 Team, the McLaren team celebrate victory after the race

Foto de: Lubomir Asenov / Motorsport Images

O piloto também foi questionado se já tinha conversado com Norris sobre a vitória na Hungria, o que ele contou que ainda não aconteceu, apenas dos dois já terem conversado sobre outros assuntos enquanto jogavam jogos de tabuleiro.

Sobre a equipe e a análise de tudo que aconteceu, Piastri disse que eles ainda precisam se reunir para entender o que deu errado na estratégia, apesar do piloto não acreditar que a McLaren irá mudar a forma como lida com as corridas e continuará permitindo que eles batalhem em pista.

“Claro que ainda estamos correndo pela equipe. Nós chegamos a ficar 1-2 antes, mas ficamos perto um do outro em várias ocasiões em pista e ficamos muito perto do pódio”.

Abordando o futuro e como os ambos devem se comportar no futuro, Oscar disse que acredita que os dois continuarão sendo respeitosos e não devem causar colisões durante a corrida, algo que acabaria com as chances da equipe. Na sequência, o australiano defendeu mais uma vez a decisão da McLaren na Hungria.

“Se nós estivéssemos correndo sem nos preocuparmos com ninguém atrás, então a ordem do pit stop teria sido diferente. Mas nós tínhamos carro para nos preocuparmos, então por isso que nós trocamos de posição”.

Na mensagem de rádio durante o GP da Hungria, o engenheiro de Norris relembrou que o britânico precisava devolver a posição, pois, no futuro, precisaria da ajuda de Piastri para conquistar mais vitórias. Na coletiva, o australiano respondeu que também se coloca na posição de auxiliar o companheiro, quando se mostrar necessário.

“Eu tento me colocar para cima sempre, mas eu ainda corro pela McLaren e eles têm a última palavra. Eu vou tentar marcar o máximo de pontos possíveis, claro que ainda estávamos no meio da temporada e eu estou bem atrás na tabela de pontos de pilotos, mas eu não estou de fora. Se eles precisam que eu seja companheiro e ajude o Lando, então é claro que eu farei isso”.

TELEMETRIA pré-Spa com RICO PENTEADO: Há BRIGA por títulos de PILOTOS e EQUIPES? Alpine-Mercedes e +

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #292 - Quem é o culpado na treta da McLaren?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Redação Motorsport.com
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Verstappen desmente Marko e diz que não está proibido de jogar simuladores até tarde
Próximo artigo F1 - Hamilton: "não é impossível" McLarens baterem Verstappen em campeonato de pilotos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros